O que é que um bichón maltês come? Dieta e melhor alimentação

,

O bichón maltês é uma das raças mais populares e queridas atualmente. É um cão pequeno, de pelo liso e branco, que se caracteriza pela sua natureza alegre, social, afectuosa e brincalhona. Mas também se destaca por ser um cão calmo e muito obediente. Não é de estranhar que esta raça seja uma das favoritas entre os amantes de cães, porque, para além de ter um carácter excecional, parecem verdadeiros brinquedos de peluche.

Devem ser tidos em conta os cuidados especiais com a raça, como a escovagem diária e a limpeza dos canais lacrimais, uma vez que são propensos a nós e à acumulação de pestanas e manchas à volta dos olhos. 

Além disso, é importante saber o que dar a um bichón maltês, pois uma alimentação correcta é essencial para uma boa saúde. O brilho e a beleza do seu pelo branco dependem principalmente de uma alimentação correcta. 

Neste artigo, explicamos-lhe o que um bichón maltês pode comer, qual a quantidade de comida adequada e qual a melhor ração para esta raça.

O que é que o bichon maltês pode comer?

Para além da ração e da comida húmida, pode estar a perguntar-se o que come um bichón maltês. A base da sua alimentação deve ser sempre uma ração de qualidade, mas isso não significa que, de vez em quando, não lhe possamos dar outros tipos de alimentos, como um pedaço de carne, desde que não tenha ossos.

Há também muitos frutos que podem ser saudáveis para o seu animal de estimação, como maçãs, bananas, mirtilos, alperces, morangos, manga, melão e papaia. Além disso, os legumes também são uma boa adição à dieta, especialmente ervilhas, cenouras, feijão verde, batatas em pequenas porções e folhas verdes de salada.

Por outro lado, não deve habituá-los a comer comida caseira e deve evitar os enchidos, os lacticínios e o chocolate, que são prejudiciais para a saúde. Além disso, deve evitar demasiados petiscos e guloseimas para prevenir a obesidade.

A obesidade é um problema que afeta mais de um terço dos cães em Espanha. Leia o nosso artigo ” Obesidade em cães: o que pode fazer” para saber mais sobre as causas mais comuns e como preveni-la.

Dieta recomendada para um bichón maltês

De acordo com os veterinários e especialistas, a dieta do Maltês deve consistir principalmente em alimentos secos. A ração é muito saborosa e fá-lo mastigar a comida, o que evita a formação de tártaro e mantém as suas gengivas saudáveis. 

Lembre-se que os dentes do Maltês são a sua fraqueza, por isso é importante cuidar deles.

A comida húmida é também uma boa opção para cães que não conseguem mastigar bem devido à idade ou a doença, e nos casos em que é necessária uma humidade extra. Por isso, é altamente recomendado em combinação com alimentos húmidos, especialmente no verão.

No entanto, é sempre preferível escolher uma alimentação o mais natural possível, sem cereais nem aditivos.

Se quer saber qual é a melhor ração natural para cães, não perca este post.

Outro ponto muito importante na escolha do alimento para o seu bichon maltês é a idade do cão. Os alimentos são formulados para satisfazer as necessidades nutricionais das diferentes fases da vida do seu cão: cachorro, adulto e sénior. 

Se o seu bichon tiver menos de 10 meses de idade, é importante escolher um alimento para cachorros que o ajude a crescer e a desenvolver corretamente os seus músculos e ossos. Da mesma forma, quando o seu animal de estimação passa da idade adulta para o estatuto de sénior, normalmente por volta dos 9-10 anos de idade, deve considerar um alimento que satisfaça as suas necessidades específicas durante esta fase da vida.

A melhor alimentação para bichóns malteses

Para que o seu cão seja saudável, tem de lhe dar a melhor comida, a que está adaptada às suas necessidades. Existem inúmeras marcas de alimentos para cães; o importante é prestar atenção à composição e à qualidade dos ingredientes para fazer a escolha certa.

A comida do bichón maltês deve ser rica em carne e proteínas; uma percentagem adequada é de cerca de 30% e 18%, respetivamente. Certifique-se de que a marca que escolher contém pelo menos estas quantidades. Deve também ser rica em fibras para melhorar a digestão e evitar a obstipação.

O melhor alimento para um cachorro poodle maltês

A partir das 8 semanas de idade, os cachorros podem ser desmamados e alimentados apenas com alimentos secos.

