O que é que um Golden Retriever come? Dieta e melhores rações

,

No coração da vitalidade e da alegria do seu golden retriever está uma dieta equilibrada adaptada às suas necessidades únicas. Estes companheiros simpáticos e brincalhões merecem os melhores cuidados nutricionais para uma vida saudável e cheia de energia.

No entanto, é necessário ter em conta as necessidades individuais de cada fase. Os cachorros, os adultos e os seniores não têm as mesmas necessidades nutricionais.

Mas o que é que um golden retriever come e que quantidade de comida deve consumir por dia? Neste guia alimentar do golden retriever vai ficar a conhecer as necessidades nutricionais desta raça, qual a dieta mais recomendada e quais as melhores rações para golden retriever para cada fase da sua vida e de acordo com as suas necessidades individuais. Tome nota!

O que é que os golden retrievers podem comer?

Na dieta de um golden retriever, a variedade é essencial para garantir que recebe todos os nutrientes essenciais e que, para além de ser equilibrada, o seu fiel amigo gosta de comer. Neste sentido, os alimentos mais importantes que pode incluir na sua dieta são os seguintes:

  • Frango: uma fonte rica de proteínas de qualidade para favorecer o desenvolvimento muscular do seu golden retriever.
  • Peru: baixo teor de gordura e rico em proteínas essenciais.
  • Peixe e óleo de peixe: ricos em ácidos gordos ómega 3, sendo benéficos para a saúde da pele e do pelo. Além disso, melhoram a vitalidade do animal em geral.
  • Óleo de coco: para além de ser uma importante fonte de energia, é benéfico para a saúde da pele e para dar brilho e suavidade ao pelo.
  • Batata: é um alimento rico em fibras. É também uma fonte de energia de libertação lenta, que ajudará a manter o seu golden retriever ativo e com energia durante todo o dia.
  • Maçãs: têm poucas calorias e são ricas em fibras, o que as torna uma escolha deliciosa e saudável.
  • Mirtilos: destacam-se pelo seu elevado teor de antioxidantes, que ajudam a reforçar as defesas naturais do organismo.
  • Aveia: é fácil de digerir e fornece hidratos de carbono benéficos para uma dieta equilibrada.
  • Cenouras: promovem uma boa saúde oral, o que, juntamente com a sua textura estaladiça, as torna num petisco fantástico para dar como recompensa.
  • Abóboras: fornecem uma boa dose de fibras, o que favorece o processo digestivo.
  • Brócolos: fornece nutrientes extra e tem um índice calórico muito baixo, pelo que é também uma opção muito saudável para complementar a sua dieta.

É importante notar que alguns alimentos são prejudiciais para os golden retriever, como a cebola, o alho, as uvas, as passas e o chocolate. Além disso, os adoçantes artificiais, como o xilitol, e os alimentos muito gordos devem ser evitados, pois podem ser extremamente tóxicos. Mantenha estes alimentos fora do alcance e, em caso de ingestão acidental, consulte imediatamente o seu veterinário para garantir a saúde do seu amigo peludo.

Para mais informações, visite o nosso artigo com os alimentos proibidos para cães.

Dieta recomendada para um golden retriever

A dieta de um golden retriever deve ser composta por uma combinação equilibrada de proteínas de qualidade, gorduras saudáveis, hidratos de carbono complexos e uma boa variedade de frutas e legumes frescos. Desta forma, estará a zelar pela saúde e bem-estar do seu querido companheiro, não só diariamente, mas também a longo prazo.

Proteínas de qualidade:
Na dieta de um golden retriever opte por fontes magras como frango, peru, peixe e carne de vaca magra. A proteína contribui para o desenvolvimento e manutenção muscular, especialmente importante dada a energia caraterística desta raça.
Gorduras saudáveis:
As gorduras saudáveis são uma importante fonte de energia, fornecendo ao seu amigo peludo a energia de que necessita para o seu dia a dia. Óleos como o óleo de peixe ou o óleo de coco são excelentes escolhas, pois não só oferecem gorduras saudáveis, como também são benéficos para a pele e o pelo.
Hidratos de carbono complexos:
Embora os cães não necessitem de uma grande quantidade de hidratos de carbono, os hidratos de carbono complexos de alimentos como a batata, a aveia e o arroz integral fornecem energia a longo prazo e são facilmente digeridos.
Frutas e legumes frescos:
Os frutos e legumes frescos fornecem uma grande variedade de nutrientes e antioxidantes. As maçãs, as cenouras, os mirtilos e as abóboras são opções saudáveis e deliciosas. No entanto, como já indicámos, é importante evitar certos alimentos, como as uvas, que podem ser altamente prejudiciais para eles.

