10 curiosidades sobre o agaporni

Eles são os reis das redes sociais ao lado das caturras. Pode vê-los no Twitter, em memes, no TitkTok e até têm as suas próprias contas no Instagram. Rara é a plataforma em que não há nenhum post sobre eles. Quer saber algumas curiosidades sobre o agaporni?

Estes pequenos pássaros de apenas 15 cm roubaram o coração do público com o seu caráter alegre e amoroso. Mas o seu pequeno tamanho não tem sido um obstáculo para se tornarem conhecidos por todos. Por que não conhecê-los um pouco mais a fundo?

O agaporni, um papagaio surpreendente

É um dos papagaios mais conhecidos da atualidade, mas… o que realmente sabe sobre o agaporni? Não se preocupe se não lhe ocorre nada para responder, vamos contar-lhe algumas curiosidades sobre o agaporni para que se deslumbre com ele.

O agaporni foi descoberto em 1887 pelo Dr. Fischer em África. Mas, embora tenha sido descoberto há quase 150 anos não chegou ao continente europeu até que o zoólogo alemão Carl Hagenbeck trouxe alguns exemplares em 1973.

O seu nome, agaporni, vem da união dos termos gregos “ágape“, que significa amor ou afeto, e “ornis“, que significa ave. É por isso que em inglês são conhecidos como lovebirds e em espanhol são chamados de pássaros do amor ou inseparáveis.

Mas por que lhe chamam o pássaro do amor? Porque o agaporni é uma das aves mais “amorosas” que conhecemos como ocorre com a maioria das aves que pertencem a uma espécie monogâmica. Quando encontra a sua companheira, nunca se separa dela. E se a parceira morre? Tentará encontrar outra semelhante para partilhar o resto da sua vida.

O agaporni é um pássaro do amor, também com o seu dono. O seu caráter carinhoso faz com que seja muito próximo de quem cuida dele. Não importa se está sozinho ou em casal, o normal é que crie um vínculo muito especial. Além disso, adora brincar com o dono, estar fora da sua gaiola e ser mimado acariciando as suas penas.

O seu caráter afável também faz do agaporni um pássaro fácil de treinar. É muito inteligente, mas vai necessitar de tempo para conseguir que faça alguns truques e exercícios. Pode ensiná-lo a pegar coisas com as suas garras, a dar voltas, a empoleirar-se no seu dedo… E, claro, deve dar-lhe, às vezes, prémios para o estimular.

Mas cuidado!

O agaporni é muito amoroso, mas também muito territorial. Não gosta que estranhos rondem o seu território e, se outro animal ou alguém não lhes agrada pode ser agressivo.

Os agapornis gostam muito de água. Adoram ter uma banheira nas suas gaiolas tanto quanto colocar a cabeça debaixo de uma torneira. Os mergulhos são imprescindíveis para eles.

Como se diferencia uma agaporni fêmea de um macho? Desejamos-lhe boa sorte se quiser descobrir só pela sua aparência. Ambos os sexos são tão iguais que só um teste de ADN pode dizer com certeza se é um ou outro.

O agaporni é zigodáctilo. O que isto significa? As garras do agaporni são diferentes de outras aves. No seu caso, dois dedos apontam para frente, enquanto outros dois apontam para trás.

O agaporni pode ter uma grande variedade de cores. Embora os mais conhecidos sejam verdes, amarelos e laranjas, também os há azuis, brancos, roxos ou negros.

Esperamos que estas 10 curiosidades sobre o agaporni o tenham ajudado a conhecer um pouco mais estes pequenos pássaros. Têm muito carisma, concorda? Anima-o trazer um destes pequenos influenciadores para casa?

« Anterior

Como pode ajudá-lo uma creche para cães?

Agapornis: há diferenças entre fischer e personata?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.