O lar da chinchila

Como bem diz o refrão, “O lar é onde está o coração”; e com mais razão para as chinchilas. Contudo, o seu melhor lugar está na própria natureza. As nossas chinchilas passarão a maior parte da sua vida no espaço que selecionemos para elas. Por essa razão, devemos assegurar-nos de que escolhemos o melhor e que, além disso, tenham todos os elementos necessários.

A localização da jaula na nossa casa e é de vital importância, já que devemos dar-lhe à nossa chinchila uma sensação de comodidade e segurança nas suas horas de sono durante o dia.

Devemos ter presente que o espaço que decidamos dar-lhe seja calmo, luminoso (de preferência que receba a luz da lua), ventilado, fresco, e que esteja longe dos aquecedores, correntes de ar e de objetos ao seu alcance (por exemplo, cortinas, e fios); e com uma temperatura ambiente entre 15 e 25ºC já que podem sofrer facilmente golpes de calor em ambientes de temperaturas elevadas ou problemas de fungos caso existam altos níveis de humidade. Para controlar melhor estes parâmetros, seria necessário adquirir uma pequena estação meteorológica que permita medir, pelo menos, temperatura e humidade.

O tamanho standard de uma jaula para chinchilas é normalmente de entre 40-60 cm de comprimento por 60-90 cm de largura e 60-80 cm de altura. Esse é um lar ideal para uma chinchila em solitário, por tanto o primeiro que devemos considerar ao comprar uma jaula é se pretendemos dar-lhe um companheiro mais para a frente, seja do mesmo sexo ou não, e se temos intenção de reproduzi-los.


Se consideramos a criação, temos de pensar também em uma jaula adicional para colocar a fêmea quando se aproxime a data do parto, sem esquecer que esta deve estar preparada especialmente para os bebês chinchila entre 40 e 50 g e mobilidade imediata, pois existe risco de que se saiam ou de que tenham uma queda do ponto mais alto da jaula, pois começam com as suas escaladas desde o primeiro dia. 

Devemos cuidar que na jaula exista lugares para esconderem-se e brinquedos para distrair a atenção; as chinchilas são muito inteligentes e necessitam de um lugar cheio de artigos interessantes para evitar o aborrecimento. A jaula também deve ser o suficientemente grande para que possa correr e saltar (uma chinchila adulta pode saltar mais de um metro e medio de altura). Se a jaula é demasiado pequena, sofrem diversos transtornos devido ao stress que se traduzem em depressão e ansiedade e podem afetar a sua saúde de diferentes maneiras. Obviamente, quando se tem um casal de chinchilas, devemos pensar em que a jaula seja suficientemente grande para que estejam as duas juntas à vontade.

No mundo das chinchilas, há diferente tipos de jaulas, que não necessariamente devem ser de barras. No nosso seguinte artigo falaremos sobre isso.


« Anterior

Como criar coelhos recém-nascidos

Treinamento com clicker – Parte I

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.