Higiene Oral em cães

A higiene oral está muito presente na nossa vida diária e também deveria estar presente na vida do seu cão! Somos muito conscientes, desde tenra idade, do hábito de escovar os nossos dentes regularmente e, das consequências negativas para a saúde oral de não o fazer e, o que produz não cuidar dos nossos dentes.

Que sabe sobre a higiene oral em cães?

Condições diversas como a acumulação de tártaro são muito comuns em cães, embora pode ser mais comum em raças pequenas. Habituar os nossos animais de estimação a saúde dentária desde cachorros é uma boa forma de assegurar uma higiene oral adequada. Tal como acontece com os bebés, os cães dependem de nós quando se trata do cuidado da sua saúde, mas isso não significa que devam sentir-se desconfortáveis.

Associar tempos de cuidado oral com um bom estímulo, pode tornar esta experiência mais positiva para o seu animal de estimação. Aqui seguem alguns conselhos para transformar um momento desconfortável para o seu amigo numa rotina positiva: dar-lhes brinquedos reconfortantes, acariciá-los e parar quando seja necessário, além de recompensar a sua resistência com um snack dental.

Cuide da higiene oral do seu cão!

Para facilitar a higiene oral do seu cão, poderá seguir estes conselhos e produtos que se podem incorporar na rotina para a saúde dos dentes do seu cão:

  • Limpezas dentárias regulares: fazer lavagens regulares ou a utilização de dentífricos e antissépticos. Existem pastas de dentes com sabores agradáveis para cães, as quais não requerem ser enxaguadas com posteriormente e são muito úteis para prevenir problemas nos dentes.
  • Mastigadores adequados: brinquedos duros ou cordas elaboradas para morder podem ser muito benéficas. O efeito abrasivo sobre os dentes ajuda a prevenir a formação de placa dentária.
  • Visita anual ao veterinário: é importante visitar o especialista para verificar o estado das gengivas e dos dentes do seu amigo peludo. Os cães seniores podem precisar duma visita a cada seis meses.
  • Petiscos dentários para cães: dar-lhes comida que ajude a cuidar da sua higiene bucal enquanto os cães apreciam o sabor.

Dia Mundial da Saúde Oral

O Dia Mundial da Saúde Oral é comemorado no dia 20 de março. Esta data foi estabelecida para aumentar a consciência de como as doenças orais afetam a saúde geral e o bem-estar de pessoas e animais. Assim, podemos aproveitar este evento para sensibilizar e dar ferramentas úteis para proteger a saúde oral dos nossos animais.

As doenças orais podem causar desconforto e dor no nosso cão e, podem levar a problemas de halitose, cárie ou patologias mais graves, como a gengivite. Em casos mais extremos, a acumulação de bactérias pode propagar-se a outros órgãos, tais como os pulmões, o coração ou os rins, através da corrente sanguínea. É por isso que uma boa higiene oral é tão importante para os cães como para as pessoas.

Qual é o melhor snack dental para cães? 

Os snaks dentais para cães podem ser o nosso grande aliado para a manutenção diária da saúde oral do nosso animal de estimação. Existem diferentes alimentos que nos ajudam a combater a formação de tártaro e halitose nos nossos cães. Além disso, os diferentes formatos permitem-nos incorporá-los em diferentes áreas da sua vida quotidiana.


Podemos incorporá-los na sua rotina de formação sob a forma duma recompensa, com produtos divididos em porções. Podemos também usá-los como recompensa após a limpeza, banho ou uma boa caminhada, sob a forma de sticks. Os sticks também os ajudam a desenvolver a sua mordedura quando são cachorros e a aliviar a sua necessidade de mastigar quando são adultos.

Os snacks dentais são sem dúvida uma das formas mais fáceis de cuidar da higiene bocal do seu cão enquanto o mimam e o fazem feliz.

Lembre-se também que na Tiendanimal pode encomendar os seus envios com a recolha no Punto Pack, para que possa receber a sua compra, confortavelmente, perto de casa.

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Gato Cornish Rex: cuidados e características

Cuidados e características da Basset Hound

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.