Como conseguir que o teu gato durma de noite?

Os gatos são animais de hábitos noturnos 

Se partilhas a vida com um felino, de certeza mais de uma vez te perguntaste como conseguir que o meu gato durma de noite. Por acaso há muitas pessoas com este probleminha. Neste artigo queremos falar de alternativas para abordá-lo para conseguir, de uma vez por todas, que toda a família tenha um bom descanso.

Entender o teu melhor amigo é o primeiro passo 

Na verdade, os gatos são animais que na natureza ativam-se de noite e os selvagens aproveitam essa fase do dia para capturar as suas presas. É verdade que os gatos domésticos conservam essa faceta de forma inata e que, em alguns casos, pode ser reduzida ao tentar corrigir alguns hábitos em casa. 

Como conseguir que o teu gato durma de noite: pautas a seguir

Temos a certeza de que mais de uma vez levaste um susto com o teu gatinho, estavas a dormir e de repente sentiste como “algo” se deslizava pelos teus pés… A solução rápida seria apanhar o teu gato e colocá-lo fora do quarto. Mas não te enganes, dessa forma não conseguirás solucionar o problema, o mais provável é que o teu gatinho fique a chorar e arranhar do outro lado da porta e acabes por desistir.

Faz com que o teu gato se ative durante o dia 

Em primeiro lugar, pensa que provavelmente o teu gatinho passa muitas horas em casa e que, no geral, quando um animal fica sozinho o que faz é dormir. Ora bem, neste ponto seria muito interessante, e ao mesmo tempo prático, buscar algum passatempo que chame a sua atenção e o mantenha alerta.

Recomendamos o uso de brinquedos interativos:


Quando voltares para casa, brinca muito com o teu gato

Há inúmeros brinquedos com o quais o teu melhor amigo será muito feliz, mas resulta essencial partilhar tempo juntos. É verdade que os gatos são animais independentes, mas também gostam de estar com a sua família e passar momentos juntos.

Contudo, o mais importante para conseguir que o teu gato durma de noite, é cansá-lo durante o dia. Cria brincadeiras para que corra, salte e libere a sua energia. Somente desta forma acabará rendido no final do dia.

Na nossa loja online Tiendanimal há uma ampla seleção de brinquedos para gatos para que desfrutem juntos. Escolhe o brinquedo que melhor se adapte a vocês para ter o exercício e a diversão garantidos. 

Adota outro gato 

Desta forma conseguirás que o tempo que passem sozinhos em casa fiquem entretido um com o outro. Não é o mesmo estar sozinho do que acompanhado por um amigo, não achas? Os dois manter-se-ão ativos durante o dia, e se de noite ainda têm energia acumulada, não te preocupes, pois a gastarão um com o outro, a brincar. 

Se quiseres adotar um gato, recomendamos-te este artigo onde encontrarás tudo o que precisas ter em conta na hora de adotar um gato.

O enriquecimento ambiental 

Sem dúvida alguma, algo de que os gatos gostam é das alturas. Podes aproveitar isto e colocar arranhadores e esconder nos seus cantos ou na parte mais alta algum brinquedo ou snack, para que tenham que movimentar-se para encontrá-los. 

Igualmente, outro passatempo que os gatos adoram é observar e podem passar horas a olhar pela janela para manter-se bem informados de tudo o que acontece ao seu redor. Portanto, uma boa ideia é colocar uma cama tipo rede, que chame a sua atenção para fazer com que se mantenha em alerta, por se passa um pássaro ou se uma mosca se pousar no vidro da janela. Com certeza funcionará.


Mais conselhos para conseguir que o teu gato durma de noite e nada tire o teu sono

  1. Tenta que coma antes da hora de dormir, pois com o estômago cheio chega o sono e com certeza irá direto para sua cama.
  2. Brinca com ele antes de dormir, para fazer com que se canse ainda mais.
  3. Escolhe um espaço tranquilo para a sua zona de descanso e coloca uma cama confortável para o teu gato. 
  4. É útil ter em casa um comedouro automático, por se tiver fome no meio da noite. 
  5. Deves ser constante, se começas a ter problemas, não lhe dês guloseimas para que te deixe dormir, pois isso poderia confundi-lo e pensará que está a ser recompensado pelo seu comportamento. 

Com tudo o que já sabes, estás preparado para passar as noites inteiras a sonhar sem interrupções. Apenas deves se constante. Mesmo assim, se tiver ficado alguma dúvida visita o teu Veterinário/a de confiança para que te oriente melhor.

E se quiseres saber mais sobre os animais de estimação, como por exemplo quais são os melhores brinquedos para gatos, aqui partilhamos isso tudo contigo.

« Anterior

O que devo saber sobre os pintassilgos?

Porque vomita o meu gato?

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.