Pomsky: Tudo o que precisas saber

NomePomsky
OrigemEstados Unidos
Esperança de vida Entre 12 e 14 anos
CoresBranco e preto, chocolate, cinza e branco, vermelho e branco, preto azulado, agouti…
PeloComprimento médio, sedoso
AlturaEntre 40 e 50 cm
PesoEntre 7 e 10 kg
TemperamentoEquilibrado, inteligente, brincalhão, ativo
NecessidadesCuidado com o sobrepeso, escovagem diária
Perfeito paraEspaços pequenos/médios com atividade, crianças

Proveniência e história do Pomsky

Os Pomsky são uma das raças mais recentes no mundo dos cães. Apareceram no ano de 2012 nos Estados Unidos, apesar de não se saber concretamente em que zona. É uma mistura entre Husky Siberiano e Pomerânia. Normalmente, são de mãe Husky e pai lulu-da-pomerânia. A sua popularidade começa a crescer em 2014. Desde então, estes adoráveis animais foram-se expandindo por todo o mundo. 

O Pomsky não foi catalogado pela Federação Cinológica Internacional, pois não tiveram tempo de serem consolidados enquanto raça. Devido a uma expansão tão rápida, os amantes de Pomsky pedem que se façam provas de ADN das ninhadas, para evitar fraudes. Ao que parece, algumas pessoas fizeram passar por Pomsky, crias de Husky Siberiano. 

Tipos de Pomsky

Ao ser uma raça que ainda não estabilizou, podemos encontrar muitos tipos de Pomsky dependendo da sua variação genética. Os mais populares são os menores, que parecem Huskys de peluche inclusive na sua etapa adulta. Podemos agrupar os cães Pomsky em duas categorias, dependendo dos seus genes:

  • Primeira geração: a sua percentagem genética situa-se em 50/50, obtendo um Pomsky balanceado. Pesam entre 9 e 14 kg. 
  • Segunda geração: são aqueles que têm uma percentagem de Pomerânia maior que a de Husky, variando entre 7 e 9 kg de peso. 

Os Pomsky de segunda geração são os mais requisitados, pois parecem cachorros,independentemente da sua idade. São os que mais se aproximam dos Pomsky Mini, pelo que tendem a ser muito populares.   

Cores

As cores do Pomsky são muito parecidas às do seu progenitor, o Husky Siberiano, pelo que existe uma grande quantidade de combinações possíveis. É normal encontrar cães Pomsky brancos, pretos, com combinações, avermelhadas, chocolate, cinzas, canela… Têm a tendência a herdar a “máscara” facial do Husky, com uma cor na zona T e outra no resto da cara.

Tipo de pelo

O pelo dos cães Pomsky é de comprimento médio, quase longo. Destaca-se pelas sua abundância e suavidade. Combina a densidade do pelo dos Husky com a elegância do manto dos Pomerânia, obtendo um pelo sedoso e fofinho. Apesar desta combinação ser a mais comum, o facto de não haver um padrão da raça, o pelo dos Pomsky pode variar consideravelmente entre os de ambas raças. 

O cachorro de cão Pomsky

Os Pomsky bebés são uns animais bastante imprevisíveis. Até que se transformem em cães adultos não se conseguem perceber quais as características que predominam nos cachorros. Esta etapa da vida do Pomsky é perfeita para apresentá-lo a outros animais se quisermos que compartilhe espaço com outros cães ou com gatos. Os cachorros de Pomsky são muito ativos, pelo que uma casa com espaço para fazer atividade física é ideal para eles.

Carácter da raça Pomsky

A falta de estandardização da raça também faz com que não possamos conhecer com exatidão o caráter que os Pomsky adultos irão ter. O seu carácter poderá variar entre a vivacidade dos Pomerânia e a gentileza dos Husky, dependendo da carga genética que herde de cada raça. 

O Pomerânia costuma estabelecer um vínculo estreito com uma pessoa de referência, enquanto o Husky está acostumado a estabelecer vínculos com várias pessoas. Enquanto o Pomerânia é mais tranquilo e brincalhão, o Husky tende a caçar pequenos animais e a fugir. Não sabemos quais as características que adota cada Pomsky. 

O que é certo é que é um animal muito inteligente, carinhoso e próximo dos seus adotantes e de outros animais, pois são características que ambas as raças têm em comum. Um cão Pomsky é, por definição, extrovertido, sociável, alegre e muito ativo; normalmente, adoram brincar com crianças. 

