A alimentação do teu cão durante o confinamento

A manutenção da saúde tem como base uma boa alimentação

É muito importante a alimentação correta do teu cão durante o confinamento para que a sua saúde seja a mesma de sempre e consiga manter um correto peso. A situação atual nos afeta a todos: crianças e idosos, humanos e animais. Passamos muito tempo dentro de casa, moramos de forma diferente, as rotinas diárias foram imensamente alteradas. Neste artigo iremos falar de quais são os aspetos que deves observar para que o teu melhor amigo se encontre bem alimentado e ao mesmo tempo saudável.

Como deves alimentar o teu cão durante o confinamento? 

Para que o teu cão possa manter a sua vitalidade, mesmo durante os dias de quarentena, queremos passar alguns conselhos básicos, mas essenciais.

Controlar o peso do teu cãozinho

Em primeiro lugar, como já sabes, estas últimas semanas têm sido bastante complicadas para controlar o nível de exercício, por esse motivo deves ser mais criativo em casa. Deves tentar ativar os teus animais de estimação com novas brincadeiras, como exercícios básicos, que lhe permitam movimentar-se e manter-se ativo.

Mas a base para ter o teu cão saudável e em forma durante o confinamento será adaptar a sua alimentação, assim como a sua rotina de exercícios. 

Podes monitorizar o peso do teu melhor amigo desta forma: 

  1. Em casa podes utilizar uma balança para pesar o teu cão, a cada 7-10 dias. Se detetares variações leves, não te preocupes. Contudo, se o teu cão começa a ganhar alguns quilinhos é importante entrar em contato com teu veterinário/a de confiança, para que te explique como ajustar as doses.
  2. Com certeza já sabes da importância que tem a atividade física, tanto para as pessoas como para os cãezinhos, portanto, se quiseres algumas ideias para colocar em prática, neste artigo encontrarás várias dicas: ideias para partilhar tempo com o teu cão em casa.

Controla as doses recomendadas de ração segundo o seu peso 

No saco de ração poderás encontrar a quantidade recomendada exata que deves dar ao teu cão cada dia, segundo o seu peso ideal. O melhor é dividir essa ração em duas porções diárias. Deves prestar especial atenção à alimentação do teu cão durante o confinamento e ajustar as doses recomendadas agora mais do que nunca. Consulta com o teu veterinário ante qualquer dúvida.

Como estes dias estão mais tempo juntos em casa observarás mais e melhor o teu cão. Em algum momento poderás ter a sensação de que tem mais fome, não te deixes enganar! De certeza pede mais comida que o habitual. Não serás melhor companheiro se cada vez que olha com carinha de anjo lhe dás comida, pelo contrário, assim estás a prejudicar o teu animal de companhia.

Segue estas pautas para alimentar o teu cão durante o confinamento: 

  1. Divide a sua dose de ração diária em um maior número de porções, com menos quantidade de comida em cada uma, mas em maior frequência.  
  2. Não dês comida ao teu cão quando estás na cozinha ou enquanto comes na mesa. Realmente é algo que pode parecer muito repetitivo, mas é importante que o teu cão saiba o que pode comer, além de não pedir. Sabemos que às vezes é complicado resistir!
  3. Utiliza brinquedos para esconder a sua comida, tipo porta guloseimas: será útil para se exercitar um bocadinho.

Também é essencial que lhe dês muita atenção, além de brincar com ele. Estes dias perceberás que precisa de mais mimos da tua parte e que estará mais perto de ti para compartilhar o tempo. São muito queridos!

Não lhe dês demasiados prémios ou snacks, usa-os para mantê-lo entretido

Podes aproveitar para reforçar ainda mais os laços com o teu animal de estimação e todos os membros da família deveriam participar. Já falamos que manter uns níveis de exercícios diários são importantes, tanto para o corpo como para a mente. Além do mais o teu cão agradecerá estar ativo e poder movimentar-se.

Há vários tipos de snacks. Os preferidos são os tipo osso, pois proporcionam um longo período de entretenimento e o teu cão ficará imensamente feliz.

Com relação às guloseimas, que tanto costumam demandar os cães e com grande entusiasmo, segue as seguintes orientações:

  1. Não deveriam superar mais de 10% das calorias que ingere cada dia, caso contrário farão com que o teu animal de estimação engorde. 
  2. Se quiseres premiar, mas não te exceder, uma boa ideia é reservar uns croquetes da ração para este fim. 
  3. Usa sempre snacks de boa qualidade, adequados para a sua idade e estado de saúde.

Resultam muito bons os de tipo natural. Serão êxito garantido:


 Como escolher o melhor alimento para o meu cão? 

Para escolher o melhor alimento para o teu cão deves, em primeiro lugar, ter em conta o seguinte:

  1. Idade: cachorro, adulto e sénior.
  2. Estado fisiológico: castrado/esterilizado ou não.
  3. Alergias ou intolerâncias a determinados ingredientes. 
  4. Necessidades específicas, no caso de doenças. 

Por último, deves ler muito bem a composição da comida para escolher a ração mais adequada para o teu melhor amigo. 


Na nossa loja online Tiendanimal encontrarás uma ampla variedade de alimentos, snacks e guloseimas de todos os tipos. O nosso conselho é que, uma vez tenhas todos os pontos anteriores claros, dediques tempo a ler as descrições dos que mais te interessam, para que dessa forma, escolhas o que melhor se adapta ao teu melhor amigo.

Desde Tiendanimal continuamos a trabalhar para que todos os animais de estimação tenham os melhores alimentos e snacks. Para oferecer o melhor aos nossos animais de companhia!

E se quiseres saber mais sobre animais de estimação, como por exemplo porque uivam os cães, visita o nosso blog.

Licenciada em Veterinária pela Faculdade de Córdoba em 2014.

Desde sempre tenho estado envolvida em todo o tipo de atividades com animais e os meus animais de estimação são a minha paixão.

Muito consciente com o meio ambiente e a natureza. Acredito que entre todos, podemos conseguir um mundo melhor, e graças à Tiendanimal posso contribuir para isso.

« Anterior

Porque vomita o meu gato?

Limpar a casa para não prejudicar os teus animais de estimação

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.