Cuidados e características da Basset Hound

NomeBasset Hound.
OrigemFrança
Expectativa de vida Entre 10 e 12 anos.
CoresPreto com castanho ou branco, preto avermelhado ou preto acastanhado com branco, preto com branco e castanho, mogno e castanho…
PeloCurto e liso.
AlturaAté 38 cm.
PesoEntre 18 e 30 kg.
TemperamentoAfetuoso, independente.
NecesidadesPrecisa de estimulação mental.
Perfeito paraViver com cães e crianças.

Origem e história do Basset Hound

A história do Basset Hound pode remontar-se à França do século XVI. A maioria dos cães de caça que tinham sido distribuídos por todo o país eram altos, mas de patas ligeiramente curtas. Estes chamavam-se bassets é, por isso, que se acredita que tanto o Basset Hound como o Bloodhound (uma raça semelhante, mas com pernas mais longas) tiveram origem nas ninhadas de cães de caça dos frades de St Huberto. 

Estes eram um grupo de religiosos dedicados a St. Hubert, o santo padroeiro da caça, que procuravam desenvolver uma nova variedade de cães de caça. Na sua busca do Bloodhound de hoje, uma mutação genética, trouxe-lhes um cão anão de patas curtas. Surpreendentemente, a sua lentidão foi muito útil para a caça de pequenas presas, pois os caçadores podiam acompanhá-los a pé. 

Porque é que esta raça é erroneamente conhecida como Hush Puppies?

O Basset Hound é também amplamente conhecido como Hush Puppies. Isto se deve a uma marca de sapatos epónima que popularizou a imagem da raça associada ao seu calçado. A imagem publicitária destes cães tornou-se tão famosa que as pessoas começaram a conhecê-los pelo nome de Hush Puppies em vez do nome original. 

Tipos de

Não existem tipos diferentes de Basset Hounds, uma vez que as suas pernas curtas características são únicas. No entanto, podemos diferenciar o Basset Hound das outras variedades da família Basset:

  • Basset Hound.
  • Basset Artesiano Normando.
  • Basset Azul de Gasconha.
  • Basset Fauve de Bretagne.
  • Grand Basset Griffon Vendeen.
  • Petit Basset Griffon Vendeen.

Cores

Se há uma coisa que faz sobressair esta raça, para além das suas pernas curtas, é a vasta gama de cores do Basset Hound. Branco, preto e castanho são os mais comuns e as suas combinações são quase infinitas. Cores como o mogno ou a canela são também bastante comuns nesta raça de cão. 

O vermelho, o mogno e o preto azulado são também cores comuns nesta raça. A combinação de três cores é a mais normal nesta raça, embora possamos encontrar apenas uma mistura de duas tonalidades diferentes. Não existem padrões sólidos, por isso, por exemplo, um Basset Hound preto seria impossível. 

Tipo de pelagem

O pelo desta raça de cão é curto e liso em todo o corpo, sem qualquer alteração no comprimento. É uma pelagem lisa e uniforme, da qual se destaca o padrão de cor. Não requer muita atenção porque não cresce em áreas problemáticas como as orelhas. 

O cachorro Basset Hound

Os cachorros Basset Hound são pequenos animais muito adoráveis. São cães muito curiosos que gostam de andar por aí a farejar tudo. Eles podem passar horas e horas a vaguear pela casa e a reconhecer o seu novo espaço. Os pequenos Basset Hounds são cachorros muito atentos, mesmo que a sua expressão facial não o mostre.

Carácter da raça Basset Hound

Esta raça de cão tem um carácter muito descomplicado. Sendo cães que estão habituados a mover-se em grupos, relacionam-se muito facilmente com outros cães e humanos. Embora sejam muito inteligentes, não são fáceis de treinar, uma vez que podem ser muito teimosos na hora de decidir a fazer isso e, além disso, gostam de manter uma certa independência. 

O Basset Hound é um cão que se dá extremamente bem com as crianças. Embora a sua expressão facial possa parecer triste, isto deve-se à profundidade dos seus olhos. Na realidade, são cães muito afetuosos que gostam de brincar e de dar afeto. 

