Como tirar as pulgas de um gato?

As pulgas são pequenos insetos que podem pular no corpo do teu animal de estimação. Normalmente se encontram em entornos húmidos e cálidos. Se moras em um contexto com essas características, é importante prestar atenção e conhecer as diferentes maneiras que existem para eliminar as pulgas dos gatos.

Se tiveres detectado que o teu gato tem pulgas, é conveniente que comeces a eliminá-las desde o primeiro momento para evitar que se espalhem. Para lutar contra elas, podes utilizar alguns remédios caseiros ou, se preferires, aplicar alguns produtos que vão te ajudar a terminar com o problema.Vamos te ensinar algumas das opções que existem:

Como tirar as pulgas de um gato passo a passo

Existem alguns remédios caseiros que podes fazer se detectares que o teu gato tem pulgas. Alguns dos mais eficazes são:

  • Óleos essenciais: mistura um pouco de óleo de lavanda ou citronela com o champô antipulgas.
  • Camomila: uma infusão de camomila é um bom remédio para eliminar pulgas em gatos. Coloca água com camomila para ferver, coa a infusão e molha um pano com o líquido. Depois disso, aplica o pano sobre a pele do teu gato.
  • Limão: para tirar as pulgas do teu gato, mistura água com sumo de limão em partes iguais. Adiciona o líquido em uma garrafa com pulverizador e borrifa o teu gato.
  • Vinagre: adiciona vinagre ao champô em partes iguais e dá banho no teu animal de estimação para eliminar as pulgas.

Além disso, é importante que realizes um tratamento específico no entorno para eliminar as pulgas. Estes insetos podem se assentar em qualquer lugar onde o teu gato tenha estado, como o sofá ou o tapete. O mais recomendável é que comeces uma limpeza profunda para desinfetar. Algumas coisas que podes fazer são:

  • Lavar mantas e tapetes, como mínimo a 60º. 
  • Passar o aspirador de pó com frequência e eliminar o saco ou esvaziar o depósito após o uso.
  • Utilizar spraysantiparasitas para borrifar no teu lar.

Como tirar as pulgas de um gato bebê

Quando as pulgas afetam um gato bebê, a situação é mais preocupante porque são mais vulneráveis e sensíveis do que os adultos. É preciso ter um cuidado especial na hora de tratar os problemas de saúde, porque não podes usar os mesmos produtos de quando são mais velhos.

Se o teu gato for afetado por este tipo de insetos, existem alguns remédios caseiros que podes realizar. Se não conseguires o resultado desejado, aconselhamos que visites um veterinário para que proceda com a eliminação destes insetos. Alguns dos remédios caseiros para tiras as pulgas de um gato bebê são:

Banho com água e sabonete

O momento do banho é delicado, principalmente quando o gato é bebê. Por isso, é conveniente que consultes um veterinário e que leves em consideração algumas coisas:

  1. Não submergir o teu gato debaixo d’água. Enche com um pouco de água a pia ou uma pequena bacia e coloca o teu gato dentro. Humedece a sua pele, aos poucos, com delicadeza. Evita molhar a zona da cabeça.
  2. Aplica um champô especial para gatinhos.
  3. Utiliza um pente específico para eliminar pulgas. Quando vires alguma, coloca-a em um frasco com água muito quente e um pouco de champô.
  4. Enxágua o teu gatinho, seca-o e cobre-o com uma toalha para que entre em calor.

Álcool

Um remédio para eliminar pulgas em gatos bebês é o álcool. Para empregá-lo, molha um cotonete com um pouco de álcool. Quando vires uma pulga, pressiona e esfrega ligeiramente o cotonete sobre ela. Depois disso, pega e joga-a em um copo com álcool para eliminar definitivamente a pulga. Repite o procedimento até que o teu gatinho esteja livre das pulgas.

Vinagre de maçã 

Este produto serve para tirar as pulgas de um gato, mas é uma solução que não as elimina completamente, mas as obriga a pular para outro território corporal. Para aplicá-lo, mistura vinagre de maçã e água em uma garrafa com borrifador. Depois, molha o teu gato com o líquido e realiza uma escovação suave. Aplica de novo a mistura três dias depois.

Vaselina 

Este remédio serve para o momento da escovação. Quando fores escovar o teu gato com um pente especial para pulgas, pega um pouco de vaselina e coloca-a por cima do parasita para imobilizá-lo e para que seja mais fácil a sua eliminação.

Produtos destacados 

Outra das opções que tens para remover as pulgas de um gato é recorrer a produtos específicos. Para utilizar alguns deles, é recomendável falar previamente com o veterinário. Vamos te apresentar alguns dos produtos que podes encontrar:

  • Pipetas: são fáceis de aplicar e são muito eficazes. Devem ser aplicadas sobre a linha dorsal do gato e atuam na eliminação das pulgas.
  • Coleiras: integram inseticidas que repelem e eliminam estes insetos. A sua duração de uso é de aproximadamente 3 meses.
  • Comprimidos: são uma alternativa eficaz quando os produtos anteriores provocam reações. Além disso, a sua vantagem é que podem fazer efeito sobre parasitas externos e internos.
  • Champôs e escovas: os champôs são sabonetes que ajudam a terminar com o problema das pulgas. As escovas contam com um desenho especial para caçar as pulgas e conseguir extraí-las do corpo do gato.

Recomendamos-te alguns artigos que podem ser do teu interesse: 

Lembra que a prevenção é a melhor forma de proteger o teu animal de estimação diante dos parasitas e das doenças que transmitem. Por isso, é importante que sigas o protocolo de desparasitação e que saibas como e quando fazê-lo para que esteja sempre protegido. Desta forma, vais evitar ter que tirar as pulgas do teu gato.

Confere este último artigo sobre a desparasitação nos gatos, para que tenhas toda a informação necessária.

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Quantos anos vive um coelho?

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.