Como cuidar de uma tartaruga de água?

São vários aspetos que devemos ter em conta na hora de cuidar de uma tartaruga de água. Apesar de ser um animal fácil de cuidar, requer atenções especiais como as demais espécies.

Como cuidar da saúde de uma tartaruga de água?

  • Água limpa e com uma temperatura adequada
  • Luz solar diária
  • Alimentação completa e equilibrada.
  • Cuidado da carapaça

Como deve ser o terrário para uma tartaruga de água?

1.    Terrário grande com água e terra

A tartarugueira deve ser grande para assim dispor de suficiente espaço para movimentar-se e assim ficar confortáveis. Deve ser alta e contar com bastante profundidade para que possam nadar à vontade, já que a maior parte do dia estarão na água. Além do mais, é imprescindível incorporar uma segunda zona seca para deitar-se, descansar e apanhar o sol. Pode ser uma ilha, um tronco ou uma pedra, sempre com algum tipo de rampa que permita aceder facilmente desde a água.


2.    Iluminação natural ou artificial

A iluminação é chave para saber como cuidar de uma tartaruga de água corretamente. As tartarugas aquáticas precisam receber luz todos os dias, durante 2 ou 3 horas, para que a sua carapaça seja forte e saudável. O melhor é que seja natural: se tens a possibilidade de colocar o terrário em uma área da casa onde recebe a luz natural do sol, seria o ideal. Como muitas vezes não é possível, existem lâmpadas de luz ultravioleta e de calor que satisfazem esta necessidade, imprescindível para prevenir doenças e má-formações nos ossos. Em Tiendanimal podes encontrar um grande catálogo.


3.    Temperatura entre 25 e 28º

A temperatura da água também é uma parte imprescindível dos cuidados de uma tartaruga de água. Mesmo que são animais muito resistentes e se adaptam praticamente a qualquer ambiente, é recomendável que o terrário tenha 25 e 28º de temperatura para criar um clima apropriado. Além disso, também deves controlar a temperatura fora da água para que quando a tartaruga sair da água não haja um cambio brusco; não deve baixar dos 25º.


4.    Água limpa e sem resíduos

Quando pensamos em como cuidar de uma tartaruga de água, inevitavelmente pensamos na manutenção da água. Para evitar que fique demasiado suja e conseguir manter um entorno higiênico, podes instalar um filtro que se ocupe de depurar os resíduos e as impurezas. Desta forma não precisarás realizar tantas mudanças de água. Se não utilizas um filtro no aquário, apenas terás de trocar a água com uma maior frequência. Há produtos que eliminam o cloro da água, caso seja necessário, já que este pode danificar os olhos da nossa tartaruga.

O que comem as tartarugas de água?

A maioria das tartarugas de água são omnívoras, comem de tudo. Contudo, não é recomendável dar comida para humanos nem alimentos processados. Deves oferecer uma dieta completa, equilibrada e o mais variada possível, tentando imitar a sua alimentação natural. Desta forma poderão obter todos os nutrientes e vitaminas necessários para um correto crescimento e para desfrutar de uma boa saúde.

Não te esqueças que a comida deve ser administrada na água e não na terra, caso contrário não comerão; isto acontece devido a que as tartarugas não produzem saliva. Para saber como cuidar de uma tartaruga aquática, te contamos quais alimentos devem formar parte da sua dieta:

1.    Ração especial para tartarugas aquáticas

Em forma de sticks ou grânulos feitos com peixe, moluscos, crustáceos e cereais. Isto deve ser a base da sua dieta, já que lhes aportam todos os nutrientes que precisam de forma equilibrada. Escolhe um alimento para tartarugas de alta qualidade, a sua dieta NÃO se deve basear no conhecido pote de camarão; isto é apenas um complemento, uma guloseima que não lhes aporta todos os nutrientes que precisam.

2.    Vegetais

Cenouras, alface, beterraba, pepino, repolho, couve-de-folhas, dente-de-leão e plantas aquáticas como as que costumam comer na natureza. Serve as verduras picadas para o tamanho da sua boca.

3.    Frutas

Banana, maçã, pera, melancia, melão, bagas… Nunca cítricos como a laranja.

4.    Alimento vivo

Alimentos frescos como minhocas, insetos, lombrigas, gafanhotos, grilos, escaravelhos, caracóis e pequenos peixes.

5.    Comida caseira

Camarão, lulas, mexilhão, pequenos pedaços de carne ou peixe.

6.    Suplementos

Os bloques de cálcio são fundamentais para o bom desenvolvimento ósseo, principalmente em tartarugas jovens.


Como cuidar da dieta de uma tartaruga de água?

Quantidade

É complicado estabelecer uma dose exata de comida. Terás de ver a quantidade adequada para a tua tartaruga, já que depende da espécie, do tamanho e das suas necessidades específicas.

No geral, deves proporcionar a quantidade de comida que seja capaz de comer em 5 minutos.

Frequência

As tartarugas pequenas devem comer a diário uma ou duas porções para garantir o seu crescimento. As tartarugas grandes comerão 3-4 dias por semana, em dias alternados.

Um exemplo de dieta equilibrada para cuidar de uma tartaruga de água adulta seria 2 dias por semana ração e outros 2 comida fresca como verduras, frutas, carne, peixes ou alimento vivo. Recorda variar o menu o máximo possível para que seja mais completo e equilibrado.

Não te esqueças de retirar o alimento que restar com uma rede para manter a água saudável.

Esperamos que com estes simples, mas importantes conselhos, as tuas dúvidas de como criar uma tartaruga de água tenham sido respondidas.  Mas se ainda tens alguma outra pergunta, não duvides em escrever-nos!

« Anterior

Doenças de hamster: como detetá-las

Doenças que transmitem as carraças

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.