Basset Hound Saúde

Embora não sejam notados por serem cães pouco saudáveis, os Basset Hounds podem sofrer, ao longo da vida, de doenças como a obesidade e o hipotireoidismo. O excesso de peso é especialmente preocupante pelas consequências que tem nas suas já delicadas articulações.

Podem ocorrer problemas articulares tais como luxação patelar e displasia do cotovelo, especialmente se as condições acima mencionadas aparecerem. Doenças oculares como o ectrópio ou o glaucoma podem afetar os olhos, o que pode ser grave se não for detectado precocemente


Cuidados típicos da raça

O Basset Hound não requer cuidados extensivos, mas requer uma rotina adequada. Embora não precisem de libertar quantidades excessivas de energia, recomenda-se uma longa caminhada todos os dias. Isto, juntamente com uma dieta saudável, será a chave para manter uma boa saúde ao longo das suas vidas. 

Pelo

Os cuidados da pelagem são escassos. Uma escovagem semanal com luvas de borracha ou uma escova de cerdas naturais será suficiente para a manter limpa e livre de infecções. Só é necessário banhá-lo uma vez por mês, ou quando estiver sujo devido a alguma atividade pouco comum.

Pele

A pele do Basset Hound não é mais delicada do que o normal, por isso manter o seu pelo saudável é a melhor maneira de cuidar da sua pele. Os desparasitantes manterão certas doenças afastadas da superfície da pele, por isso não se esqueça de utilizá-las durante todo o ano.

Outros

Tal como com outras raças, é necessário limpar semanalmente os olhos e ouvidos e, assim utilizar os produtos adequados. Desta forma, evitamos infecções e detectamos alterações que podem significar contrair outras patologias. Também é necessário aparar as unhas regularmente, uma vez que não as desgastam suficientemente na sua vida doméstica. 


Qual é a melhor dieta para o Basset Hound?

A melhor maneira de dar alimentos ao Basset Hound é através duma dieta por etapas. Esta forma de alimentar os cães têm como satisfazer as necessidades específicas de cada animal em períodos das suas vidas em que necessitam de nutrientes completamente diferentes. 

Fase de cachorro

A alimentação do cachorro Basset Hound tem de ser adaptada às necessidades nutricionais dum cão caçador de patas curtas. O crescimento tem de ser desenvolvido tão completamente quanto for possível, para que as suas articulações cresçam fortes e saudáveis, para que assim resistam as farejadas na rua e na casa. 

Fase adulta 

Como adulto, o Basset Hound precisa duma dieta pobre em gorduras e rica em proteínas, o que ajuda a manter o seu peso ideal sem excesso de exercício. Suplementos como os condroprotectores podem ser uma boa opção para manter a saúde articular desta raça de cão.

Fase sénior 

Durante a fase sénior, não podemos ignorar as possíveis patologias dum cão velho. Por esta razão, vamos adaptar a sua alimentação à sua saúde e aos problemas que terá de enfrentar na fase final da sua vida. Uma comida de baixa energia pode ser uma boa escolha para o Basset Hound Sénior.

Adopção de um Basset Hound

Em Tiendanimal estamos empenhados em cuidar de animais de estimação. É por isso que encorajamos a adopção através de lugares especializados para animais e outras plataformas. A adopção é a primeira barreira para evitar os maus tratos e o abandono de milhares de animais. Se sentiu paixão por esta raça inteligente e amigável e quer encontrar um Basset Hound para adopção, recomendamos que visite as nossas lojas e pergunte sobre os cães que temos, para assim, poder ajudar a encontrar uma da mesma raça ou com características semelhantes. 

Lembre-se também que em Tiendanimal pode encomendar os seus envios com a recolha Punto Pack, para que possa receber a sua encomenda confortavelmente perto de casa. Aqui está o link onde poderá procurar informações.


Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Higiene Oral em cães

Melhor Areia para gatos

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.