Com estes aspetos em mente, uma opção recomendada para alimentar um golden retriever são rações de alta qualidade, especificamente formuladas para satisfazer as necessidades nutricionais desta raça. Pode complementá-las com snacks para recompensar o seu golden retriever e mantê-lo motivado durante os períodos de treino.

melhor dieta para um cão golder retriever

A melhor ração para golden retriever

Para saber que ração dar a um golden retriever, tem de ter em conta vários aspetos: a sua idade, o seu tamanho e os problemas de saúde mais frequentes da raça. É importante dar-lhe um alimento de acordo com a fase em que se encontra, diferenciando entre comida para cachorros, comida para cães adultos e comida para cães seniores.

Também é importante escolher um alimento para cães de tamanho médio ou grande, uma vez que o seu corpo não precisa do mesmo que o corpo de um cão de raça pequena.

A melhor ração para um golden retriever é aquela que fornece uma nutrição equilibrada, é feita com ingredientes naturais de qualidade e é adaptada às necessidades nutricionais específicas de cada fase.

A melhor ração para um golden retriever cachorro

Os cachorros golden retriever necessitam de uma alimentação equilibrada que promova um desenvolvimento saudável durante esta fase de crescimento rápido.

A chave está numa alimentação que ofereça proteínas de alta qualidade para o desenvolvimento muscular, gorduras saudáveis para o sistema nervoso e a saúde da pele, e cálcio e fósforo adequados para o desenvolvimento ósseo. As vitaminas e os minerais também desempenham um papel crucial no reforço do sistema imunitário e na prevenção de deficiências nutricionais.

Algumas das melhores rações para um cachorro golden retriever são as seguintes:

CRIADORES FRANGO E ARROZ PARA CACHORROS DE RAÇAS GRANDES:

É uma ração completa e equilibrada da Criadores, especificamente concebido por veterinários para cachorros de raças grandes com mais de 25 kg e com idades compreendidas entre os 2 e os 24 meses. Com uma fórmula baseada em ingredientes de alta qualidade, equilibrada em gorduras e proteínas para um desenvolvimento saudável.

A ração Criadores Cachorros de Raça Grande apresenta-se sob a forma de croquetes de tamanho ótimo para que possam ser mastigados pelos golden retriever. Além disso, é facilmente digerida, contribuindo para um desenvolvimento saudável do sistema digestivo nesta fase, o que é essencial para o seu crescimento.

Contém cálcio e fósforo que favorecem a formação de um esqueleto forte, juntamente com um elevado teor de proteínas e gorduras que facilitam um crescimento adequado. O DHA contribui para o desenvolvimento do sistema nervoso, e os ácidos gordos ómega 3 e 6 ajudam a manter o pelo saudável e brilhante e contribuem para reforçar o sistema imunitário.

ROYAL CANIN PUPPY GOLDEN RETRIEVER:

A Royal Canin desenvolveu esta ração de alta qualidade especificamente formulada para satisfazer as necessidades nutricionais dos cachorros golden retriever entre os 2 e os 15 meses, contribuindo para um crescimento ótimo.

Apresenta um equilíbrio adequado entre proteínas e gorduras para promover um desenvolvimento muscular correto. Os croquetes de tamanho pequeno facilitam a mastigação.

Royal Canin Puppy Golden Retriever inclui condroitina e glucosamina para apoiar o desenvolvimento adequado das articulações, juntamente com uma proporção equilibrada de fósforo e cálcio para promover um bom desenvolvimento dos dentes e dos ossos.

Enriquecido com antioxidantes, vitaminas, minerais e ácidos gordos ómega 3, EPA-DHA, promovendo um sistema imunitário forte e um pelo hidratado e brilhante.

TRUE ORIGINS PURE PUPPY SALMÃO:

Ração sem cereais para cachorros da True Origins, especialmente formulada para uma digestão fácil e agradável. Elaborada com ingredientes naturais de primeira qualidade, destaca-se pelo seu conteúdo de salmão fresco, que além de ser delicioso para os cães, é uma importante fonte de proteínas, vitaminas e minerais essenciais para a sua saúde.

Além disso, o True Origins Pure Puppy Salmão também oferece benefícios importantes. O salmão, por exemplo, facilita o cuidado da pele e do pelo, fornecendo ácidos gordos Ómega 3 e Ómega 6. Contém alecrim e tocoferóis, antioxidantes naturais que ajudam a combater os danos oxidativos.

