Cães que soltam muito pelo

,

Podemos nos alarmar se vemos que o nosso cão está a soltar muito pelo, mas é preciso saber que há cães que soltam mais pelo do que outros. Por isso, o mais provável é que não tenhamos que nos alarmar. Em Tiendanimal fizemos uma lista das raças de cães que soltam muito pelo para tornar a tua vida mais fácil.

Caso o teu cão não apareça na lista ou a queda excessiva venha acompanhada de outros sintomas (como cansaço, falta de brilho no manto, estado de ânimo apático…) pode ser que se deva ao stress, a uma má alimentação, escassez de luz solar ou a alguma alergia ou afeção dérmica. Neste caso, o mais recomendável é consultar um veterinário que possa identificar a raiz do problema.

Raças de cães que soltam muito pelo

  • O Pastor Alemão se encontra dentro da lista de cães que soltam muito pelo e os seus donos, sem dúvida, concordam. A sua pelagem de camada dupla, preparada para temperaturas muito altas ou muito baixas, sofre uma queda muito considerável durante a época de muda de pelo. Ao longo do ano, nunca deixam de soltar pelo morto, por isso devemos cuidar do seu manto constantemente. É recomendável usar pentes elimina-pelo nas épocas de muda de pelo e escová-lo com um pente de cerdas longas ou uma escova de pinos a cada dois dias.
  • Em quase a mesma situação se encontram o Husky Siberiano e o Malamute-do-Alasca. A maior diferença é que a sua segunda camada de pelo é ainda mais grossa, por estar preparada para frios muito extremos. As recomendações são as mesmas, mas a escovagem do manto deve ser realizada diariamente. Sabemos que pode ser muito pesado, mas 10 minutos por dia de escovagem valem a pena para continuar desfrutando da companhia do nosso animal de estimação. 
  • O Samoieda e o Cão Esquimó Americano não somente se encontram na mesma situação das raças anteriores, mas além disso têm uma pelagem um pouco mais longa. Por isso, também devem, de vez em quando, ser tosados para manter o seu pelo saudável e brilhante e evitar a formação de nós. Podemos desembaraçar o seu pelo antes de penteá-lo com uma carda.
  • Pode te surpreender encontrar o Labrador Retriever na lista das raças de cães que soltam muito pelo, o certo é que ter um pelo curto não o salva de ter uma grande queda de pelo. Conta com um manto de dupla camada que devemos escovar, pelo menos, a cada dois dias, com uma luva de borracha ou escova com cerdas naturais. Além disso, na época de muda de pelo, é recomendado usar pentes elimina-pelo com muito cuidado para não magoar a sua pele.

Apesar destas raças se encontrarem acima da média, existem outros cães que soltam muito pelo, por isso os listamos aqui, para o caso de que ainda tenhas dúvidas: Dálmata, Pastor de Shetsland, Chihuahua, Pequinês, Beagle, Pug ou Doguilho, Terranova, Jack Russell, Parson Russell Terrier…

O meu cão solta muito pelo, o que posso fazer?

Sabemos que pode ser muito incômodo se o teu cão está a soltar muito pelo, apesar de que perdoarias qualquer coisa ao teu peludo, não é mesmo? Seguir uma boa rotina de escovagem e prestar mais atenção à sua pelagem durante a muda de pelo, normalmente, é suficiente. No entanto, recomendamos produtos premium, como as escovas de Furminator para pelo comprido e pelo curto, que eliminam 90% do pelo morto de forma simples e eficiente.

Esta marca, além disso, criou produtos de limpeza especialmente desenhados para eliminar de forma rápida e eficaz os resíduos de pelagem que possa soltar o teu animal de estimação, como esta sabrina limpeza da casa para superfícies planas ou este rolo elimina-pelos para roupas e outros tecidos. Lembra que na Tiendanimal podes encontrar tudo o que precisas para suprir as necessidades do teu cão, sempre com o melhor preço.

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Bulmastife: Características e cuidados

Gato Cornish Rex: cuidados e características

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.