Limpar a casa para não prejudicar os teus animais de estimação

A segurança na limpeza da tua casa é muito importante

Se convives com animais, de certeza já te perguntaste muitas vezes como limpar a casa corretamente para não prejudicar a saúde dos teus animais de estimação. Neste artigo falaremos sobre alguns produtos de limpeza comercial que costumam ser utilizados diariamente, mas que às vezes poderiam resultar muito nocivos para a saúde e apresentaremos algumas alternativas mais seguras para os animais de companhia.

Além do mais, atualmente, com toda a preocupação pelo COVID-19, é importante ter muito clara a rotina de higiene a seguir. Vamos partilhar tudo contigo!

Como podem ver-se afetados os meus animais pelos produtos de higiene da casa? 

Em primeiro lugar, é essencial limpar a casa corretamente para não prejudicar os teus animais de estimação e para isso, queremos lembrar-te que eles têm costumes que, mesmo que pareçam insignificantes, podem ser prejudiciais na hora de ingerir pequenas doses de componentes tóxicos:

  1. Deitam-se no chão. 
  2. Dedicam bastante tempo à sua higiene pessoal, a lamber o pelo e as patas. 
  3. Caminham pela casa toda sem nenhum tipo de proteção nas suas patinhas, eles não usam sapatos!
  4. Às vezes lambem o chão. 

Quais produtos são tóxicos para os animais de estimação?  

Primeiramente, deves ter em conta que a grande maioria de agentes que usamos na casa para a limpeza e desinfeção emitem gases que são tóxicos e irritantes, mas não só para os animais de estimação, mas também para ti e o restante da família.

Além disso, há outros tantos, que resultam perigosos e inclusive cancerígenos, como o formaldeído, presente não só nestes produtos, mas também como conservante na indústria da roupa. 

Lista de produtos muito tóxicos

  • Amoníaco: prejudica as membranas mucosas, predispõe e piora a asma. É muito importante que sempre que o utilizares tenhas portas e janelas abertas, para que os gases que emite possam sair. Há muitos acidentes domésticos com ele, portanto muito cuidado.
  • Amoníaco+lixívia: uma combinação que gera um gás muito perigoso que pode ser letal para os animais de estimação, mas também para as pessoas. Nunca faças essa mistura!
  • Formaldeído: é um composto químico muito potente para as bactérias. Encontra-se em sabonetes, detergentes, desinfetantes, ambientadores e em outros produtos, por exemplo, de higiene pessoal (removedor de verniz, desodorizantes, etc.). Deves ter em conta que é carcinógeno e que também piora e fomenta a asma.
  • Cloro: o encontramos em desinfetantes, limpadores do WC, detergentes para a loiça e para a roupa e branqueadores. Os sintomas que provoca são: tontura, enjoos, vômitos e edema na laringe.

Limpadores que não são seguros para os animais

No banho 

Normalmente os produtos que usas para limpar a casa de banho costumam estar elaborados à base de cloro, nocivo para a pele, olhos e pulmões.  Além disso, costuma conter diclorobenzeno, que pode ser prejudicial para os olhos, nariz e até mesmo chegar ao sistema nervoso. E mais, nos desinfetantes costuma ser utilizado o fenol, que é muito perigoso se for ingerido já que é potencialmente cancerígeno.  

Queremos advertir-te sobre os limpadores de sanita, pois infelizmente estão entre os produtos mais tóxicos para os nossos animais de estimação. Deves ter especial cuidado com esses blocos que se colocam dentro da sanita ou no tanque de água, já que a sua função é liberar um nível constante de produtos químicos na água da sanita. Estes agentes cáusticos podem queimar o seu focinho e garganta. Deves ter muito cuidado. 

Para a limpeza do chão 

Alguns contêm ingredientes tóxicos e podem liberar vapores muito perigosos, pois podem permanecer no ambiente e, portanto, são letais para o teu animal de companhia. Se quiseres limpar a casa, mas não prejudicar os teus animais de estimação, um bom conselho é usar lixívia com água fria e evitar misturas como por exemplo, amoníaco com lixívia.

Limpadores multiusos para a casa 

Costumam conter 2-butoxietanol, um dissolvente que pode produzir danos na pele e na garganta ao serem inalados e, além do mais, são capazes de ocasionar problemas graves no fígado e nos rins se tiver uma grande exposição. Há outros que também incorporam amoníaco, percloretileno ou hidróxido de sódio, todos muito nocivos para o organismo.

