O cio nas gatas

,

A tua gata anda mais mimosa que o normal e mia o tempo todo? Se a resposta for afirmativa deves ler este artigo porque de certeza precisarás saber mais sobre o cio nas gatas.

A seguir vamos falar de tudo o que precisas saber sobre o cio nas gatas, explicaremos as fases do cio e daremos alguns conselhos para que passem esses dias da melhor forma possível.

Quais são as fases do ciclo reprodutivo das gatas?

1.    Proestro: Dura 1-3 dias. A tua gata estará mais carinhosa ou rabugenta contigo, contudo começará a demostrar interesse por buscar um macho e começará a miar mais do que o normal para atrai-lo, pode marcar com urina, mas ainda não aceitará a o macho.

Desenvolvem-se os folículos ováricos e aumentam o nível de estrógenos, que são as hormonas encarregadas da mudança de conduta.

2.    Estro: Na ausência do macho este período tem uma duração de 10 a 14 dias, e o intervalo de tempo entre dois estros consecutivos é de 2 a 3 semanas. Caso contrário, na presença de um macho, esta fase durará de 4 a 7 dias, e a fêmea se mostrará recetiva na sua fase intermediária.

Durante aproximadamente 6 dias verás que mia quase de forma constante, devido a que está totalmente disposta a aceitar o macho, ladeia o rabo e aceita o acasalamento.

Os sinais são similares aos do proestro, mas mais exagerados, grudará o ventre e o peito ao chão para mostrar os seus genitais, demandará mais carícias, esfregará a sua cara e ficará entre as tuas pernas. Pode começar a urinar com mais frequência.

Os folículos ováricos aumentam de tamanho e se produzem mais estrógenos. Se não acasala com o macho a gata não ovulará.

3.    Metaestro: 8-15 dias. Período sem atividade sexual entre um cio e outro. Caso a gata tenha sido cruzada e tenha ovulado, mas não tenha ficado grávida, entrará na etapa do diestro, que durará uns 45 dias.

4.    Anestro: 60-120 dias. não há atividade sexual entre estações reprodutivas.

O que tem de especial a ovulação na gata?

A gata tem uma espécie de ovulação induzida, e por este motivo acontece normalmente 24-48 horas depois da cópula. Contudo, algumas fêmeas podem ovular em resposta à estimulação táctil da zona lombar, que pode ser causada por outra fêmea ou até mesmo o proprietário.

As gatas que ovulam sem necessidades de cópula terão um maior risco de piometra e outras patologias. Portanto, sempre recomendamos a esterilização precoce se não desejas ter ninhadas.

Quanto dura o cio de uma gata?

Normalmente o cio nas gatas costuma durar uns 6-7 dias e pode repetir-se a cada 10-14 dias.

Caso acasale observarás que desaparece em umas 24/48 h.

As felinas são poliéstricas estacionais, o que significa que apresentam vários cios seguidos dentro da sua estação reprodutiva (6-7 meses de duração).

Quando terá o primeiro cio a minha gata e a cada quanto tempo acontece?

A importância da luz

Na realidade o que mais influencia no surgimento do cio nas gatas é o habitat e a luz. Por regra geral, costumam alcançar a puberdade entre os 6-9 meses de idade e como dado importante vale destacar que, as raças de pelo curto costumam ser mais precoces que as de pelo longo.

Portanto, a luminosidade é muito importante, pois é necessário pelo menos 12 horas de luz diária para que tenha o cio.

Além disso, as gatas de rua normalmente entram no cio desde finais de inverno até princípios de verão, devido a que os dias começam a ser mais longos. Entretanto, deves ter em conta que as gatas de casa, ao estar exposta a luz artificial de forma normal, podem apresentar o cio em qualquer época do ano.

Como curiosidade, se tens várias gatinhas em casa, a liberação de feromonas fará com que os seus ciclos se sincronizem, ou seja, todas entram no cio mais ou menos ao mesmo tempo.

Conselhos para que a tua gata se encontre bem durante o cio

Precisará uma dose extra de carinho

Durante esses dias a tua melhor amiga estará um pouco mais estressada e inquieta, como consequência do seu estado hormonal. Ora bem, não te deves preocupar, mas sim convém ter algumas pautas para fazer com que seja o mais fácil possível para todos.

-Em primeiro lugar, lembra manter a sua caixa de areia sempre o mais limpa possível.

-Podes escová-la e fazer mais carícias, pois ela tentará que lhe prestes mais atenção e pedirá mais mimos.


-O uso de feromonas, tipo Feliway podem ser de grande ajuda, já que conseguirão fazer com que se sinta mais relaxada, mas lembra de consultá-lo antes com o teu Veterinário/a.


Com tudo o que já saber sobre o cio das gatas já estás mais preparado para passar esses dias da melhor forma possível.

Falsas crenças sobre o cio nas gatas

Provavelmente já ouviste muitos mitos sobre o cio, como por exemplo que os animais precisam criar pelo menos uma vez na vida. Desde a equipa de veterinários da Tiendanimal queremos desmentir essa afirmação, de facto aconselhamos esterilizar os animais de estimação o antes possível, uma vez tiverem atingido a sua maturidade, para evitar assim que possam desenvolver problemas como infeções uterinas ou tumores mamários malignos, entre outros.

E se quiseres aprender mais sobre os animais, não te esqueças de visitar o nosso blog. Por exemplo, para conhecer os transtornos reprodutivos em cães e gatos.

« Anterior

O leite é bom para os gatos?

Como cuidar do teu rato?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.