Chihuahuas

Os Chihuahuas são os cães de menor tamanho do mundo. Mas além disso, é uma das raças mais antigas da América. Têm uma expectativa de vida acima da média, e podem viver até 20 anos. São elegantes e têm muita personalidade. É imprescindível uma boa educação e socialização desde cachorros para que sejam bons cães; caso contrário, se cedes demasiado às suas chantagens, podem se tornar cães possessivos, com mau feitio e até chegar a morder.

História dos Chihuahuas

Esta raça provém do México, do estado de Chihuahua; contudo, o seu não provém do lugar. A denominação original destes cães foi Chihuahueño e foi modificado nos Estados Unidos.

Mesmo que não se conheça exatamente a sua origem, acredita-se que são descendentes do techichi mexicano, cães presentes desde o século IX e possivelmente desde a civilização maia. Foram encontradas pinturas, brinquedos e efígies muito antigas com um grande parecido à raça.

Existem muitas dúvidas sobre como surgiu a raça, mas a teoria mais clara, segundo investigações genéticas, é que são resultado do cruzamento de cães miniatura europeus com o techichi de México.

Características físicas dos Chihuahuas

O mais caraterístico da raça é o seu pequeno tamanho, as suas orelhas triangulares longas e erguidas e o seu pelo curto, mas existe também uma variedade de pelo longo. O peso vá geralmente desde 1,5 kg até os 3 kg, mas podem ter até 4,5 kg (estes não seriam aptos para exibições por serem demasiado grandes); a altura é bastante variável e pode ser desde os 15 até os 25 cm.

Têm um corpo compacto e estilizado, com um focinho curto e afiado e olhos redondos, grandes e brilhantes que costumam utilizar para te convencer de qualquer coisa. As patas são curtas e a cauda é ligeiramente longa, levantada ou deitada sobre o lombo.

A raça pode apresentar-se de diferentes cores como branco, preto, café, chocolate, cinzento e tricolor. É muito comum que os Chihuahuas tenham uma dentadura dupla caraterística da raça pura.

Como são os cães de raça Chihuahua?

É uma raça muito particular que, ou amas, ou odeias. Tem uma grande personalidade e estão sempre alertas e ativos. Apesar do seu pequeno tamanho, têm um caráter valente e não duvidam em enfrentar-se a outros cães ou pessoas, daí a sua fama de mordedores. É muito, mas muito importante uma correta educação e socialização para que seja um excelente companheiro, caso contrário, será malcriado, teimoso e possessivo com muito mau feitio.  Além do mais, geralmente ladram demasiado.

São cães inteligentes e muito brincalhões, ideais para viver em um apartamento. São friorentos, por tanto é aconselhável acostumá-los a usar camisolas para que não passem frio na rua no inverno.

Apesar do seu pequeno tamanho e aparente delicadeza, não é a melhor opção para as crianças pequenas. A sua grande personalidade e o seu caráter farão com que não duvidem mordê-los se forem incomodados e, mesmo que os seus dentes sejam pequenos, são finos e fortes.

Curiosamente, os Chihuahuas costumam preferir a companhia da sua mesma raça e têm dificuldade de se relacionar com os demais. Terás de ensinar-lhe desde cachorro a estar com outros cães, à presença de crianças e de outras pessoas que não sejam da família. Como sempre, há exceções e a educação que receber influenciará em grande medida no seu comportamento.

Saúde dos Chihuahuas

São conhecidos por serem uma das raças mais longevas, com uma expectativa de vida de até 20 anos de idade.

Uma das partes mais sensíveis destes cães são os seus olhos, por tanto deves prestar especial atenção, limpá-los e cuidá-los. Tendem a sofrer infeções oculares devido ao seu grande tamanho e ao facto de serem avultados.

A hidrocefalia é uma anomalia genética bastante comum na raça. Esta doença aparece em cachorros e normalmente causa a morte. Pode ser diagnosticada quando são letárgicos e não crescem ao mesmo ritmo que os demais da camada; também têm a cabeça maior que o normal com uma separação nos ossos cranianos. Às vezes a hidrocefalia é confundida com a fontanela, que é completamente natural na raça: os Chihuahuas nascem com o crânio incompleto, com um ponto mole no centro que se completa quando crescem.

Os cães com coloração manchada ou com pais portadores têm problemas de saúde adicionais como a cegueira, a surdez, a esterilidade e a hemofilia.


Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Mini pig como animal de estimação

Ciclo de nitrogénio nos aquários novos

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.