Adotar um gato vira-lata

Os abrigos e as associações protetoras estão cheios de gatos de diferentes tamanhos e cores à procura de uma casa onde passar a vida. Muitos deles são de raça, mas a grande maioria dos gatos destas instalações são vira-latas. Algumas das razões para adotar gatos de raça são estéticas, mas também funcionais, pois procuram um gato com um comportamento muito particular que é mais fácil de detetar em diferentes raças.

Como resultado, é muito mais comum a adoção de gatos de raça, mas e os gatos vira-lata? Nesta publicação, mostrar-te-emos as vantagens de adotar um gato sem raça e, claro, encorajamos-te a dar uma segunda oportunidade a um felino, independentemente do seu aspeto ou da sua genética. Continua a ler para descobrir o que um gato vira-lata pode fazer por ti e quanto amor pode receber de ti.

Celebrar o Dia do Amigo adotando um gato sem raça

Sabias que 20 de julho é o Dia dos Amigos em alguns países de língua espanhola, como a Argentina, Uruguai, Chile e Espanha? Esta data celebra um sentimento tão humano como a amizade, e o que é mais puro e mais belo do que a amizade entre um humano e o seu gato? 

Há muitas razões para adotar um gato, e muitas mais para adotar um gato vira-lata. Porque adoras gatos, porque queres começar a partilhar a tua vida com um felino, porque não podes viver sem eles, porque sentes falta do gato da tua família… As razões são infinitas mas, se precisares de um empurrão para sair e ir até um abrigo e adotar um gato sem raça, continua a ler, vais ficar convencido. 

Vantagens de adotar um gato vira-lata

Embora todos os gatos pareçam ter um comportamento semelhante, os gatos vira-lata têm características muito diferentes, dependendo da sua genética e raça. Portanto, os gatos vira-lata têm caracteres e comportamentos muito diferentes dos gatos de raça e, claro, são únicos para cada gato individualmente. 

A genética mencionada acima é a chave para o tipo de comportamento que o gato terá. Embora cada gato seja único, as raças determinam não só a sua aparência física, mas também a sua psicologia. No caso dos gatos vira-lata, é impossível determinar as suas características psicológicas desde o início, uma vez que não têm raça. 

Por essa razão, os gatos sem raça têm uma série de vantagens que não partilham com os gatos de raça, que te mostramos abaixo:

  • São mais saudáveis do que os gatos de raça: sendo cruzados, não sofrem de degeneração consanguínea, o que significa que não sofrem de doenças genéticas como os gatos de raça.
  • Vivem mais tempo: Pela mesma razão mencionada no ponto anterior, os gatos vira-lata vivem mais tempo do que os gatos de raça e podem viver até 20 anos. 
  • São muito afetuosos: como é provável que tenham sido abandonados, estes gatos tendem a ser mais apegados à sua família e próximos, pois estão conscientes da sua situação e agradecem-lhe por lhes ter dado uma segunda oportunidade.
  • São únicos: sendo geneticamente uma mistura de raças diferentes, não encontrarás dois gatos vira-latas iguais, o que torna cada um deles único. 
  • Incentivam a adoção: Se procuras partilhar a tua vida com um gato, independentemente da sua aparência ou raça, adotar um gato vira-lata é ideal para ti. Não só lhe darás uma segunda oportunidade, como também estarás a encorajar a adoção em vez de comprar ou até mesmo os criadores ilegais. 

Como podes ver, há muitas vantagens em adotar um felino vira-lata e, qualquer que seja a razão, é sempre melhor adotar um gato do que comprar um, independentemente da sua origem, aparência, raça e características.

Como podes adotar um gato sem raça?

Se esta é a primeira vez que vais adotar um gato, nesta ligação podes encontrar todos os pontos importantes e pré-requisitos para adotar um felino. Se, por outro lado, já estás esclarecido, nesta outra publicação dizemos-te o que fazer para que te possa conhecer e habituar-se à tua companhia e ao seu novo espaço de vida. 

Podes sempre visitar as diferentes associações protetoras e abrigos de animais e deixar que os voluntários e trabalhadores de ambos os locais te aconselhem. Fala-lhes das tuas rotinas e do teu espaço de vida e deixa-os recomendar o melhor gato para começar a partilhar a tua vida. Lembra-te que a Tiendanimal tem um projeto de adoção onde podes vir às nossas lojas e obter conselhos sobre todo o processo de adoção com os nossos profissionais. Queres ver alguns exemplos de histórias de adoção? Aqui está a história de Baby e Laura e como se conheceram.

Se também for o teu primeiro animal de estimação ou se quiseres mimá-lo desde o início, na Tiendanimal temos um grande catálogo de produtos e alimentos específicos para o teu gato e as suas necessidades. Dá uma olhada no nosso website ou visita uma das nossas lojas físicas perto de ti e começa a tua nova vida com um gato. De que estás à espera para viver novas aventuras?


Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Gengivite nos cães

Adotar um cão mais velho

Seguinte »