A tosse do canil

A traqueobronquite infeciosa canina ou mais conhecida como tosse de canil é uma doença similar à gripe, que está causada por vários microrganismos (Bordetella bronchiseptica, vírus da cinomose canina, CAV-1, CAV-2 e o vírus de la parainfluenza canina) Neste artigo vamos falar sobre a origem da doença, o seu tratamento e da prevenção, entre outros aspetos. Sem dúvida alguma tens de continuar a ler para resolver todas as tuas dúvidas e ser o melhor dono possível para o teu cão.

Como adoece o meu cão com estas bactérias e vírus?

Difusão no ambiente

Como deves saber, o vírus propaga-se pelo ambiente através de aerossóis (espirros, tosse) ou por contato com algum utensílio que possa estar infetado como pode ser o comedouro ou um bebedouro. Chama-se tosse do canil, precisamente porque é nestes ambientes onde costumam estar mais amontoados os animais e onde se propaga com muita mais facilidade. Também é frequente ver na clínica cãezinhos que vivem sozinhos em casa com a sua família, mas que se contagiaram, por exemplo, no parque.

Quais sintomas provoca a tosse do canil?

Em primeiro lugar os cães apresentam uma tosse bastante persistente que acontecerá apenas o veterinário/a apalpar a zona da garganta. Além do mais, a sua caraterística principal é que é muito seca e, no geral, será como seu o teu bichinho tivesse alguma coisa na garganta, inclusive pode finalizar com uma arcada. Costuma piorar de noite. Além disso, o animal pode ter febre. O quadro poderia durar uma ou duas semanas.

Há formas mais graves que afetam os cachorros mais jovens, nos que aparecem outros sintomas, junto com a tosse, como secreção óculo-nasal, tosse com mucosidade, anorexia e febre. A sua duração é de até três semanas, e o índice de mortalidade é de 10%.

O meu cão poderia contagiar-me?

É muito raro que os humanos se contagiem da tosse do canil, mas poderia apresentar-se algum sintoma leve, como um constipado, em pessoas imunocomprometidas.

Como tratar da tosse do canil?

O tratamento principal baseia-se no uso de antibióticos, como a Doxiciclina e a Amoxicilina-Ác.Clavulánico, sempre sob prescrição veterinária. Também poderia ser utilizado algum medicamento para a tosse, como a Hidrocodona ou a Codeína. Por último, é importante que o cão fique em um ambiente tranquilo.

Podes usar suplementos alimentares para ajudar as suas defesas:


Quanto tempo demorará o meu cão para se recuperar?

Cada animal tem a suas caraterísticas, mas geralmente o prognóstico é bom e costumam recuperar-se em um par de semanas. Finalmente é bom recordar que nestes casos é necessário ter muita paciência e esperar a medicação fazer efeito. O importante é que o teu companheiro se recupere!

Como posso prevenir a tosse do canil?

Para evitar o surgimento desta e outras doenças, é essencial que desde cachorro o teu melhor amigo tenha todas as suas vacinas atualizadas.

As vacinas

Há dois tipos de vacinas, por um lado, a intranasal e por outro lado a injetável. Contudo, ambas começam a dar imunidade após uns três dias da sua aplicação.

As residências para cães

É essencial, sempre que o teu cão for ficar em um hotel/residência canina, que exijam esta vacina, já que assim terás a certeza da prevenção da doença.

A importância de uma alimentação adequada

Evidentemente, para ter o sistema imunológico forte o teu cão deve manter uma dieta saudável e equilibrada. Escolhe o melhor alimento para que o teu cão cresça saudável, forte e com uma saúde de ferro.


Sempre podes complementar a alimentação com algum destes suplementos que encontrarás na nossa loja online Tiendanimal.

Se tiveres gostado deste artigo não te esqueças de partilhar com os teus amigos amantes dos animais de companhia.

Queres saber mais sobre a prevenção de doenças em cães? Clica aqui!

Licenciada em Veterinária pela Faculdade de Córdoba em 2014.

Desde sempre tenho estado envolvida em todo o tipo de atividades com animais e os meus animais de estimação são a minha paixão.

Muito consciente com o meio ambiente e a natureza. Acredito que entre todos, podemos conseguir um mundo melhor, e graças à Tiendanimal posso contribuir para isso.

« Anterior

Como eliminar pulgas de casa

O cio nas cadelas: tudo o que deves saber

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.