Saúde do Cão Pomsky

Os Pomsky adultos tendem a herdar as problemáticas de ambas raças. A diferença de tamanho entre os Husky e os Pomerânia tem como resultado uns cães pouco robustos, com demasiado peso sobre as suas articulações. Isto pode piorar se o Husky progenitor já tiver doenças articulares, às quais são propensos. 

Os Pomsky herdaram dos seus pais a possibilidade de terem problemas oculares, capilares ou alergias. Nenhuma das raças se dá bem com temperaturas altas, pelo que o calor pode prejudicar consideravelmente a saúde da sua pele. Esta raça de cães também pode desenvolver placa bacteriana com facilidade.

Cuidados típicos da raça

Devido às altas probabilidades que têm os Pomsky de desenvolver problemas nas suas articulações, uma rotina de exercício e uma boa alimentación são essenciais para o seu bem-estar. É possível que um veterinário decida que também é benéfica a utilização de condroprotetores para prevenir possíveis infeções articulares.


Pelo

Ao ter um pelo abundante, uma escovagem diária é imprescindível para a saúde capilar do Pomsky. Desta forma, evitamos o aparecimento de emaranhados e eliminamos o pelo que sobra, de forma que o seu manto permaneça suave e agradável ao tato. Ao ter um pelo tão fofinho, a escovagem também irá ajudar a eliminar os restos de sujidade que ficam presos.  

Pele

Um banho a cada 15 dias é o mais recomendável para manter estes cães num bom estado de saúde cutâneo. A pele dos Pomsky pode sofrer consideravelmente durante o verão. Mantê-los longe de altas temperaturas é muito recomendável, pois o excesso de calor acumula-se rapidamente sobre a sua pele e pode causar problemas como eczemas, queda de cabelo…

Outros

Os cães da raça Pomsky não estão feitos para o calor, pelo que procure levá-los a passear nas horas mais frias de verão. Devem ter sempre uma sombra próxima e água para se manterem hidratados. As visitas ao veterinário são obrigatórias para examinar a sua saúde ocular e articular. Também devemos ter em conta o cuidado dos ouvidos e unhas de forma periódica. 

Qual é a melhor alimentação para um Pomsky?

Uma alimentação adequada é especialmente importante para a raça de cão Pomsky. Ao ser uma raça com tendência a desenvolver problemas articulares, devem seguir uma alimentação que cubra as suas necessidades nutricionais e energéticas e cuide, ao mesmo tempo, do seu peso

Etapa de cachorro 

Os Pomsky bebés são animaizinhos muito ativos. A sua alimentação deverá ter um conteúdo energético alto e favorecer o seu crescimento. O desenvolvimento das suas articulações é especialmente benéfico para a saúde do Pomsky, pois devem manter a alta atividade deste animal durante toda a sua vida. 

Etapa adulta 

A atividade dos Pomsky adultos não tem nada que invejar a dos cachorros. São cães muito brincalhões, pelo que uma alimentação baseada em proteínas e com uma percentagem equilibrada de carboidratos é a mais recomendável para eles. Devemos tentar, também, que consumam um alimento rico em vitaminas e minerais, que cuide das suas articulações, da sua saúde capilar, e que previna o aparecimento de outras patologias.  

Etapa sénior 

As necessidades de cada Pomsky na sua etapa sénior variam de acordo com as patologias que vão desenvolvendo ao longo da sua vida (ou da falta delas). O cuidado de seu peso é igualmente importante pois os cães tendem a ganhá-lo nesta etapa da sua vida. Dependendo do seu estado de saúde, podemos necessitar de uma alimentação que proteja as suas articulações, a sua saúde ocular, os seus dentes…

Adoção de um Cão Pomsky

Ativo, carinhoso, brincalhão… assim é o Pomsky, perfeito como animal de companhia para aquelas pessoas que procuram um cão muito ativo e carinhoso. Contudo, é necessário ter em conta que o seu caráter e inclusive o seu tamanho são bastante imprevisíveis, pelo que se planeias adotar um Pomsky deves estar preparado para estas variações. 

Se, depois de conheceres todas as suas características, estás interessado em adotar um cão Pomsky. Nas nossas lojas poderás perguntar aos nossos companheiros pelos animais para adoção e eles irão ajudar em tudo. Recorda-te que na Tiendanimal poderás encontrar todos os produtos que necessitas para cuidar do teu Pomsky.


Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Gato Balinês: Características, origem e curiosidades

Queda de pelo em gatos

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.