Gengivite nos cães

,

A gengivite é uma doença oral que afeta as gengivas e provoca a inflamação das gengivas. Tal como os humanos, os cães também podem sofrer de gengivite e, se não forem tratados a tempo, podem levar à periodontite, que pode resultar na perda de dentes. 

Quando se forma placa bacteriana nos dentes do cão, o tártaro eventualmente forma-se. Se o tártaro não for limpo ou tratado, as bactérias ficam debaixo das gengivas, causando inflamação. 

Se tiveres um cão pequeno ou muito velho, é provável que o tártaro se acumule nos seus dentes, por isso recomendamos que te mantenhas mais atento à sua higiene oral.

Sintomas de gengivite nos cães

Para evitar atingir um estado muito mais grave de tártaro e gengivite, é importante conheceres os sintomas da gengivite canina, a fim de levares o cão ao veterinário o mais rapidamente possível e iniciar o tratamento. Os sintomas da gengivite nos cães são:

  • Halitose ou mau hálito.
  • Perda de apetite.
  • Inflamação e sangramento das gengivas.
  • Aumento da salivação.
  • Enrijecimento das gengivas.
  • Dor nos dentes e na boca.
  • Alterações de humor e comportamento.

Fazer um check-up em cada visita ao veterinário é uma boa forma de vigiares a saúde oral do teu cão e evitares que a gengivite piore e ele perca os dentes. 

Tratamento da gengivite nos cães

O primeiro passo no tratamento da gengivite é limpares os dentes do teu cão com uma escova de dentes e pasta de dentes, tal como fazes quando escovas os teus próprios dentes. Na consulta do veterinário, o veterinário irá limpar a boca do teu cão, mas isto é algo que também terás de fazer em casa. 


O veterinário prescreverá analgésicos para reduzir a sua dor e, se a sua gengivite for muito grave, poderá também prescrever antibióticos para prevenir a propagação de bactérias e qualquer infeção. 

Se o seu osso puder ser afetado, terá de ser submetido a cirurgia oral para limpar a boca e remover todo o tártaro dos seus dentes. Se alguns dentes forem gravemente afetados, os dentes mais afetados serão polidos para evitar mais danos, embora se não for possível salvar os dentes, estes tenham de ser extraídos. 

Descobre as Clínicas Tiendanimal e deixa-te aconselhar por profissionais

Na Tiendanimal temos um serviço de clínica veterinária onde podes levar o teu cão ou outros animais de estimação caso sofram de gengivite ou outras doenças.

Não brinques com a saúde do teu animal de estimação e leva-o aos nossos profissionais caso vejas quaisquer sintomas de gengivite ou qualquer outra doença que possa acabar em doenças crónicas. A saúde do teu animal de estimação é primordial! 

Como prevenir a gengivite nos cães?

A primeira coisa a fazer para evitar a gengivite ou outras doenças orais é limpar regularmente os dentes do teu cão, com escovas de dentes e pasta de dentes especificamente para eles. Estes, ao contrário dos nossos, têm sabores diferentes para tornar a limpeza mais agradável, como se fossem os doces do teu cão. 

Além disso, o granulado em muitas rações é concebido para que, quando mastigado, limpe os dentes e remova a placa bacteriana. Os snacks e recompensas que atacam o tártaro e ajudam a manter uma boa higiene oral são muito comuns. 


Por fim, deves aproveitar as visitas ao veterinário para que os dentes do teu cão sejam verificados e, se houver muito tártaro, descobrir a melhor maneira de limpar os dentes do teu cão. Se, por outro lado, ele já estiver a começar a mostrar sinais de gengivite, o seu veterinário dar-te-á o melhor tratamento possível para evitar que a doença piore.

Cuidar da higiene oral do teu cão é tão simples como visitar o veterinário uma vez por ano. Não o deixes adoecer e cuida dele como merece, levando-o às nossas clínicas veterinárias Clinicanimal, ele irá agradecer-te por isso!

« Anterior

O ofegar nos gatos

Adotar um gato vira-lata

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.