O leite é bom para os gatos?

Quando pensamos num gato, vem-nos sempre à cabeça a imagem de um gatinho a beber leite de uma tigela. Mas… o leite é realmente bom para os gatos? Pode ser prejudicial para a sua saúde? Devemos dar leite ao nosso gato? E, em caso afirmativo, podemos dar-lhe leite de vaca? E queijo ou iogurtes?

Neste artigo, não só responderemos a estas e outras perguntas sobre o leite para gatos como também explicaremos o porquê de tudo.

Antes de mais podemos adiantar que, o leite, não é um alimento completo e equilibrado e que os gatos não podem obter dele todos os nutrientes que necessitam. Mas, podes ter a certeza que, quase qualquer gato, ficará louco se lhe deres um pratinho com leite, porque eles adoram.

O leite é bom para gatos bebés?

Claro! Os gatos necessitam de leite para que possam crescer e desenvolver-se de forma saudável, mas, não de um leite qualquer, apenas do leite da sua mãe. E, no caso de não ser possível por escassez de leite materno, por serem gatos abandonados ou órfãos, devem tomar um leite de substituição especial, similar ao materno, mas nunca leite de vaca. Ainda assim, nenhum preparado será tão bom como o leite materno, que assegura que o gatinho tenha um sistema imunológico forte e não fique doente. Pelo que, sempre que seja possível devemos tentar que os gatinhos se alimentem do leite da sua mãe.

Portanto, para além de importante, o leite é essencial para os gatos bebés durante a sua etapa de crescimento. Devem tomá-lo desde o nascimento até cumprirem 4 semanas de idade, quando poderão começar a comer latinhas ou comida húmida para cachorrinhos. Depois do desmame, não necessitam voltar a tomar leite.

Leite de substituição para gatos

O leite de substituição é o alimento que se deve dar aos gatinhos órfãos, que não se podem alimentar do leite da mãe. Também se utiliza quando o leite da mãe é de má qualidade, quando é uma ninhada muita grande e não há leite suficiente para todos ou quando uma das crias está mais débil que as restantes.

Este leite contém colostro, o primeiro leite que os gatinhos recebem da mãe, cheio de nutrientes e anticorpos naturais que fortalecem o sistema imunitário. Também pode ser enriquecido com outras vitaminas e minerais, bem como ácidos gordos essenciais para contribuir para o correto desenvolvimento do cérebro e da visão.

Na Tiendanimal, podes encontrar diversas marcas de leite com as quais podes alimentar um gatinho órfão para que possa crescer saudável, como SanDimas, lactadiet ou Criadores.

O Leite é bom para gatos adultos?

Os gatos adultos não necessitam de beber leite e, para além disso, muitos deles não são capazes de digeri-lo o que lhes provoca problemas gástricos, como vómitos.

Os gatinhos têm uma enzima digestiva, que se encontra no intestino delgado, que é a responsável por decompor a lactose presente no leite, para que o possam digerir bem. Chama-se Láctase. À medida que crescem e se tornam adultos, perdem esta enzima e, com ela, a capacidade de digerir o leite. Isto pode criar intolerância e causar problemas digestivos como gases, vômitos, diarreias, inchaço e dor de estômago. É conhecido, nas pessoas, como intolerância à lactose.

É por isto que o leite de vaca para gatos adultos está completamente desaconselhado, uma vez que contém um alto nível de lactose. Os leites especiais para gatos, utilizados como alimento complementar ou como um prémio, têm um baixo nível de lactose para favorecer a digestão e não danificar o seu estômago. Desta forma, se queres satisfazer o teu gato com o que ele mais gosta, podes fazê-lo com estes preparados especiais, sem prejudicar a saúde dele. Na Tiendanimal podes encontrar diferentes marcas como Ultima, Whiskas ou GimPet para mimar o teu pequenito sem preocupações.


Então… respondendo às perguntas sobre leite para gatos:

  • O leite é bom para gatos? Não é mau, mas eles não necessitam dele nem deve ser a sua alimentação habitual, excetuando o leite materno durante as primeiras semanas de vida, que é imprescindível para um crescimento saudável.
  • Pode ser prepucial para a sua Saúde? Se o gato for intolerante à lactose, sim, uma vez que vai provocar-lhe problemas digestivos e mal-estar.
  • Devemos dar leite ao nosso gato? Não tens que dar-lhe, mas, se ele gostar, podes oferecer-lhe como prémio ocasionalmente e em pequenas quantidades.
  • Podemos dar-lhe leite diariamente? Não.
  • Podemos dar-lhe leite de vaca? É melhor evitar e dar-lhe um leite específico para gatos como Ultima ou Whiskas que se adaptam às necessidades nutricionais e com as quais iremos garantir que se sente bem.
  • E queijo ou iogurte? Sim, em pequena quantidade e, se o gato for intolerante à lactose, que sejam sem lactose.

Leite de vaca para gatos

Em resposta se o leite é bom para gatos, temos que falar sobre o leite de vaca, já que é o que de modo comum lhes oferecemos por desconhecimento.

Como já falamos, o leite de vaca contém um alto nível de lactose, que pode provocar intolerância. Mas, para além disso, também é pobre em proteínas e lípidos e tem muita gordura. Pelo que, utilizá-lo como alimento para um gatinho poderá não só causar-lhe alterações digestivas, mas, além disso, não permitir o seu crescimento saudável. O mesmo se aplica ao leite de vaca integral, meio gordo, portanto, não se deve usar nenhum deles.  

Resumindo, O leite é bom para os gatos? Não é mau mas também não é necessário. Se o teu gato não tem intolerância à lactose, podes oferecer-lhe algum alimento lácteo como o leite, iogurte natural ou queijo fresco, mas sempre em pequenas quantidades e como prémio ocasional. Porém, é sempre preferível escolhê-los sem lactose e sem açúcares.


Deixamos-te com estes artigos que te podem interessar:

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Esterilização e castração de furões

O cio nas gatas

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.