Como ter gatos mais felizes?

Todos gostamos de desfrutar da companhia do nosso gato e a nossa máxima preocupação é que tenham tudo o necessário para ser feliz connosco, mesmo sabendo que o entorno doméstico pode resultar, em ocasiões, pouco estimulante para ele.

Para que o nosso gato possa adquirir todas as suas habilidades, devemos fazer algumas mudanças, para colocar na nossa casa tudo o necessário para que o gato pratique condutas habituais no seu meio natural como são a exploração e a procura de alimento e que resultam absolutamente necessárias para o seu bem-estar psicológico.

Os gatos de interior

Quando os gatos têm acesso ao exterior, praticamente têm todas necessidades satisfeitas, mas quando vivem em um apartamento, devemos tê-las em conta para adaptar ou modificar o ambiente e dar assim a oportunidade de explorar.

É importante aumentar o seu espaço, até fazer com que seja tridimensional. Para isso, podemos colocar rampas, estantes, plataformas, arranhadores, escadas, etc. Há opções para todas as carteiras e se pensamos que já têm bastante espaço, renová-lo de vez em quando é bom, já que incentivará a curiosidade natural por lugares novos.

Costumam gostar dos lugares altos para vigiar tudo e se refugiar, se precisarem, já que proporciona a sensação de segurança enquanto investigam o que acontece ao seu redor.

Se optamos por instalar um arranhador, este deve ser firme e estável. Não costumam servir aqueles que se penduram das portas, exceto que estejam corretamente fixados, já que, se se movimentam ou desestabilizam durante o seu uso, o gatinho não vai querer utilizar novamente.

Se, além disso, o instalamos perto das janelas, teremos um gato súper informado de tudo o que acontece no bairro.

Coisas normais nos nossos felinos, mas desconfortáveis para nós

Um gato sempre é um gato e devemos ser conscientes que, há determinadas condutas que, ainda sendo totalmente normais para ele, podem ser desconfortáveis para nós, mas que jamais devem ser castigadas, ainda que podemos tomar medidas para preveni-las ou reduzi-las.


Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Cuidados e aquário para os escalares

Como Krishna chegou em casa – Parte I

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.