Gravidez psicológica ou Pseudociese

,

É uma desordem hormonal que aparece com bastante frequência nas cadelas e quase não acontece nas gatas. É chamado também pseudogestação ou falsa gravidez.

O período de cio nas cadelas acontece sempre na formação de vários óvulos com os respectivos corpos lúteos. Estes elementos formados nos ovários são os responsáveis de produzir progesterona, a hormona necessária para manter uma gravidez normal. Quer a cadela fique grávida, ou não, é gerada progesterona em grandes quantidades. O normal é que os corpos lúteos se desgastem e a progesterona diminua até desaparecer e o útero e os ovários fiquem prontos para um novo ciclo.

Nas cadelas que sofrem pseudogravidez os níveis de progesterona não diminuem e, cumpridos os dois meses depois do cio, começa a formar-se prolactina, as mamas ingurgitam-se e enchem-se de leite, preparando-se para um parto que não acontecerá. É importante ressaltar que a falsa gravidez não tem nenhuma relação com o desejo de ser mãe, como muitas pessoas acham. É simplesmente um desequilíbrio hormonal que não implica nem frustração nem depressão por parte da cadela.

Os sinais clínicos mais frequentes são:

  • Fabricação de um ninho: a cadela pode cavar buracos, esconder-se debaixo das camas ou levar material mole a um canto.
  • Adoção de objetos inanimados: muitas cadelas adotam um boneco ou um pedaço de tecido e cuidam-no como se fosse o seu filho. Até podem ficar nervosas e agressivas, segundo a personalidade.
  • Aumento das mamas: as glândulas mamárias enchem-se realmente com leite, e se forem pressionadas suavemente, podem extrair-se umas gotas. Às vezes podem ficar doloridas e sofrer mastite.

Estes sintomas aparecem durante os 2 e 3 meses depois do cio e no geral desaparecem sozinhos sem necessidade de tratamento após 2 ou 3 semanas. É importante tocar as mamas o menos possível, quer seja com compressas quentes ou massagens, já que isto atua como estímulo para a produção de mais leite. Se a cadela se lamber excessivamente, deverá usar uma coleira isabelina para evitar que se magoe.

Existem preparados homeopáticos que podem ser fornecidos neste período, sobretudo para as cadelas demasiado estressadas ou deprimidas ou que deixam de comer. É também recomendável usá-los quando acabar o cio nas cadelas com antecedentes de pseudogravidez.

Nos casos mais severos ou que não remitem no tempo esperado, podem ser usados tratamentos com hormonas. A hormona usada habitualmente é a cabergolina ou a bromocriptina, que são antagonistas da prolactina (a hormona responsável da formação de leite). É administrada aproximadamente durante uma semana, até cessar a acumulação de leite nas mamas.As cadelas que sofrem estas gestações psicológicas tendem a repeti-las após o cio. Embora não seja uma patologia séria, causa incômodo tanto à cadela como aos seus donos. Além disso, acredita-se que o aumento repetido das mamas pode predispor à aparição de tumores, pelo que se recomenda a esterilização como medida de controlo a longo prazo.

« Anterior

Doenças transmitidas pelas pulgas

O período de adaptação de um cão adotado

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.