Como cuidar de uma catatua

Não há nada melhor do que ter um animal de estimação em casa e por isso se a sua escolha recair nas aves, é importante saber como cuidar de uma catatua.

Para além do mais, se for tão alegre como as catatuas terá uma companhia muito agradável em casa. O seu tagarelar animado é um dos maiores atrativos, apesar de ser necessário ter alguns aspetos em conta para aprender a cuidar de uma catatua. 

Apesar de no seu habitat natural viverem em liberdade são aves que se adaptam muito bem ao cativeiro. Por outras palavras, ao terem um caráter sociável habituam-se muito bem a viver no ambiente humano. Tal como os papagaios e periquitos também são capazes de imitar uma grande quantidade de sons. 

Não se assuste, apesar de necessitarem de cuidados específicos, são fáceis de manter e domesticar. Sim, necessitam atenção como qualquer animal, mas asseguramos que conviver com elas pode ser muito divertido.

Como cuidar de uma catatua

O principal que deve saber para cuidar de uma catatua é o tipo de gaiola que necessita. A fim de que possa mover-se de forma cómoda o melhor será optar por uma gaiola grande. Para além disso, deve colocá-la num lugar tranquilo, mas onde possa participar da atividade da família. Lembre-se que esta zona deverá ter sol, mas estar afastada das correntes.

Com o intuito de ser mais fácil a limpeza, procure que a gaiola tenha uma bandeja que possa ser extraída. Deste modo, também evitar que a sua catatua possa ingerir qualquer resto. Não se esqueça de equipar a gaiola da catatua com uma banheira, um ramo que possa escalar e um poleiro em cada extremo. Assim, ela terá os recursos para fazer exercício e para a sua higiene.

Mas, mesmo que a gaiola seja muito confortável, deverá retirar a cacatua pelo menos uma hora por dia. Só necessita lembrar-se de fechar portas e janelas e guardar os alimentos que possam ser prejudiciais para ela como o chocolate ou as batatas fritas.

A catatua adora a hora do banho

Esta ave tem origem nas zonas tropicais pelo que é recomendável dar-lhe banhos frequentes. Por isso, está habituada a um nível alto de humidade e a chuvas frequentes. Para além disso, os banhos têm um efeito relaxante e por isso são muito recomendados especialmente se o seu pássaro tem um temperamento nervoso.

O que come uma catatua?

Conhecer a sua alimentação é algo básico para cuidar de uma catatua. A base centra-se no grão e sementes. Uma mistura de sementes, milho, aveia, trigo, arroz e cânhamo são indicados para ela. É conveniente que incorpore nesta mistura frutos secos

Um último truque? Inclua minerais na dieta da sua catatua. Pode encontrá-los em lojas de animais. Para além de serem benéficos para a saúde também servem de distração porque a catatua pode bicá-los e brincar com eles.

Olá Catatua! Aprenda mais sobre como cuidar de uma catatua

Como já afirmamos, a catatua é capaz de reproduzir sons como o fazem outras aves, por exemplo os papagaios. Mas não é uma tarefa simples. Deverá trabalhar com ela com paciência e constância para que a catatua repita algumas das palavras que lhe ensinou. O melhor é que pratique uma vez ao dia, por exemplo, antes de libertá-la da gaiola. Não se esqueça de lhe dar um prémio cada vez que ela tenha sucesso com os seus ensinamentos e evite os movimentos bruscos para que não se assuste.

Aproveite a oportunidade de partilhar a sua vida com um animal tão inteligente como a catatua. Divirta-se com os seus sons e movimentos. Será uma aventura cuidá-la e aprender a relacionar-se com ela. Asseguramos que este animal de estimação vai dar-lhe um carinho muito especial.

« Anterior

Como cuidar de uma catatua ninfa?

Quais são as doenças das cobaias?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.