Nesta fase, o melhor alimento para o Maltês é o específico para cachorros, com pequenos croquetes que o cachorro pode digerir sem problemas e elaborado com uma fórmula completa e equilibrada que contém todos os nutrientes necessários para um desenvolvimento correto. Não se esqueça que o crescimento acelera durante o primeiro ano de vida.

CRIADORES:

A Criadores tem vários tipos de alimentos especialmente desenvolvidos para apoiar o desenvolvimento do seu cachorro. Elaborado com ingredientes naturais seleccionados de primeira qualidade. Rico em proteínas de qualidade e ómega 3 e 6 para fortalecer o sistema imunitário e manter a pele e o pelo saudáveis. Os croquetes são também altamente digeríveis e têm o tamanho certo para uma mastigação fácil.

ROYAL CANIN PUPPY MINI:

Este alimento rico em proteínas e em energia reforça o sistema imunitário e favorece a saúde digestiva do seu cão. A sua textura previne a formação de tártaro e os problemas dentários. Ideal para cachorros malteses entre os 2 e os 10 meses.

AFFINITY ADVANCE ACTIVE DEFENSE PUPPY MINI:

Um alimento completo premium da Advance, especialmente desenvolvido para cachorros entre os 2 e os 8 meses, contendo tudo o que o seu cachorro necessita durante esta importante fase de crescimento. Rico em ácidos gordos ómega 3 que contribuem para o desenvolvimento ótimo do sistema nervoso central, da visão e do processo de aprendizagem.

NATH PUPPY MINI POLLO:

Um alimento super premium de alta qualidade que promove um crescimento e desenvolvimento adequados, reforçando simultaneamente o sistema imunitário. Além disso, este alimento Nath é enriquecido com condroitina e glucosamina para ajudar a manter ossos e articulações saudáveis.

SALVAJE ORIGINAL:

A Salvaje oferece-lhe este alimento saudável e completo, desenvolvido por veterinários e concebido especialmente para cães com menos de 1 ano de idade. Uma combinação sem cereais de ingredientes naturais da mais alta qualidade que dá ao seu cão maltês a energia de que necessita para crescer forte e saudável.


A melhor comida para um maltês adulto

O melhor alimento para um maltês adulto é aquele que não contém grãos ou aditivos. Sendo de tamanho pequeno, este tipo de cão não necessita de um elevado teor de proteínas, uma vez que não costuma fazer muito exercício. Além disso, tem tendência a engordar entre os 5 e os 7 anos, o que pode levar à obesidade. Por este motivo, é muito importante evitar alimentos de baixa qualidade à base de cereais e proteínas vegetais, que não o ajudam a ter um pelo brilhante.

CRIADORES:

Uma das melhores opções é o alimento Criadores para bichon maltês adultos, que proporciona uma nutrição óptima, personalizada de acordo com as necessidades específicas da raça. Foram concebidos para cães adultos de pequeno porte e são altamente palatáveis.

Com uma elevada proporção de carne fresca, ingredientes naturais e sem produtos de cereais, favorecem uma digestão saudável e são adequados para cães com sensibilidades alimentares. Além disso, contêm ácidos gordos ómega 3, prebióticos e são produzidos em Espanha, garantindo a saúde e o bem-estar do seu animal de estimação de forma natural e equilibrada.

ROYAL CANIN MALTÊS ADULTO BICHON:

A Royal Canin desenvolveu este alimento especialmente para o Maltês, perfeitamente adaptado às suas necessidades. Rico em ácidos gordos sulfurados e ómega 3 e 6 para criar uma barreira protetora na pele e promover uma pelagem saudável. Mas também aminoácidos e antioxidantes para reforçar o sistema imunitário.


A melhor alimentação para um maltês mais velho

O melhor alimento para um Maltês mais velho é de baixas calorias e em porções mais pequenas, que também pode ser combinado com comida húmida enlatada. Por volta dos 10 anos de idade, o metabolismo destes cães muda e eles já não são tão activos como antes, correndo menos e dormindo mais. Por conseguinte, precisa de uma nova dieta. 

Além disso, a partir dos 7-8 anos de idade podem começar a perder alguns dentes devido à acumulação de tártaro e placa bacteriana, pelo que também é recomendável combinar a sua dieta com um alimento húmido com baixo teor de gordura. Hoje em dia, existe uma vasta gama de alimentos de qualidade especificamente concebidos para cães mais velhos, como Criadores e Royal Canin, que têm fórmulas ricas em colagénio para prevenir problemas nas articulações e reduzir o desgaste da cartilagem. Mas também ómega 3 e 6 e ácido hialurónico para controlar a resposta inflamatória.