A inclusão de frutas, ervas e legumes ajuda a reforçar o sistema imunitário, fornecendo-lhe vitaminas. O seu baixo teor de gordura contribui para o controlo do peso durante o crescimento. A presença de Yucca schidigera e de fibras naturais facilita a digestão e a absorção dos nutrientes para uma melhor assimilação. Por fim, a polpa de chicória, fonte de prebióticos, contribui para facilitar o bom funcionamento do sistema digestivo e a manutenção de níveis corretos de glicose no sangue.

A melhor ração para um golden retriever adulto

Com um ano de idade, as necessidades nutricionais do golden retriever mudam, mas a escolha de um alimento de qualidade continua a ser essencial para manter a sua saúde, vitalidade e bem-estar geral.

A proteína continua a ser o pilar da sua alimentação, pois ajuda a manter os seus músculos em condições ótimas e fornece-lhe a energia de que necessita para realizar as suas atividades diárias. As fontes magras de proteínas, como o frango, o peru ou o peixe, são algumas das melhores opções para satisfazer as necessidades nutricionais desta fase.

As gorduras saudáveis, como os ácidos gordos ómega 3 e ómega 6, são essenciais para um pelo brilhante e beneficiam a saúde cardiovascular e das articulações.

Algumas das melhores rações para um golden retriever adulto são:

CRIADORES RETRIEVER:

A ração Criadores Retriever foi especificamente concebida para satisfazer as necessidades nutricionais de raças como o golden retriever a partir dos 15 meses de idade. Contém 39% de frango, uma fonte de proteína de elevada digestibilidade e qualidade.

Destaca-se também por incluir ervilhas, que fornecem fibras que ajudam a manter o equilíbrio da flora intestinal. Contém também antioxidantes naturais, como o chá verde, que ajuda a combater os danos oxidativos a nível celular, e glucosamina, um condroprotetor que contribui para a manutenção de uma boa saúde das articulações.

ROYAL CANIN ADULT GOLDEN RETRIEVER:

A fórmula Royal Canin Golden Retriever Adult oferece uma nutrição completa e equilibrada para golden retrievers a partir dos 15 meses de idade, fornecendo nutrientes essenciais para os manter saudáveis e ativos a longo prazo e para prevenir problemas de excesso de peso.

A sua composição inclui proteínas de alta qualidade para manter a massa muscular em condições ótimas, juntamente com uma boa dose de fibras que contribuem para melhorar a flora intestinal e a qualidade das fezes.

É também enriquecido com condroitina e glucosamina para promover uma boa saúde das articulações; fósforo e cálcio para manter uma estrutura óssea forte; taurina para promover o bom funcionamento do sistema cardíaco; ácidos gordos ómega 3, vitaminas, minerais e EPA-DHA para hidratar o pelo e fortalecê-lo; e aminoácidos sulfurados, que desempenham um papel fundamental na síntese da queratina.

AFFINITY ULTIMA GOLDEN & LABRADOR RETRIEVER FRANGO:

Uma ração da Ultima de primeira qualidade, especialmente indicada para satisfazer as necessidades nutricionais dos cães de raça golden e Labrador de 1 a 7 anos de idade.

Cuidadosamente formulada com ingredientes naturais de primeira qualidade, sem conservantes nem corantes artificiais. Baseada principalmente em arroz, frango e cereais integrais, destaca-se pelo seu ótimo equilíbrio entre gorduras e calorias, o que contribui para o controlo do peso e previne problemas de excesso de peso.

Além disso, Affinity Ultima Golden Retriever e Labrador é enriquecida com inúmeras vitaminas e minerais que ajudam a fortalecer as articulações, a cuidar dos dentes e a fornecer a energia necessária para o seu dia-a-dia, tornando o seu fiel amigo saudável, feliz e cheio de vitalidade.

ADVANCE LABRADOR Y GOLDEN RETRIEVER ADULT:

Outra das melhores rações é esta da Advance, concebida especificamente para satisfazer as necessidades alimentares dos golden retriever a partir dos 2 anos de idade. Advance Labrador e Golden Retriever Adult destaca-se pelo seu conteúdo calórico moderado, especialmente importante para esta raça com tendência para o excesso de peso, evitando assim problemas articulares e ajudando a manter a sua agilidade.

Além disso, o seu conteúdo em cereais integrais como a cevada e o trigo, juntamente com as fibras vegetais das ervilhas, da polpa de beterraba e das cenouras, proporcionam uma maior sensação de saciedade.

Inclui também taurina, que ajuda a manter uma saúde cardiovascular adequada; L-carnitina, que estimula a conversão de gordura em energia e fornece a energia necessária para a atividade diária; e vitamina K2, glucosamina e ácidos gordos essenciais, que promovem a mobilidade e o bem-estar geral dos golden retriever, ajudando a prevenir problemas ósseos e de cartilagem.

