Como cuidar do pêlo do gato persa

,

Se tem um gato persa é certo que ficará surpreendido pelo glamour que é capaz de espalhar. Mas não é o único. Este felino tem uma pelagem abundante e bonita, no entanto pode deixar um rasto por onde passe e por isso é importante que cuide do pêlo do gato persa. Anote alguns conselhos para que o seu gato possa luzir de maneira suave, sedosa e livre.

Tal como a alimentação, o penteado diário do gato persa é um dos fatores mais importantes para que o nosso animal de estimação goze de saúde plena. É conveniente que habitue o seu gato persa a ser penteado, uma vez que deve assimilar esta situação como um hábito. Seja como for, para cuidar do pêlo de um gato persa, o ideal é ter várias escovas, cada uma com a sua função.

Tipos de escovas

Saiba que para que o pêlo do gato persa seja macio, cresça saudável e luminoso, é importante ter várias escovas sempre à mão, a fim de desenredar, limpar e dar volume. Acima de tudo, não deve esquecer estes três passos.

Escova plana com cerdas separadas

A saber, a escova plana de cerdas separadas é um dos instrumentos que devemos utilizar para cuidar do pêlo do gato persa. Graças às suas puas largas, rígidas e protegidas no final por uma pequena bola, por certo vai evitar danificar a pele do nosso gato persa.

Esta escovagem deve ser muito mais profunda do que a primeira que fizemos.

Escova de cerda larga, espessa e suave

A combinação entre a primeira escova de plástico que utilizamos e o uso da escova espessa fará com que a escovagem seja mais completa. 

A escova de cerda larga, espessa e suave elimina o pó e os restos de alimentos que podem ter ficado colados ao pêlo do nosso gato, sobretudo na zona da papada.

O toque final para cuidar do pêlo do gato persa

Se quer que o seu gato persa tenha uma pelagem 100% limpa e saudável, o último passo será utilizar um pente metálico. É importante utilizá-lo com cuidado, caso contrário pode resultar em algo perigoso para a pele do nosso gato. 

O mais importante é evitar tocar com as pontas metálicas na derme do gato persa. Desse modo, a principal função deste objeto é arejar a pelagem do nosso felino e também proporcionar um acabamento macio.

Outra das vantagens deste acessório é que pode eliminar os ácaros do pêlo do nosso gato persa, se este chegar a tê-los. Como? Só tem que combinar a forma da escovagem, com gestos longos e curtos; a favor e contra o pêlo. Esta forma de escovar provocará um efeito de eletricidade na pelagem do nosso gato persa, algo que aborrece bastante estes bichinhos. Por isso, os ácaros fugirão dos pêlos do nosso persa se realizarmos esta ação corretamente.

Outros truques para cuidar do pêlo do persa

A alimentação pode ser outro dos truques para conseguir um resultado 10 para o pêlo do nosso gato persa:

  • Ração rica en omega 3 e omega 6.
  • Salmão ou atum uma vez por semana.

Saiba que estas opções, para além de proporcionarem uma boa quantidade de proteína, ajudarão a que o seu gatinho tenha um aspeto ainda mais bonito. Como foi possível comprovar, cuidar do pêlo do gato persa não é assim tão complicado. Apenas tem de gastar algum tempo em cada dia, que também o ajudará a reforçar a relação de confiança com o felino.


Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Quais são as principais características do gato bengalí?

Truques para manter limpo o seu gato sagrado da Birmânia

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.