CRIADORES MAIS SÉNIOR:

Un pienso natural superpremium especialmente indicado para perros con tendencia a engordar, elaborado principalmente a base de carne de pollo y arroz. Ayuda a cuidar la salud articular, dental e intestinal, y contribuye a retrasar los signos del envejecimiento y a fortalecer el sistema inmunitario.

ROYAL CANIN MINI 12+ ENVELHECIMENTO:

Desenvolvido para apoiar o envelhecimento saudável em raças de cães pequenos, como o maltês. Este alimento é rico em nutrientes que apoiam a saúde dentária, a pelagem e a função renal, para que o seu cão possa desfrutar da melhor saúde possível na última fase da sua vida. Com baixo teor de gordura e rico em aminoácidos e antioxidantes que apoiam as defesas naturais do seu cão.

PLANO CIENTÍFICO HILL’S LIGHT MATURE ADULT:

O alimento Hill’s de alta qualidade e baixo teor calórico é ideal para cães castrados, mais velhos ou menos activos e com tendência para engordar. Contém também ácidos gordos essenciais para manter a pele e o pelo saudáveis e antioxidantes para reforçar o sistema imunitário.

SALVAJE ORIGINAL SENIOR:

Concebido para cães mais velhos com atividade física normal a moderada, garantindo uma saúde óptima e dando-lhes a energia de que necessitam para a vida quotidiana. Além disso, o alimento ajuda a controlar o aumento de peso e o alimento seco apoia a saúde dentária e a digestão.

DOGZILLA SENIOR LIGHT:

Este é um alimento sem açúcar e com poucas calorias da Dogzilla, desenvolvido para cães mais velhos com tendência para o excesso de peso e obesidade. É rico em antioxidantes e ácidos gordos ómega 3 e 6 que ajudam a nutrir o pelo e a pele.

Quantidade de comida para um bichón maltês

Está a pensar quanto é que um maltês deve comer? A quantidade de comida que um maltês deve comer depende da idade, do peso e até da atividade física. Tal como nós, demasiada comida pode fazer com que o seu amigo peludo tenha excesso de peso. 

A dosagem correcta está sempre indicada no rótulo do fabricante. Idealmente, a ração diária recomendada deve ser dividida em 2 ou 3 porções. No entanto, se for um cachorro, é importante seguir as instruções do veterinário.

O Maltês é propenso a hipoglicemia, uma condição que pode baixar os níveis de açúcar no sangue, o que pode ser fatal. Pode ser causada por ansiedade, stress, excesso de esforço ou pouca comida.

A melhor maneira de manter o seu cão maltês saudável e feliz é através de uma dieta nutritiva e equilibrada. O tipo de alimento que escolher depende de uma série de factores, como a atividade, a idade, o estado de saúde e as preferências, mas é importante que seja o mais natural possível e não contenha ingredientes artificiais ou conservantes.

Perguntas frequentes sobre a alimentação dos bichóns maltês

O que devo fazer se o meu cão comer demasiado depressa?

A primeira coisa a fazer é procurar a razão pela qual o Maltês come tão depressa. Pode estar relacionado com a educação ou ser o resultado da sua própria experiência. No entanto, é aconselhável ensinar-lhe a comer corretamente, para que não engula a comida sem a mastigar e acabe por ter problemas de garganta, intestinos ou estômago. Nestes casos, pode utilizar comedouros automáticos e comedouros que desencorajem a gula.

Porque é que o meu maltês não come?

Se dermos demasiadas guloseimas ao nosso cão, ele pode não querer comer comida. Mas também pode ser que não goste da marca de comida que lhe dá, ou que tenha problemas dentários ou um problema gastrointestinal.

Se o seu Maltês continuar a perder o apetite, é importante contactar o seu veterinário.

Que alimentos é que um bichón maltês não pode comer?

Há alguns alimentos que nunca deve dar ao seu maltês, como sultanas, uvas, groselhas, frutos secos, abacates, ameixas, pêssegos, dióspiros, cerejas, lima, limão, laranja, batatas fritas, pipocas, café, chocolate, milho, cebolas, alho, leite e ossos.

Se quiser continuar a ler, não perca estes artigos sobre alimentação para cães que podem ser do seu interesse:

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Soluções para se livrar das pulgas num gato

Como escolher uma cama para o meu gato: tipos e quais são as melhores

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.