Bulmastife: Características e cuidados

NomeBulmastife
OrigemGrã-Bretanha
Expectativa de vida Entre 8 e 10 anos
CoresBege, tigrado, vermelho, bege avermelhado, bege avermelhado tigrado
PeloCurto e liso
Altura67 cm os machos / 63 cm as fêmeas
Peso54 kg os machos / 49 kg as fêmeas
TemperamentoCarinhoso, protetor
NecessidadesAtividade física e mental
Perfeito paraExercício, guardião

Procedência e história do Bulmastife

O cão Bulmastife tem uma história apaixonante. É uma raça que nasceu por volta do século XIX com o objetivo de proteger as propriedades campestres da ameaça dos caçadores furtivos na Grã-Bretanha. Os guardiões de bosques eram os principais criadores desta raça de cão, criada ao cruzar o Bulldog com o Mastife, a raça de Mastim, uma das maiores que conhecemos.

Assim criou-se um cão de constituição robusta, capaz de se mover em alta velocidade e com um instinto especial para a proteção do seu território. O American Kennel Club reconheceu esta raça no ano de 1933. Atualmente são cães muito familiares, fiéis e tranquilos, apesar do seu aspeto imponente. Apesar de não o parecer, o Bulmastife não é considerada uma raça perigosa.

Tipos de Bulmastife

As organizações centradas em classificar as diferentes raças de cães e determinar as suas características coincidem no reconhecimento de um só tipo de Bulmastife. Esta classificação é especialmente estrita na coleta de cores e padrões que são aceitos para o cão Bulmastife.

Cores

As cores padrões são bege, tigrado e vermelho e todas as combinações que podem ser feitas com elas. Os cães Bulmastife pretos não são considerados parte da raça, pois esta cor não está reconhecida como tal. O Bulmastife malhado pode ter diferentes tonalidades, mas devem se destacar as linhas pretas sobre o resto de cores do seu manto.

Tipo de pelo

O pelo da raça Bulmastife é curto e suave. A sua cor é o mais característico, visto que, pelo seu comprimento não requer atenção e cuidados especiais. Apesar de ter um comprimento muito limitado, não é dos que menos pelo soltam, então é comum encontrar bastante pelo de Bulmastife ao varrer a zona onde se move na casa.

O cachorro de Bulmastife

O Bulmastife cachorro é um cão bastante enérgico. O seu caráter amigável fará com que queira conhecer e se conectar com os seus adotantes e jogar com eles incansavelmente. Por ser um cão que alcança um tamanho considerável pode parecer bruto nesta etapa. No entanto, o Bulmastife cachorro pode se tranquilizar se dedicamos tempo diariamente para realizar atividade física.

É um cão com muita vontade de explorar, que precisa de muito movimento para se desenvolver física e mentalmente, por isso na sua etapa de cachorro vai precisar de atenção constante. Além disso, não te esqueças de que socialize com outros cães e pessoas para se desenvolver adequadamente.

Caráter da raça

O caráter do cão Bulmastife é extremamente protetor e é suscetível ao adestramento desde pequeno. Adapta-se muito bem ao seu entorno e tem um caráter alegre e brincalhão. Apesar de que a sua natureza protetora o faz estar alerta com frequência, na sua etapa adulta é bastante tranquilo e não tem tendência a latir em excesso.

O temperamento desta raça de cães é forte, o qual se acentua se considerarmos a aparência intimidante deste animal. Apesar de sempre próximos e obedientes à sua família, as suas características fazem necessária uma correta socialização desde cachorros, para que não desenvolvam problemas com outros cães ou pessoas.


Saúde do Bulmastife

Existem diferentes patologias que podem afetar o Bulmastife. Algumas são características dos cães de raça grande, como a displasia de quadril, que afeta a mobilidade na articulação. Para preveni-la devemos evitar o sedentarismo e o excesso de peso, proporcionando atividade física e mental de qualidade.

A torção gástrica ou de estômago também é uma doença comum entre os cães de tamanho grande, a través da qual se estrangulam os vasos sanguíneos do seu estômago, e o impedem de evacuar. Para prevenir esta situação devemos alimentá-lo no mínimo duas vezes por dia e evitar que coma antes ou depois de fazer exercício intenso. 

