Os cereais são adequados na alimentação dos cães?

,

Os cães não devem somente ingerir proteína de origem animal, a fórmula da sua ração também deve conter outros nutrientes como os hidratos de carbono, mas em menor medida. Por isso, podemos dizer que é adequado sim introduzir cereais na alimentação dos cães, mas em uma proporção menor.

Existe no mercado uma grande variedade de cereais para cães, mas não todos são bons para eles. É preciso levar em consideração qual é o valor nutricional que irá adicionar o cereal em sua dieta e saber quais são os recomendados e quais temos de evitar:

  • Cereais adequados para os cães. São os naturais 100%, aqueles cereais sem açúcar, livres de glúten, sem conservantes nem aromatizantes e farinhas extras e hidrolisadas. Os cereais aportam a fibra necessária para o cuidado do seu trato intestinal e facilitam a digestão, são ricos em vitaminas, minerais, proteínas e carboidratos. Exemplos de cereais que podemos oferecer aos cães: arroz, aveia, quinoa, amaranto…
  • Cereais não adequados para os cães. Os cereais desenhados para o consumo humano, os cereais com frutose ou açúcar ou aqueles que contenham chocolate não são nada recomendáveis para estes animais.

Outro dado a se ter em conta para introduzir cereais na dieta do teu amigo peludo é saber se tem intolerâncias alimentares, já que alguns cães são propensos a sofrerem com alergias causadas por alimentos como o trigo e o milho (cereais que incluem algumas rações para cães). Se o teu animal de estimação tem algum tipo de intolerância alimentar, o melhor é consultar com o teu veterinário e oferecer uma dieta hipoalergénica que cuide da sua saúde e que evite as alergias por determinados alimentos.

Importância de uma alimentação para cães adequada

A alimentação dos cães é um dos aspectos mais importantes a se ter em conta para que o seu crescimento e desenvolvimento seja saudável e forte. Com uma nutrição completa e equilibrada vais conseguir que o teu animal de estimação esteja cheio de energia e que tenha uma saúde de ferro para poder lidar com possíveis complicações no seu organismo e
ter um sistema imunológico forte que as combata.

Se o teu animal de estimação apresenta alguma doença ou alergia precisará de uma dieta que cubra as suas necessidades específicas.

Mas se for um cão adulto saudável a oferta é mais ampla e variada. Para escolher uma alimentação adequada é importante considerar a qualidade da ração, que os ingredientes sejam frescos e naturais e que estejam selecionados cuidadosamente para que aportem todos os nutrientes necessários. Uma dieta completa e equilibrada é o ponto chave para um cão feliz, sem esquecer-nos do grau de palatabilidade que deve ter a sua comida diária.

Em Tiendanimal contamos com uma grande variedade de rações e comida húmida para cães que o teu animal de estimação vai adorar e que farão com que fiques mais tranquilo com a alimentação que forneces ao teu querido peludo, já que são desenhadas por especialistas em animais. Temos excelentes marcar com reconhecimento mundial como Royal Canin e marcas de elaboração própria como Criadores, com ingredientes naturais e frescos, selecionados com cuidado para o bem-estar dos cães.

Cada ração tem uma tabela de dosagem recomendada segundo a idade e o peso do cão. Deves adaptar as quantidades indicativas às características específicas do teu animal de estimação e ter em conta o seu nível de atividade e energia, dentre outras coisas. Oferece várias porções por dia e assegura-te de que sempre tenha água limpa e fresca para beber quando precisar.

Também é importante vigiar o seu peso para controlar a sua dieta e saber se está a engordar ou emagrecer excessivamente; em qualquer um destes casos deves consulta o teu veterinário e fazer um reajuste na sua dieta ou trocar o tipo de ração ou comida húmida habitual.

Então, são bons os cereais para os cães?

Em resumo, os cereais para cães são bons, sempre e quando sejam os adequados para o seu consumo e a dieta diária seja rica em proteínas, as rações não podem estar baseadas nos cereais. O importante é que o teu animal de estimação tenha uma dieta completa e equilibrada que satisfaça as suas necessidades nutritivas, uma alimentação variada que contenha as vitaminas, os minerais e os nutrientes necessários para crescer e desenvolver-se com felicidade, energia e alegria.

Qual ração das ao teu cão? A sua dieta inclui cereais? Em qual percentagem?  O teu animal de estimação está saudável, forte e cheio de energia? Gosta do sabor da sua comida habitual?

« Anterior

O que causa stress em cães e gatos

Como tratar a dermatite em cães

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.