Os cereais são adequados para a alimentação dos cães?

,

Existe uma grande variedade de cereais para cães no mercado, mas nem todos são bons para eles. É importante estar ciente do valor nutricional que o cereal irá acrescentar à sua dieta e saber quais são recomendados e quais devem ser evitados. Aqui está uma breve tabela que lhe pode ser útil:

Cereais adequados para cães

São 100% naturais, cereais sem açúcares, sem glúten, sem conservantes nem aromatizantes e sem farinhas extra e hidrolisadas.

Cereais não adequados para cães

Cereais concebidos para consumo humano, cereais com frutose ou açúcar. Os cereais ricos em glúten podem causar problemas digestivos.

Cereais na alimentação do cão

Os cães têm uma maior necessidade de proteínas e uma menor necessidade de hidratos de carbono. Embora os cereais não sejam essenciais na dieta de um cão, são uma ótima fonte de energia, vitaminas e minerais, além de fornecerem fibras, que melhoram a digestão e ajudam a manter um sistema digestivo saudável. Por este motivo, existem algumas marcas que incorporam arroz, por exemplo, nas suas receitas. E é uma forma de o seu cão ter reservas de energia.

Mesmo assim, recomenda-se que a proporção de cereais num alimento seja inferior à da proteína animal a partir da qual o alimento é produzido.

O facto de uma ração ser “sem cereais” não significa diretamente que seja de alta qualidade, pois pode ter outros ingredientes mal equilibrados, por exemplo, demasiados hidratos de carbono com ingredientes como a batata ou a batata-doce com uma percentagem excessiva destes; ou com conservantes e corantes nocivos. Observe sempre a composição total do alimento e não apenas um ingrediente.

O que tem acontecido nos últimos anos é que diferentes marcas de rações de baixa qualidade têm abusado das quantidades de cereais nas suas fórmulas, sendo uma das razões um excedente de cereais, ou para cobrir deficiências nutricionais de forma mais barata.

Deve sempre falar com um especialista em nutrição veterinária para obter conselhos sobre a alimentação do seu animal de estimação, uma vez que existem diferentes necessidades em função da idade, raça, nível de atividade, doenças, etc. Para terminar, opte por uma ou outra ração.

Os cães podem sofrer de intolerâncias ou alergias

Outra coisa a considerar antes de introduzir cereais na dieta do seu animal de estimação é que alguns cães são propensos a alergias alimentares causadas pelo glúten ou por um determinado tipo de cereal.

  • O glúten é uma proteína que se encontra em alguns cereais, tais como: trigo, centeio, cevada, aveia, espelta e bulgur.
  • Existem cereais sem glúten como o arroz, o milho, o painço, o trigo mourisco, o amaranto e a quinoa.

Esta é uma das razões pelas quais, quando se procede a uma mudança de alimentação com ingredientes diferentes, esta deve ser efetuada de forma moderada, progressiva e vigilante.

Recomendamos que dê uma vista de olhos a este artigo sobre como mudar corretamente a ração do seu cão.

Se o seu cão for diagnosticado como tendo uma alergia ou intolerância, os alimentos sem cereais serão definitivamente perfeitos para a sua dieta.

A importância de uma alimentação correta para os cães

A alimentação dos cães é um dos aspetos mais importantes a ter em conta para que o seu crescimento e desenvolvimento seja saudável e forte. Com uma alimentação completa e equilibrada, irá garantir que o seu animal de estimação está cheio de energia e tem uma saúde de ferro para poder enfrentar possíveis complicações no seu organismo e ter um sistema imunitário forte para as combater.

Ao escolher um alimento adequado, deve ter em conta o seguinte:

  • Tamanho, idade e raça do cão.
  • Doenças.
  • A percentagem predominante da alimentação deve ser de proteínas animais.
  • Especifique a fonte de proteína animal na sua descrição.
  • Inclua alimentos frescos e naturais.
  • A rotulagem deve ser clara e compreensível.

Uma dieta completa e equilibrada é a chave para um cão feliz, sem esquecer o grau de palatabilidade da comida diária.


Então, os cereais são bons para os cães?

Em suma, os cereais para cães são bons desde que sejam adequados ao seu consumo e que a dieta diária seja rica em proteínas, a alimentação não pode ser à base de cereais.

O importante é que o seu animal de estimação tenha uma dieta completa e equilibrada que satisfaça as suas necessidades nutricionais, uma dieta variada que contenha vitaminas, minerais e nutrientes e, claro, com um sabor agradável.

Se tiver dúvidas sobre a alimentação dos animais de companhia, consulte um veterinário especialista em nutrição animal.

Na Tiendanimal dispomos de uma grande variedade de rações e comida húmida de alta qualidade que respondem a diferentes necessidades nutricionais, e o nosso pessoal poderá aconselhá-lo na sua escolha.

Se quiser continuar a ler, não perca estes artigos sobre alimentação para cães que podem ser do seu interesse:

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Cães de pelo duro: cuidados e manutenção

Os melhores comedouros para gatos, qual escolher?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.