Higiene do gato, como escolher o melhor pente

Os gatos são animais que se mantêm bastante limpos, sobretudo se vivem dentro da casa. Embora eles precisem um banho de vez em quando, podem ver-se lindos e com uma pelagem brilhante simplesmente com penteados e/ou escovagens periódicos.

A escovagem é indicada para gatos de pelo comprido ou semi-comprido e realiza-se para eliminar os nós formados na pelagem, sobretudo atrás das orelhas, nas axilas e entre as coxas. Quanto mais comprido for o pelo, mais frequente deverá ser a escovagem para remover os pelos mortos; desta forma o gato não os vai engolir quando se lamber.

Se o teu gato perde muito pelo o ideal é que experimentes com este pente que elimina até 90% da muda do teu animal de estimação.

Deves procurar um pente ou escova de arame com pontas arredondadas para não magoar a delicada pele do gato, mas que consiga penetrar na densa pelagem. Levanta com uma mão os pelos e escova por trás desde a raiz no sentido do crescimento do pelo; desta forma consegue-se desemaranhar profundamente a pelagem. Não te esqueças também da barriga e das zonas difíceis que já falamos anteriormente.

Se há nós que não consegues desfazer, o melhor é cortá-los com umas tesouras ou com um pente corta-nós, quer seja para abri-los um pouco e poder desemaranhá-los ou retirá-los por completo. É importante que dês um prémio ao teu gato quando ficar tranquilo para melhorar o resultado da sessão. Lembra-te que o animal deve colaborar se queres que a pelagem fique fabulosa e conseguir fazer isto durante toda a sua vida. Quando acabar a escovagem, podes passar uma escova de cerdas para deixar a pelagem brilhante e sedosa. Repete toda a sessão cada 2 ou 3 dias e ainda mais na época de muda.

Se o teu gato tem o pelo curto, o trabalho é muito mais simples. Neste caso é preciso uma luva para penteado ou uma carda de borracha ou arame suave. Escova no sentido do crescimento do pelo; vais ver que o teu gato desfruta muito e sente-o como uma massagem agradável. Apenas precisas eliminar os pelos mortos, já que este tipo de gato não tem nós.

Se tens vários gatos diferentes, convém escolher uma escova intermédia que funcione para todos, como uma carda de arame fina e suave. As escovas de cerdas naturais são ótimas para dar um acabamento brilhante ao pelo, mas não servem para tirar nós nem eliminar pelos mortos. As cardas de arame mais duras são especiais para desamarrar, mas é preciso ter cuidado de não danificar a pele.

Se quiseres enfeitar o teu gato e dar-lhe um aspeto mais profissional, existem aerossóis que ajudam a desembaraçar e facilitam o penteado, óleos para dar brilho e força ao pelo, spray abrilhantador para um acabamento perfeito, condicionadores que nutrem e embelecem a pelagem, etc.

Lembra-te que os gatos são sensíveis aos manuseamentos bruscos. Se esperares que o teu gato aceite um destes produtos, incorpora-os de forma gradual, vaporizando primeiro no ar e não diretamente sobre o corpo. Deixa que se habitue ao cheiro e depois experimenta colocar um bocado longe da cara. Podes também aplicá-lo sobre a palma da tua mão e depois distribuí-lo sobre a pelagem. Tem paciência e, sem dúvida, vais conseguir que o teu gatinho se habitue a todos os produtos que precisa para ficar tudo jeitoso.

Dra. Isabel Iglesias

« Anterior

10 regras básicas para um aquário exitoso

Acupuntura veterinária

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.