Os cuidados com o Yorkshire Terrier

,

O carisma e a simpatia do Yorkshire Terrier fizeram com que se tornasse uma das raças mais populares do mundo. É um cão alegre e com temperamento, que não deixa ninguém indiferente. Sem dúvida alguma, vale a pena conhecer.

Denominação:  Yorkshire terrier
Procedência:  Reino Unido
Tamanho:  Pequeno
Expectativa de vida:  15-19 anos
Peso:  2-4 kg
Tipo de pelo:  Longo, liso
Caráter:  Inteligente, ativo
Cores:  Aço, bronze
Altura:  machos: 17 cmfêmeas: 15 cm
Classificação geral:  Raças de cães pequenos
Classificação AKC:  Grupo 4: cães Terrier
Classificação segundo FCI:  Grupo 3: Terriers: Terriers de tamanho pequeno

Procedência desta conhecida raça  

Este pequeno cão foi selecionado pelos mineiros de Yorkshire porque precisavam controlar as pragas de ratos e ratazanas nas minas.  Com o objetivo de cumprir a sua função, precisavam exemplares pequenos, mas bravos e resistentes. Selecionaram, então, animais com o pelo semi longo e sedosos que ao parecer ajudava a repelir o pó de carvão do ambiente. 

Uma das teorias mais aceitada é que a raça surgiu quando os escoceses migraram para o condado de Yorkshire a finais do século XVIII, levando consigo raças antecessoras do Skye terrier e do Dandie Dinmont terrier, entre outros já desaparecidos como o antigo terrier preto e fogo. Desta forma, começaram a cruzar estas raças entre elas e com outros cães locais. Ao parecer também testaram com cruzamentos de bichon maltês, por isso alguns cães yorkies têm uma proporção alta de pelo branco. De facto, hoje em dia, há uma nova raça, que nasceu depois do cruzamento seletivo do Yorkshire terrier com presença de pelos brancos: o biewer terrier. 

Às vezes os mineiros ofereciam estes cães de presente aos seus superiores e assim estes simpáticos cães começaram a entrar nas casas da burguesia inglesa e se tornaram um dos cães mais queridos como animais de companhia em todo o mundo. 

O Yorkshire terrier: um pequeno valentão  

O yorkie é um cão muito inteligente, alegre e com muita energia. Por isso, se tiveres decidido partilhar a tua vida com ele, terás o melhor companheiro. 

De todos os modos, não te deixes enganar pelo seu tamanho, já que não é um cão fraco nem submisso. Apenas temos de nos lembrar que nas suas origens ganhava a vida como caçador para enfrentar-se aos ratos, raposas e furões. É mais valente do que parece!

Como é o caráter dos yorkies?

O yorkshire terrier gosta de estar com a sua família e é amigo de crianças e idosos. Se não percebe claramente quem é o líder da manada, tentará se impor, já que se tem algo que o carateriza é que não é consciente das suas proporções, o que faz com que seja um cão muito seguro que não sabe medir a sua força. Quem falou que o tamanho importa? 

Que cuidados devo ter com o meu Yorkshire terrier?  

Para conhecer melhor o cuidado que deves dar a este pequeno cãozinho e conhecer as últimas tendências, nada melhor que ler o nosso post:  Como manter a pelagem de um Yorkshire Terrier.

O que come o Yorkshire terrier e qual é a melhor alimentação para esta raça?  

Ao trata-se de um animal muito ativo, a alimentação do Yorkshire terrier deve conter um elevado nível energético com uma fonte de proteínas e gorduras de excelente qualidade. Tudo isso ajudará a desfrutar de uma pelagem saudável e deslumbrante. 

Quais são os problemas de saúde que pode ter?

Trata-se de um animal saudável e muito longevo e a maioria dos problemas de saúde são devido ao seu pequeno tamanho: doenças articulares como a luxação de joelho, tendências ao excesso de peso, problemas cardíacos ou perda de dentes.

Qual é o corte de pelo caraterístico da raça?

O Yorkshire terrier é uma das raças estrela em cabeleireiros caninos. Todos os seus proprietários adoram manter o seu adorável Yorkshire nas melhores condições e, portanto, uma das tarefas essenciais é escovar o seu pelo cada dia para que não apareçam os temidos nós.

Cuidados básicos

Este cão não tem subpelo e tampouco tem mudas anuais. O seu pelo pode atingir uma longitude considerável, com o qual, em muitas ocasiões, o recomendável é cortá-lo. Terás de esforçar-te a diário para penteá-lo e evitar que se formem nós.

Escovagem

Não deves escovar nunca o teu yorkie com o pelo completamente seco, pois se quebraria. O ideal é antes humedecê-lo com algum produto especial ou condicionador. Para escová-lo utiliza-se um pente de dentes metálicos:

 Esta é a rotina mais importante para manter a pelagem nas melhores condições, portanto, mão à obra!

O corte

O pelo deste pequeno vaidoso pode chegar a ser muito longo, e inclusive arrastrar pelo chão. Nesse caso, para evitar que se abra e duplique, deves cortar as pontas com tesouras planas.

Sabias que o pelo da cabeça se apanha em forma de totó? Chama-se top knot e se segura com uns laços vermelhos típicos de um cão modelo.

Se quiseres saber mais sobre como ter o teu Yorkshire muito bem arrumado, não te esqueças de ler o nosso post:  Como manter a pelagem de um Yorkshire Terrier.

Com todo o que aprendeste neste artigo, já estás pront@ para manter o teu charmoso yorkie. Na nossa loja online Tiendanimal encontrarás tudo o necessário para cuidar do teu cão adequadamente.

SOBRE O AUTOR

Maribel Rojas

Licenciada em Veterinária pela Faculdade de Córdoba em 2014. Desde sempre tenho estado envolvida em todo o tipo de atividades com animais e os meus animais de estimação são a minha paixão. Muito consciente com o meio ambiente e a natureza. Acredito que entre todos, podemos conseguir um mundo melhor, e graças a Tiendanimal posso contribuir para isso.

« Anterior

Como manter a pelagem de um Yorkshire Terrier

Como começar a cuidar de um furão

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.