Como cuidar do teu rato?

Se queres saber como cuidar do teu rato, neste artigo damos-te todas as chaves. Este pequeno animal tem cada vez mais adeptos, pois o seu carisma e simpatia não passam despercebidos. Queres conhecê-lo melhor? Aqui contamos-te tudo. 

A origem do rato

O rato costuma ser encontrado nas estepes e semi-desertos de Espanha, África e algumas zonas asiáticas. Na atualidade, encontra-se praticamente em qualquer lugar e adapta-se a conviver com a presença do homem. 

Para saber como cuidar do teu, deves ter em conta o seguinte: 

Características principais do rato: 

  • A sua esperança média de vida é curta: não costuma superar os 3 anos.
  • É um roedor de tamanho aproximado a 17-20cm e um peso de 13 a 34g.
  • Identificar o seu sexo é simples, a partir das 4-6 semanas de vida: o macho apresenta uma protuberância na base da cauda e na fêmea as suas mamas são mais proeminentes.

Temperamento do rato 

  • É muito dócil e geralmente tem carácter.
  • Ao ser um animal com tendência a marcar território, não se aconselha a ter na mesma jaula exemplares machos e fêmeas, pois podem existir brigas entre eles.
  • O rato macho é muito inteligente, mas não tanto como o rato fêmea.
  • Não é agressivo nem costuma morder, a menos que o aleijem diretamente.
  • Devido ao facto de ser um roedor sociável, o melhor é adquirir um par do mesmo sexo, se não queres ter muitas crias em pouco tempo. Reproduzem-se muito rápido!
  • É um animal noturno, pelo que durante o dia estará pouco ativo.

A alimentação do rato 

Em primeiro lugar dizemos-te que, o rato é um animal omnívoro, quer dizer, que é capaz de comer praticamente de tudo, mas, não deves dar-lhe qualquer coisa, a sua saúde em primeiro lugar!! Para mantê-lo em perfeito estado durante toda a sua vida e ajudá-lo a crescer forte e saudável, deves fornecer-lhe uma dieta completa e equilibrada.  

Encontrarás rações específicas para ratos que lhe proporcionarão os nutrientes necessários. Também podes acrescentar uma mistura de sementes, mas, atenção, este pequenote é muito seletivo e preferirá as sementes, pelo que não deves colocar em excesso. 


Frutas que podes dar ao teu rato

  • Maçã
  • Pera
  • Melão
  • Coco fresco
  • Ameixa
  • Romã

Verduras aptas para o teu rato

  • Cenoura
  • Aipo
  • Brócolos
  • Couve flor 

Também é importante manter a sua água sempre limpa e sempre à disposição. O melhor é que coloques um bebedouro especial para roedores e o mudes com frequência para evitar a acumulação de microrganismos que possam ser nocivos para o teu melhor amigo. 

A jaula

Antes de optar por uma gaiola, deves pensar nas necessidades do teu animal de estimação e saber que esta será a sua casa, onde passa a maior parte do seu tempo. É por este motivo que é importante adquirir uma em que possa disponibilizar espaço suficiente para a realização da sua atividade, idealmente podendo diferenciar as áreas de descanso, alimentação e exercício / brincar. Também podes enriquecer o ambiente colocando brinquedos e lanches para roer, ele vai gostar muito! 

Além disso, não te podes esquecer de colocar uma casinha onde ele possa esconder-se e passar horas a relaxar, nem de colocar túneis e passagens por onde correr.

As medidas dependem do número de ratos que viverão nela, mas geralmente um de 30x 60 cm será suficiente para dois indivíduos, embora se puderes colocar uma maior, eles ainda terão mais espaço para se mover e explorar.


Por último, deve ter uma boa ventilação e é aconselhável colocá-la numa zona sossegada da casa, mas em que o teu rato se possa habituar à presença de pessoas, assim ficará mais dócil e afetuoso.

Cama ou substrato

Substratos como papel de prensagem, aparas de madeira ou aparas de milho são normalmente os mais usados.

Nunca uses produtos à base de cedro ou madeira de pinho, pois são muito tóxicos. Da mesma forma, a areia para gatos não é recomendada, pois pode soltar o excesso de poeira que danifica o trato respiratório do teu pequenote.

Higiene

Por fim, para cuidar do teu pequeno e da sua saúde, é imprescindível manter uma higiene perfeita e limpar bem a sua gaiola pelo menos uma vez por semana, ou seja, é necessário retirar todos os seus objetos, lavá-la com cuidado e renovar a sua cama. Na nossa loja online Tiendanimal encontrarás produtos de limpeza ideais para isso.


Agora que já sabes cuidar do teu reto e ser o seu melhor companheiro, estás mais do que preparado?E se quiser saber mais sobre roedores, especificamente hamsters, aqui contamos-te tudo!

Licenciada em Veterinária pela Faculdade de Córdoba em 2014.

Desde sempre tenho estado envolvida em todo o tipo de atividades com animais e os meus animais de estimação são a minha paixão.

Muito consciente com o meio ambiente e a natureza. Acredito que entre todos, podemos conseguir um mundo melhor, e graças à Tiendanimal posso contribuir para isso.

« Anterior

Como socializar um cão?

As carraças em gatos

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.