Limpa vidros 

No geral, a sua composição principal é o amoníaco, que como já sabes pode irritar os olhos, a garganta e as vias respiratórias, assim como ser prejudicial para os pulmões, e destruir a mucosa gástrica, além de ocasionar lesões na pele. 

Quais sintomas são os que indicam uma possível intoxicação? 

Será relativamente simples para ti perceber se o teu animal de estimação tiver tido algum contato com algum dos agentes químicos que estão presentes de forma geral nas casas. A sintomatologia pode ser resumida nos seguintes dois pontos: 

  1. Irritação: observarás principalmente olhos avermelhados. 
  2. Problemas respiratórios: podem derivar em problemas muito graves, como por exemplo um edema de laringe, que poderia produzir asfixia. 

Se a substância for mais agressiva poderia causar também irritação e queimaduras na pele. Além do mais, uma exposição prolongada ou um contato direto com determinados compostos, poderia causar quadros de anemia e lesões em órgãos vitais, como o fígado ou o rim.

Se o teu animal de estimação tiver ingerido algum destes produtos, encontrarás mais sinais de alerta

  1. Vómitos
  2. Diarreia 
  3. Convulsões 
  4. Letargia, estará sem energia, mais tristinho
  5. Coma 
  6. Morte nos casos mais severos. 

Portanto, se detetares algum sintoma compatível com uma intoxicação, não percas tempo e acode imediatamente ao teu Veterinário/a, pois as intoxicações podem resultar letais. Por isso, o melhor conselho que podemos oferecer é, em primeiro lugar, manter todos estes artigos muito bem guardados e fora do alcance de animais ou crianças.

Conselhos sobre os limpadores de uso habitual 

  1. Tenta que o teu melhor amigo fique longe das zonas onde os produtos de limpeza estão a ser utilizados. 
  2. Nunca deixes que o teu cão lamba superfícies que acabas de limpar, nem apanhe panos usados para este fim.
  3. Sob nenhuma circunstância, pulverizes o teu animal de estimação com produto de limpeza ou ambientador.

É importante extremar a higiene com o COVID-19

Agora mais do que nunca devemos ser muito cuidadosos com a rotina de higiene. Por um lado, é importante ter a casa sempre limpa para manter os germes afastados, por outro lado, temos de ter extrema precaução ao voltar do passeio com os nossos animais de estimação. Recorda que o nosso objetivo é limpar a casa sem prejudicar os animais de estimação, as crianças e todos os integrantes da família.

Utiliza produtos seguros para toda a tua família

Recomendamos utilizar sempre produtos adequados para casa com animais de companhia. Como já sabes, na nossa web tens disponível os melhores limpadores para ter a tua casa limpa e livre das bactérias e dos tão temidos vírus. Além do mais, aconselhamos limpar a casa várias vezes por semana com lixívia com a proporção 1:50, isto é, diluir 20ml de lixívia normal com 1l de água.

Essa mesma proporção, de lixívia com água, pode ser utilizada para desinfetar, por exemplo as chaves, os teus sapatos, assim como a trela do teu cão. O importante é tentar ter tudo o mais asséptico e desinfetado possível, e de igual modo, prevenir qualquer contágio.

É igual de importante, ter a casa livre de pó e pelos. O melhor é utilizar o aspirador de forma frequente para completar a rotina de limpeza da casa.


Por último, recorda lavar com água quente fronhas, mantas, tapetes e todos os pertences dos teus animais. Prevenir é melhor do que remediar!

Ao voltar dos passeios diários com o teu cão

É essencial limpar muito bem as patinhas, incluindo a almofada plantar, além da cauda do teu melhor amigo. Recomendamos a leitura deste outro artigo para saber mais sobre este assunto: Uso de gel antibacteriano em cães e gatos.

Na nossa loja online Tiendanimal encontrarás uma seleção de produtos para a limpeza e manutenção da tua casa, que serão os teus melhores aliados agora e sempre:


Com tudo o que já sabes, estás mais preparado para limpar a casa de forma segura sem prejudicar os teus animais de estimação. Mãos à obra!

E se quiseres aprender curiosidades sobre os animais de companhia, como por exemplo, porque ronronam os gatos, visita o nosso blog.

Licenciada em Veterinária pela Faculdade de Córdoba em 2014.

Desde sempre tenho estado envolvida em todo o tipo de atividades com animais e os meus animais de estimação são a minha paixão.

Muito consciente com o meio ambiente e a natureza. Acredito que entre todos, podemos conseguir um mundo melhor, e graças à Tiendanimal posso contribuir para isso.

« Anterior

A alimentação do teu cão durante o confinamento

A chave para conseguir acabar com as temidas pulgas

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.