O meu primeiro aquário: a localização do aquário na nossa casa

O meu primeiro aquário: a localização do aquário na nossa casa

Quando escolhemos a localização do nosso novo aquário em casa, é importante que levemos em conta o barulho, a luz, o suporte, o chão, o espaço e nosso orçamento.

Quando escolhemos a localização do nosso novo aquário em casa, é importante que levemos em conta os seguintes pontos:

Barulho: é preciso manté-lo afastados de fontes importantes de barulho, como televisão, máquina de lavar roupa, frigorífico… Os peixes não gostam de barulhos fortes e uma exposição constante pode influenciar negativamente o seu bem-estar geral e trazer ao longo do tempo, como consequência, algumas doenças devido ao stress.

Temperatura: deve evitar-se colocar o aquário perto de objetos que possam ter influência na temperatura da água, como radiadores ou lareiras. Devemos prezar por manter os peixes a uma temperatura constante e equilibrada dentro da faixa de temperatura que precisam, de acordo com a espécie.

Luz: a presença de muita luz influi positivamente sobre as algas do aquário, de forma que, se quiseres evitar algas, não coloques o aquário perto de fontes de luz natural, como as janelas. Um pouco de luz natural é positiva para o aquário, mas em grande quantidade ocasionará problemas com a qualidade da água em um período curto de tempo e terá um efeito negativo no seu equilíbrio.

Suporte: é recomendável adquirirmos um bom armário como suporte para o nosso aquário. Isto é essencial já que, por exemplo, um aquário de 50 litros pode atingir um peso aproximado de 80 quilogramas quando está cheio, bem montado e ativo.

Chão nivelado: é preciso garantir que a superfície do chão esteja perfeitamente nivelada e que seja o suficientemente forte para suportar o peso do aquário. Se o chão não estiver nivelado, com o tempo pode correr risco de ruptura ou fuga por algum lado do nosso aquário.

Espaço: na nossa cabeça já sabemos previamente quais peixes são os que queremos manter; portanto, não te esqueças de ter antes algum livro para orientar-te melhor acerca das suas demandas e de quão grande é o aquário que precisam. Ao localizar o novo aquário deves perguntar-te: quanto espaço devo destinar ao aquário e aos seus acessórios? Lembra-te que é preciso ter também em conta o espaço de parede que precisamos para colocar os filtros, tubos e/ou fios.

Orçamento: finalmente pensa no teu orçamento. Quanto posso gastar no meu novo aquário? E, se for o primeiro, quanto posso permitir-me para iniciar esse novo hobby? A estabilização do nosso novo aquário precisará de pelo menos 3 semanas e de algumas substâncias antes de introduzir os peixes. Apesar de ser fácil estabilizar um aquário grande, em certas ocasiões devemos pensar se não é melhor começar com um aquário de menor capacidade e, quando dominarmos o assunto, passar para um maior.

Azucena Gual. Bióloga aquática e criadora de peixes.

Deixe um comentário