O Bulmastife cachorro pode sofrer com entrópio, um transtorno pelo qual as pestanas se dobram em direção aos olhos, provocando mal-estar, dor e irritação. Deve ser tratado urgentemente com um veterinário para evitar problemas futuros. Costuma ocorrer durante os doze primeiros meses de vida deste animal.

Esta raça apresenta menos hormônios da tireoide do que o normal, por isso tende a sofrer hipotireoidismo. Um metabolismo mais lento pode provocar excesso de peso, o que aumenta o risco de sofrer com problemas cardíacos. A miocardiopatia dilatada é o mais comum para o Bulmastife. Evitar os alimentos altos em gordura e fazer atividade física diariamente serão os melhores mecanismos para evitar essas situações.

Cuidados típicos da raça

O Bulmastife é um cão que não requer grandes cuidados. Uma rotina de exercícios que satisfaça as suas necessidades de atividade física diária é o melhor cuidado que pode lhe dar. Combinada com uma alimentação de qualidade que cubra as suas necessidades, além de visitas regulares ao veterinário. Assim irás obter a fórmula perfeita para cuidar da saúde do teu cão.

Pelo

Por ter um pelo curto e liso, o seu manto não requer cuidados específicos. A saúde da sua pelagem irá se manter através de uma dieta equilibrada. Uma escovagem uma vez por semana com um pente adequado será suficiente para o Bulmastife. Um ou dois banhos por mês são o mais apropriado para controlar a troca de pelo desta raça de cão.

Pele

Ao escovar, devemos controlar que a pele não esteja muito seca, com fendas e pequenos machucados, e nem com um excesso de gordura, ao aparecerem comedões ou sujar muito rápido a sua pelagem. Uma boa alimentação será a encarregada de controlar essas variações.

Outros

Como ocorre com todas as raças, o cão Bulmastife precisa que cuidemos da saúde dos seus olhos e ouvidos semanalmente, para evitar infeções ou outros problemas. Devemos limpá-los com os produtos adequados. As suas unhas também devem ser cortadas, pois os cães domésticos não as desgastam suficientemente.


Qual é a melhor alimentação para o cão Bulmastife?

Esta raça de cão precisa de uma especial atenção para a sua alimentação para prevenir problemas de saúde no futuro. Uma alimentação equilibrada que responda às necessidades do Bulmastife é essencial para o seu correto desenvolvimento físico e intelectual.

Etapa de cachorro 

O Bulmastife cachorro precisa de uma alimentação especializada para cachorros de raça grande. Uma mistura de ração seca e de comida húmida garante um crescimento lento e constante. Devido ao seu grande tamanho, pode ser muito prejudicial que engorde muito durante o seu crescimento, pois as suas articulações estão a suportar grandes mudanças.

Devemos controlar o seu peso de maneira especial durante esta etapa do seu crescimento. Desta forma, impediremos que a sua alimentação derive em problemas nas articulações ou na tireoide. 

Etapa adulta 

Os adultos precisam de uma alimentação que foque no fornecimento energético. Um cão que realiza tanta atividade física ao longo do dia precisa ter as pilhas recarregadas diariamente. As opções baixas em gordura e altas em proteína de qualidade são as mais recomendadas para manter os seus músculos fortes e afastá-lo do excesso de peso.


Etapa sênior 

Na sua etapa sênior, a raça Bulmastife pode precisar de uma alimentação específica para atender as patologias que mencionamos anteriormente. O cuidado dos seus dentes é essencial, por isso é provável que precise mudar de ração seca para comida húmida. O uso de condroprotetores nesta etapa pode ser uma boa opção para ele.


Adoção de um Cão Bulmastife

Depois de te familiarizares com as necessidades e características do cão Bulmastife, não é incomum que estejas a pensar em adotar um exemplar, principalmente se lembrarmos o seu caráter. Em Tiendanimal estamos comprometidos em fomentar a adoção de animais para assim reduzir as taxas de abandono.

Lembra-te que em Tiendanimal temos todos os produtos de que precisas para dar as boas-vindas ao teu novo cachorro. Também poderás recolher os teus envios em um Ponto de Entrega para ter o teu pedido confortavelmente perto de casa.

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Como reforçar o Sistema Imunitário nos cães

Cães que soltam muito pelo

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.