O Chow-Chow

O Chow-Chow

Sabias que o Chow-chow é uma das raças de cães mais antigas que existem? A sua origem remonta a 2.000 anos atrás na China, onde chegaram a ser muito admirados e valorizados pelos monges e budistas, fazendo labores de guarda e custódia dos templos.

Também foram muito utilizados para a caça, e chegaram a ser utilizados como cães de guerra por parte do exército devido ao seu aspecto de “leão”.

Quais são as características do Chow-Chow?

O Chow-Chow é um cão de tamanho mediano, com um corpo proporcional e de aspeto compacto; à simples vista, o seu aspeto pode recordar-nos ao de um leão pela sua grande cabeça e a sua juba, ainda que a sua cauda está dobrada até às costas.

O tamanho que esta raça atinge varia entre machos e fêmeas, mas está entre os 48 centímetros. Enquanto ao seu peso, varia entre os 25 e 30 quilos.

O seu pelo longo, denso e abundante, requer cuidados especiais para manter um aspeto saudável e brilhante; uma boa escovagem a cada 2 ou 3 dias para retirar o pelo morto seria o ideal para eles.

Mas se há uma característica a destacar desta raça, é a sua língua: Têm uma cor preta ou azulada, qualidade que mais nenhuma raça tem.

Quais problemas de saúde podem ter os chow-chow?

Com relação à sua saúde, uma das doenças que mais afeta os Chow-Chow, de igual modo que afeta a maioria de cães de tamanho médio e grande tamanho, é a displasia de cotovelo e quadril.

É possível que tenham também predisposição genética a problemas oculares e doenças de tiróide.

O comportamento do Chow-Chow

Além das suas inumeráveis qualidades físicas que o tornam um excelente cão guardiã, conta com muitas qualidades que o fazem um excelente animal de companhia.

Trata-se de um cão extremamente fiel a quem considera o seu dono, carinhoso e que desfruta muito dos momentos de brincadeira e dos passeios diários.

Têm um grande instinto protetor e territorial, assim que é importante realizar um trabalho de sociabilização desde cachorro e ensinar adequadamente as normas de obediência básicas para assegurar-nos que cresça como um cão equilibrado e calmo.

É um cão independente e que não lhe importa passar tempo sozinho, ainda que não deveria viver isolado já que também desfruta e necessita da companhia da sua família.

Se estás a pensar adquirir um exemplar de Chow-Chow, é fundamental informar-te bem sobre os cuidados que requerem, assim como pesquisar especialmente sobre o carácter e qualidades desta raça, já que não seria conveniente para famílias que adquirem pela primeira vez um animal de estimação ou que têm pouco tempo para dedicar-lhe cuidado e educação.

Recomendamos-te dar uma olhadela neste artigo sobre educação básica em cachorros. Este sobre como ensinar a não morder e este outro sobre como brincar corretamente.

 

Deixe um comentário