Adestramento I: Regras básicas para o sucesso

,

Todos os cães deveriam receber umas lições básicas de adestramento, seja por parte de um profissional ou por ti mesmo. Além de criar um bom vínculo entre o teu cão e tu, ajuda a que o teu animal de estimação seja “civilizado”, obediente e equilibrado.

Todos os cães deveriam receber lições de adestramento, seja por parte de um profissional ou do dono. Estas lições ajudam a criar um bom vínculo entre o teu cão e tu, estimulam a mente, é um excelente pretexto para fazer exercício e passar um tempo juntos e, sobretudo, ajudam a que o teu animal de estimação seja “civilizado”, obediente e equilibrado.

Todos os cães podem aprender, não importa a idade. Nos cachorros é mais fácil porque ficam mais entusiasmados com qualquer atividade e estão mais dispostos à brincadeira. Algumas raças são mais difíceis e não estão interessados nos truques, mas sempre podem aprender os comandos básicos.

O adestramento em positivo

O treino deve estar baseado em prêmios e recompensas, nunca em castigos. Os cães desejam agradar-nos e vão fazer o que lhes dissermos para ganhar o nosso afeto ou uma guloseima.

Os castigos físicos só vão provocar que o teu cão desconfie de ti e fique com medo. Até pode voltar-se agressivo se se sentir atacado. Podem usar-se os chamados “corretivos”, como um puxão brusco da trela acompanhado de um firme NÃO. O segredo é aprender a comunicar-te com o teu cão. Eles não compreendem explicações, mas sabem ler muito bem a linguagem, as emoções e a nossa atitude.

Se detectar em ti uma liderança clara, decisão e firmeza, rapidamente ficará sob o teu controlo e tu como chefe da manada. Tens de lhe mostrar de forma simples e clara o que queres que ele faça. Desta forma vai aprendê-lo e depois deverás premiá-lo cada vez que o fizer bem. Assim reforça-se e consolida-se o aprendido.

Se observares que um dia estás mais nervoso e intolerante será melhor suspender a classe e deixá-la para outro dia. É preciso muita paciência e, às vezes, um pouco de imaginação para conseguir que o cão perceba o que tu queres. Se estás irritado ou frustrado, não vais conseguir ensinar-lhe nada bom esse dia. Alguns cães aprendem muito rápido, mas outros requerem de mais tempo. Respeita isso e repete a mesma lição até conseguires o resultado que queres.

Premiar o comportamento correto, ignorar o incorreto

Quando o teu cão faz algo incorreto, o melhor é ignorá-lo. Ele procura a tua atenção e se não a conseguir, mudará o comportamento até o conseguir. Repreendê-lo é dar-lhe atenção. Quando o que fez não se pode ignorar, então o melhor é ensinar-lhe um comportamento alternativo para essa situação. Por exemplo, se o animal ladrar continuamente a outros cães, deverás desviar a sua atenção para outra coisa agradável e depois premiá-lo. Assim aprenderá a procurar a sua recompensa quando vir outro cão em vez de concentrar-se em ladrar. Não se trata de puxar da trela para ver quem é o mais forte, mas de ser mais inteligente.

Ser consistente no treino do teu cão

Quando dás uma ordem ao teu cão, deve cumpri-la; não importa a situação. Se lhe ensinaste a ficar sentado quando chegar a um canto (por exemplo), deverá fazê-lo sempre, não só às vezes, porque se não irá confundi-lo e perderá o que já tinha aprendido. O mesmo acontece se há várias pessoas na família; todos devem chegar a um acordo e usar as mesmas palavras para as ordens e em permitir ou não os mesmos comportamentos. Isto é muito importante sobretudo ao começo do treino, quando o cão está a consolidar os conhecimentos adquiridos e “a experimentar” os limites.

Estas regras são generalidades. Há que adotá-las com as variantes que cada cão precisar. Como já dissemos, alguns aprendem muito rápido, mas outros dão mais trabalho. Terás que esforçar-te para descobrir qual prémio o estimula mais: uma guloseima, brincar com uma bola ou uma boa sessão de carícias. Alguns cães são inseguros e terás que mostrar-te mais suave; outros, pelo contrário, são mais teimosos e necessitam uma correção mais firme.

« Anterior

Bull Terrier

Tanques: água em movimento

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.