Como cuidar de uma catatua ninfa?

, ,

Pequenas, simpáticas, alegres, graciosas, assim é a catatua ninfa… Qualquer um destes adjetivos poderia ser aplicado às catatuas ninfas e ficaríamos aquém! As ninfas chegaram às nossas casas para ficar. Hoje são um dos animais exóticos mais populares. Quer saber como são e como cuidar de uma ninfa?

As catatuas ninfas vêm da Austrália e são caracterizadas pela sua longa crista amarela e as suas bochechas alaranjadas. E o resto do seu corpo? Geralmente varia entre o cinza e o branco.

No entanto, se já pensou em dar as boas-vindas a uma ninfa na sua família, é melhor optar por um casal porque estão acostumadas a viver em grupo. Mas não se preocupe, mesmo que tenha um casal de ninfas, elas não são muito ruidosas. O seu caráter afável e a sua inteligência tornam-nas em aves muito simples de domesticar e trarão muitas alegrias para a sua casa.

Como cuidar de uma catatua ninfa?

Apesar de serem dóceis, fáceis de cuidar e muito amigáveis, também necessitam estar num ambiente adequado.

A primeira coisa que precisa saber para cuidar de uma catatua ninfa é saber onde deve viver. Vamos começar com a gaiola. Grande? Pequena? No seu caso grande, porque quanto mais espaço tiver para voar dentro da gaiola mais será feliz. Mas onde a coloco? O melhor é colocá-la à altura da vista para que possa vê-la e socializar com ela mais facilmente.

Está na hora de brincar com a sua catatua ninfa!

Porque para cuidar de uma ninfa é tão importante uma boa gaiola quanto ter um espaço estimulante para viver. Lembre-se que são pássaros muito inteligentes, por isso precisam de estímulos para se manterem ativas. Cordas, sinos, escadas ou baloiços são boas opções para a gaiola da sua ninfa.

Algo muito importante na hora de cuidar de uma catatua ninfa é que a deixe voar livremente. Feche as portas e janelas durante um par de horas por dia e abra a sua gaiola. Saiba que agradecerá poder sair e voar distâncias mais longas do que o espaço que tem disponível quando está fechado.

As catatuas ninfas tomam banho?

Claro que sim! No seu habitat natural adoram tomar banhos, por isso é melhor colocar uma banheira no fundo da gaiola da sua ninfa. Assim, poderá ter acesso a ela quando quiser. A água contribui para o seu bem-estar e mantém as suas penas melhores.

Um truque. Ocasionalmente, pode usar um pulverizador com água e molhá-la de uma boa distância para simular a chuva.

O que comem as catatuas ninfas?

Não podemos falar sobre cuidar de uma ninfa sem mencionar a sua alimentação. Como todos os pássaros, quanto mais equilibrada, melhor. Por isso, vamos dar-lhe algumas opções para que a sua ninfa se alimente bem:

  • Mistura de grãos: Aveia, alpiste, sementes de girassol… Embora as sementes sejam recomendadas em pequenas quantidades, são uma boa escolha para a sua comida.
  • Pelotas: Atualmente, é a opção preferida pelos veterinários, pois garante que a sua ninfa não tenha nenhuma deficiência na sua alimentação. Mas ainda recomendam que se complemente com frutas e vegetais.
  • Frutas e vegetais: por exemplo, a cenoura, a abóbora, o tomate, a maçã, a pera ou a laranja são algumas das mais recomendadas para completar a alimentação da sua catatua ninfa.

Agora tem todas as dicas para cuidar de uma ninfa. Atreve-se a colocar uma na sua vida? O tempo que gastar com ela será o melhor investimento de todos. Se cuidar bem do seu animal de estimação, ele o recompensará com todo o seu amor.

« Anterior

Agapornis: há diferenças entre fischer e personata?

Como cuidar de uma catatua

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.