Perguntas e respostas sobre como dar banho ao seu gato

,

Os gatos são normalmente muito relutantes em se molharem, são muito limpos, limpam-se diariamente e mantêm o seu pelo em boas condições, mas em ocasiões especiais será necessário dar banho ao seu gato. Quer seja por causa da oleosidade, por serem alérgicos, por terem algo no pelo ou simplesmente por causa da acumulação de pó e sujidade.

A melhor maneira de habituar um gato à água é fazê-lo desde muito cedo. Qualquer nova experiência pode ser divertida para um gatinho com apenas alguns meses de idade, por isso, se lhe der o seu primeiro banho sob a forma de um jogo, o sucesso é garantido. Pode incluir um brinquedo no banho ou falar com ele e acariciá-lo enquanto lhe dá banho.

Hoje damos-lhe todas as chaves.

Como dar banho a um gato?

Antes de começar, prepare os acessórios necessários: um champô suave adequado à idade, um amaciador se o gatinho tiver pelo comprido, brinquedos que se possam molhar, uma toalha, um secador de cabelo se estiver frio e um pequeno recipiente para poder retirar o champô para gatos do corpo sem incomodar o gatinho. Não se esqueça de preparar uma guloseima saborosa como recompensa para depois. Por último, mas não menos importante, não se esqueça de que o ambiente deve estar quente.

A partir de que idade se pode dar banho a um gato?

O ideal é começar a dar banho a um gato quando ele é bebé, durante a sua fase de socialização, para que ele se habitue gradualmente a esta atividade. O primeiro banho pode ser dado entre os 2 e os 3 meses de idade. Desta forma, o gato aprende a dar banho a si próprio, habitua-se à água e ao sabão e passa a gostar do banho.

Se vir que o seu gato está muito relutante em tomar banho desde o início, nunca o force a tomar banho, pois isso criará uma associação negativa e um mau estar que não é necessário que ele passe. O seu gato manter-se-á sempre limpo e bem cuidado, quer lhe dê banho ou não, lembre-se que os gatos são animais muito limpos.

Dicas sobre como dar banho a um gato com sucesso

O ideal é utilizar o lavatório onde o gato possa entrar e sentir-se seguro.

Pode querer segurá-lo, colocando uma mão por baixo do seu corpo e molhando-o para não ter de o forçar a ficar debaixo da torneira. Um truque que é muito útil com os gatinhos quando ficam nervosos é pegá-los suavemente pela pele atrás do pescoço, tal como a mãe os pegaria ao colo; isto normalmente acalma-os imediatamente. Esta técnica pode funcionar igualmente bem com alguns adultos, mas tenha cuidado para não ser arranhado.

Os nossos especialistas recomendam que a manipulação da pele do pescoço seja sempre efetuada por duas pessoas. Uma pessoa levanta o gato e a outra segura o resto do corpo, para evitar que o animal fique preso na pele e provoque dor.

Molhe-lhe todo o corpo, tendo o cuidado de não deixar entrar água nos ouvidos, e aplique o champô esfregando com a mão.

Lave especialmente as patas e a região perianal, pois estas zonas são normalmente mais sujas. Lembre-se de que pode utilizar toalhetes húmidos com mais frequência sem ter de lhe dar banho.

Deve limpá-lo com movimentos suaves, mantê-lo sempre sobre as patas, não o colocar em posições não naturais que o possam perturbar ou assustar. Pegue nele sem o apertar. Quando estiver limpo, enxague com água morna, passando a mão no sentido do pelo para eliminar todos os vestígios de champô.

Quando tiver terminado, envolva-o numa toalha e seque o corpo dele, mas sem esfregar com força! Lembre-se que tudo deve ser agradável para ele, para que o próximo banho não se transforme numa batalha campal.

Para que o secador de cabelo seja o menos traumático possível, coloque o gatinho com a toalha no seu colo e sopre o ar quente a cerca de 30 cm de distância, para que ele não entre em pânico. Levante o pelo para que seque até à pele. Pode fazê-lo com os seus dedos ou com um pente. Se o seu gato tiver pelo comprido, pode utilizar um pente ou uma escova concebida para gatos, para que o pelo dele fique bonito e para o habituar a escovar também.

Todos estes passos também se aplicam a um gato adulto. A forma de o segurar pode ser um pouco mais complicada se ele não estiver habituado ao banho. Se ele ficar muito inquieto, terá de o segurar firmemente pela parte de trás do pescoço e pressionar suavemente para baixo, enquanto o acalma com carícias e fala com ele.

Termine o banho o mais rapidamente possível para não prolongar o desconforto do gato. Mantenha-se calmo, pois é muito importante que consiga controlar o seu gato sem se magoar.

Se o banho for demasiado stressante, pode sempre recorrer a um champô com espuma, loção de limpeza, pó de limpeza, perfumes ou toalhetes para evitar passar pela água e manter o seu gatinho limpo e perfumado.

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Como descobrir o carácter que o seu cachorro terá

Casota para cão de verão: como deve ser?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.