EUKANUBA ADULT GOLDEN RETRIEVERS:

Esta ração da Eukanuba é uma excelente escolha para fornecer ao seu golden retriever uma ração de qualidade que satisfaz as suas necessidades nutricionais e ajuda a melhorar a sua saúde.

Concebida para manter um peso adequado, concentra-se em proteínas animais de alta qualidade para uma ingestão calórica moderada e ajuda a fortalecer as articulações, essencial para raças grandes como o golden retriever.

Além disso, Eukanuba Especial Golden Retriever inclui uma boa dose de fibra proveniente da polpa de beterraba, que promove um ótimo funcionamento das células intestinais. E as suas muitas vitaminas ajudam a reforçar as defesas naturais do organismo e contribuem para uma absorção mais eficiente dos nutrientes.

A presença de glucosamina e sulfato de condroitina contribui para o fortalecimento da cartilagem, promovendo uma mobilidade saudável. A L-carnitina mantém os músculos fortes, promovendo um estilo de vida ativo e saudável para o seu golden retriever. E os ácidos gordos ómega 3, EPA e DHA, proporcionam benefícios anti-inflamatórios para as articulações e apoiam a saúde da pele e do pelo, prevenindo problemas de pele e promovendo um pelo brilhante e saudável.

A melhor ração para um golden retriever sénior

Para os golden retriever seniores, a dieta é muito importante para lidar com as alterações físicas e metabólicas associadas ao envelhecimento.

O controlo do peso continua a ser vital para evitar problemas como a obesidade, que pode agravar as complicações articulares, a hipertensão ou a diabetes. As rações para seniores tendem a ser menos calóricas, mas mantêm os nutrientes essenciais para uma dieta completa.

As proteínas de qualidade, como o frango e o peixe, são essenciais para ajudar a combater a perda muscular e promover a vitalidade. Os ácidos gordos ómega 3 e ómega 6 são essenciais para uma pele saudável, pelagem, função cardiovascular e articular. E os antioxidantes ajudam a retardar os danos oxidativos a nível celular, contribuindo para o reforço do sistema imunitário.

CRIADORES SENIOR FRANGO E ARROZ PARA RAÇAS MÉDIAS E GRANDES:

Criadores Senior Frango e Arroz é um alimento ideal para quem procura um alimento natural e equilibrado para o seu golden retriever a partir dos 7 anos de idade ou para cães com tendência para o excesso de peso. Uma fórmula exclusiva baseada em ingredientes de alta qualidade, muito apetecível e que se destaca pelas suas excelentes propriedades nutricionais, ideal para satisfazer as necessidades dietéticas do seu fiel companheiro durante os seus anos dourados. Ajuda a manter a sua saúde dentária, articular e intestinal.

A presença do óleo de salmão como fonte de gordura não só acrescenta um sabor delicioso, como também proporciona inúmeros benefícios nutricionais e digestivos, favorecendo a manutenção de um peso adequado.

Além disso, inclui carne de frango, que contém proteínas facilmente metabolizadas que fortalecem a massa muscular, enquanto o arroz fornece a energia necessária para o bem-estar geral do seu cão. E os extratos de mandioca favorecem o processo digestivo e o bom funcionamento do trato intestinal.

SALVAJE ORIGINAL SENIOR FRANGO RAÇÃO PARA CÃES:

Salvaje oferece esta ração premium completa e equilibrada, especificamente formulada por veterinários para satisfazer as necessidades nutricionais dos cães idosos que mantêm uma atividade física normal ou moderada.

Elaborada a partir de ingredientes naturais de alta qualidade, esta ração inclui óleo de peixe que fornece ácidos gordos Omega-3 para o cuidado do pelo e da pele. Além disso, a sua fórmula sem cereais contribui para melhorar a digestibilidade.

Cozinhado a baixas temperaturas, o Salvaje Original Senior é produzida e embalada diretamente em pequenos lotes, evitando o armazenamento em silos.

ROYAL CANIN MEDIUM 7+ ADULT RAÇÃO PARA CÃES SÉNIOR:

Royal Canin Medium 7+ Adult é uma ração de elevada qualidade indicada para satisfazer as necessidades nutricionais dos cães idosos dos 11 aos 25 kg. Especialmente vocacionada para ajudar a combater os efeitos dos primeiros sinais de envelhecimento.

