Soluções para se livrar das pulgas num gato

, ,

Se descobriu que o seu gato tem pulgas, é uma boa ideia começar a removê-las imediatamente para evitar que se espalhem. A forma mais eficaz de as combater é utilizar produtos recomendados pelo seu veterinário, mas no artigo de hoje vamos discutir outras opções no caso de não ter nenhum à mão e como lidar com uma pulga.

No nosso artigo Como são as pulgas? aprenderá a reconhecê-las.

Se o seu gato for afetado por este tipo de insetos, recomendamos que visite um veterinário para que estes insetos sejam removidos e receba instruções sobre como erradicar os parasitas. Claro que é importante lembrar que a prevenção é o melhor aliado, por isso é fundamental usar coleiras, pipetas e sprays durante todo o ano, bem como desparasitação interna.

Se procura mais informações ou recomendações, não perca este artigo com os melhores tratamentos antiparasitários para cães e gatos.

Dito isto, em casos de emergência ou excecionais, existem alguns métodos caseiros, mas nunca substituirão uma visita ao veterinário, apenas em casos de necessidade.

Como eliminar as pulgas de um gato adulto com ingredientes naturais

Existem alguns remédios caseiros que pode experimentar se descobrir que o seu gato tem pulgas. Alguns dos mais eficazes são:

  • Óleos essenciais: Misture um pouco de óleo de lavanda ou de citronela no seu champô antipulgas.
  • Camomila: Uma infusão de camomila é um bom remédio para as pulgas nos gatos. Ferva água com camomila, coe a infusão e mergulhe um pano no líquido. De seguida, aplique o pano na pele do gato.
  • Limão: Para remover as pulgas do seu gato, misture partes iguais de água e sumo de limão. Adicione o líquido a um frasco de spray e pulverize a mistura no gato.
  • Vinagre: Adicione partes iguais de vinagre ao champô e ao banho do seu animal de estimação para remover as pulgas.

Como eliminar as pulgas de um gato bebé com remédios caseiros

Quando as pulgas atingem um gato bebé, a situação é mais preocupante porque este é mais vulnerável e sensível do que os gatos adultos.

Deve ter especial cuidado ao tratar os problemas de saúde de um gato bebé, porque não pode utilizar os mesmos produtos que utiliza quando ele é adulto ou mais velho. Deve dirigir-se a um veterinário como primeira escolha, um profissional saberá como aconselhá-lo.

Lembre-se, a prevenção é fundamental. Recomendamos-lhe que leia o nosso guia sobre a desparasitação dos gatinhos.

Como já foi referido, pode recorrer a estes ingredientes em caso de necessidade urgente:

Álcool

Um remédio para se livrar das pulgas nos gatos bebés é o álcool. Para o utilizar, mergulhe um cotonete num pouco de álcool. Quando vir uma pulga, pressione-a e esfregue-a ligeiramente com o cotonete. Depois, pegue nela e deite-a num copo de álcool para a remover definitivamente. Repita o procedimento até que o gatinho esteja livre de pulgas.

Vinagre de maçã

Este produto pode ser usado para remover pulgas de um gato, mas é uma solução que não as elimina completamente, mas força-as a saltar para outra área do corpo. Misture vinagre de maçã e água num frasco de spray. Depois humedeça o seu gato com o líquido e escove-o suavemente. Volte a aplicar a mistura ao fim de três dias.

Vaselina

Este remédio pode ser utilizado durante a escovagem do gato. Ao escovar o gato com um pente especial para pulgas, pode colocar um pouco de vaselina sobre o parasita para o imobilizar e facilitar a sua remoção.

Para além de tratar o seu animal de estimação, é importante tratar o ambiente especificamente para as pulgas. Estes insetos podem fazer os seus ninhos em qualquer lugar onde o seu gato tenha estado, como no sofá ou na carpete. O melhor é fazer uma limpeza completa para desinfetar.

Pode fazer o seguinte, entre outras coisas:

  • Lave as alcatifas e os tapetes a uma temperatura mínima de 60 °C.
  • Aspire com muita frequência e retire o saco ou esvazie o recipiente após cada utilização.

Tal como é ideal que o seu gato tenha sempre uma pipeta, um spray ou uma coleira extra em casa para não ser surpreendido, deve ter produtos antiparasitários para a limpeza da sua casa.

Para concluir e completar a informação sobre este tema, recomendamos-lhe os seguintes artigos:

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

As 5 melhores rações naturais para cães

O que é que um bichón maltês come? Dieta e melhor alimentação

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.