O que devo ter em conta na hora de adotar um gato?

O que devo ter em conta na hora de adotar um gato?  Assim como acontece com os cães, incorporar um novo felino à família requer de um grande compromisso e implica uma grande responsabilidade; devemos pensar em todos os gatos, o tempo que temos disponível para cuidá-los devidamente, etc. Não nos esqueçamos que a expectativa de vida de um gato costuma rondar entre os 13 e os 17 anos, por tanto o compromisso que adquirimos com ele tem que para a vida toda.

Se finalmente decidimos dar um lar a um gatinho, a adoção é sempre uma grande alternativa; há inúmeros animais à espera de uma segunda oportunidade em refúgios e protetoras.

Um novo membro em casa

Um dos primeiros passos será fazer uma visita ao veterinário para que possa avaliar o estado de saúde do nosso novo amigo, e começar com o calendário de vacinas, desparasitação e esterilização quando nos indiquem.

Há diferenças entre adotar um gatinho ou um gato adulto?

Se o animal adotado for jovem e temos a sorte de que passou os primeiros meses de vida com a sua mãe e irmão, será de grande ajuda no processo de adaptação à sua nova vida, já que terá aprendido a socializar, a ter hábitos de higiene e controlar as mordidas.

Se pelo contrário, trata-se de um gato adulto e provém de uma entidade, virá com mais informação e os dados sanitários atualizados; além do mais, podemos ter informação sobre o seu caráter e em alguns casos, do seu passado. São animais que costumam adaptar-se perfeitamente ao seu novo lar, assim como acontece com os cachorros, mas não podemos esquecer da importância de seguir as normas que nos foram dadas na protetora, para que a chegada ao novo lar seja o mais segura, confortável e tranquila possível para o animal.

Quanto demora um gato em adaptar-se a um novo lar?

O tempo médio que costuma levar um gato para adaptar-se ao seu novo lar é entre 7 e 14 dias, mas varia em função de cada caso.  Deixar que o animal conheça um por um os integrantes da família e que não se sinta sobrecarregado de atenção nos primeiros dias, é outra das chaves para que não se sinta sufocado e possa se relaxar e ter tempo para si mesmo. Recorda que há produtos que contribuem para que a sua adaptação seja mais simples como os que oferece Feliway.

O tempo pode ser maior caso em casa vivam outros animais; fazer uma apresentação gradual e sempre sob supervisão assim como oferecer ao gato uma via de escape e um canto onde o outro animal não possa aceder, serão fundamentais para que a apresentação seja um êxito e Feliway Friends ajuda a que esta transição seja mais rápida e confortável para todos.

Se nos deixarmos assessorar pela associação protetora, devemos ter paciência e oferecer carinho e amor ao novo integrante da família, sem dúvida alguma será o seu novo melhor amigo; além do mais, agradecerá sempre por terem lhe oferecido um lar no qual crescerá feliz.

« Anterior

O que é a coprofagia?

O que comem as tartarugas terrestres?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.