Esta ração inclui um complexo exclusivo de antioxidantes para ajudar a neutralizar os radicais livres e a manter o bom estado das moléculas vitais no corpo do seu cão. Também apoia uma digestibilidade ótima através de uma fórmula única de nutrientes que inclui um equilíbrio de fibras alimentares e uma quantidade ótima de proteínas de alta qualidade.

Enriquecida com ácidos gordos EPA e DHA, que favorecem a saúde da pele e o estado ótimo do pelo do seu cão.

LIBRA +7 FRANGO:

A ração Libra +7 Chicken é uma escolha ideal para cães médios ou maxi com mais de 25 kg e mais de 7 anos de idade. Uma fórmula completa e equilibrada desenvolvida por veterinários para se adaptar às necessidades nutricionais do seu melhor amigo.

A sua irresistível combinação de sabores, com o delicioso toque de carne de frango e cereais, faz com que o seu cão goste de comer.

O seu teor de proteínas ajuda a prevenir a perda de massa muscular relacionada com a idade, mesmo que a atividade física tenha sido reduzida. O seu baixo teor de gordura permite um controlo adequado do peso, o que é especialmente importante nos golden retriever seniores, que tendem a reduzir a sua atividade física à medida que envelhecem. Além disso, inclui cálcio e ómega 3 para ajudar a manter os ossos e as articulações em ótimas condições.

Que quantidade deve comer um golden retriever?

A quantidade de comida que um golden retriever deve ingerir e a frequência das refeições podem variar em função de vários fatores, como a idade, o nível de atividade, a saúde e o tipo de alimento. No entanto, de um modo geral, podemos estabelecer uma série de recomendações por etapas.

Para os cachorros com 2-3 meses de idade, recomenda-se que os alimente 3 a 4 vezes por dia.
À medida que crescem (4-6 meses), a frequência diminui para 3 refeições por dia.
Dos 7 aos 12 meses, a frequência é reduzida para 2 refeições por dia.
Na fase adulta (1-7 anos), é aconselhável alimentá-lo 1 ou 2 vezes por dia.
Para os adultos mais velhos (a partir dos 7 anos), mantém-se a frequência de 1 ou 2 refeições por dia.

Em qualquer caso, tenha em mente que se trata de estimativas gerais e que é muito importante seguir as recomendações do fabricante e ajustar a quantidade de alimentos de acordo com o peso, o nível de atividade e as necessidades específicas do seu golden retriever para proporcionar uma dieta completa e equilibrada.

É sempre aconselhável consultar o seu veterinário sobre as rações e a frequência mais adequadas para o seu amigo peludo.

Além disso, deve ter em conta que as guloseimas e os snacks também devem ser considerados no âmbito da ração alimentar diária total.

Como sabe, o golden retriever é um cão que adora comer, por isso tem de o controlar. Evite o excesso de ração, comida caseira e petiscos, oferecendo apenas a quantidade diária recomendada e guloseimas ocasionais. Certifique-se de que o seu cão mantém o peso correto para evitar a obesidade e problemas nas articulações.

Perguntas frequentes sobre a alimentação do golden retriever

É necessário incluir suplementos na dieta do meu golden retriever?

Na maioria dos casos, os cães recebem todos os nutrientes de que necessitam através de uma alimentação de qualidade. No entanto, há casos em que os suplementos podem ser benéficos se o seu cão tiver uma deficiência nutricional ou um problema de saúde específico. No entanto, é sempre aconselhável consultar primeiro o seu veterinário.

Para mais informações, visite o nosso artigo com os melhores suplementos e vitaminas para cães.

É seguro dar ossos ao meu golden retriever?

Nem todos os ossos são seguros. Alguns ossos cozinhados podem estilhaçar-se, o que pode causar ferimentos ou problemas gastrointestinais. Por conseguinte, é preferível optar por ossos comestíveis concebidos exclusivamente para cães, como os ossos de couro prensado.

É importante que dê este tipo de produto sempre sob supervisão e que retire pequenos pedaços. Os ossos naturais podem fragmentar-se, pelo que, uma vez consumida a carne, é aconselhável retirar a parte óssea.

Como posso evitar que o meu golden retriever coma demasiado depressa?

Se o seu cão come demasiado depressa, pode utilizar comedouros especiais antivoracidade concebidos para abrandar a velocidade da alimentação. Mas também pode distribuir a comida por vários recipientes ou utilizar brinquedos inteligentes e dispensadores de comida, o que não só abrandará o processo, como também promoverá a estimulação mental.

Se quiser continuar a ler, não perca estes artigos que podem ser do seu interesse:

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

O que deve comer a minha ave?

Devon Rex, como cansar um gato muito ativo?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.