As melhores aves como animais de estimação para crianças

As aves estão dentro dos animais mais comuns como animais de companhia, depois dos cães e dos gatos. Resultam uma opção ideal para aquelas pessoas que não podem dedicar demasiado tempo a um animal de estimação porque passam muitas horas fora de casa. Além do mais, os pássaros são muito fáceis de cuidar e apenas precisam conhecimentos prévios, por tanto neste artigo vamos falar de quais são as melhores aves como animais de estimação para crianças.

As aves não requerem tantos cuidados e responsabilidades como um cão; não têm de passear cada dia e, exceto algumas espécies, tampouco precisam de tanta interação ou socialização. Além do mais, podem ficar vários dias sozinhas se tiveres de viajar, o que oferece muita liberdade no teu dia-a-dia.

O teu estilo de vida, a tua rotina diária e os teus hábitos são imprescindíveis na hora de escolher um animal de companhia. E, se o que procuras é um amigo para o teu filho, também deves ter em conta as suas necessidades, já que não qualquer animal é apto para as crianças. Escolhendo o animal de estimação adequado, as crianças crescerão aprendendo amar e respeitar os animais e a serem mais responsáveis.

Porque escolher aves como animais de estimação para as crianças?

Os pássaros oferecem companhia e alegria sem exigir muito em troca.  São inteligentes e sociáveis. Alguns podem até ter uma grande interação com o seu cuidador, dar muito carinho e criar um vínculo muito especial; outros, contudo, serão mais independentes. 

As aves não só são fáceis de cuidar, mas que, além do mais, não requerem um grande gasto económico na alimentação, acessórios ou veterinário. Comem pouca quantidade de comida, limpam-se sozinhas cada dia e quase nunca visitam o veterinário, apenas para revisões gerais. 

Mas para terminar de convencer-te de porque as aves são a melhor opção como animais de estimação para as crianças, apresentamos a seguir as vantagens e inconvenientes de ter pássaros como animais de companhia em casas com crianças.

Vantagens dos pássaros para as crianças:

  1. São muito inteligentes. Aprendem rápido e têm uma grande capacidade de comunicação se fizeres o esforço de entendê-los.
  2. São fáceis de treinar. A sua inteligência, vontade de aprender e de agradar-te fazem do treino uma brincadeira divertida.
  3. Cuidado simples. Oferecem uma maior liberdade que um cão ou um gato e não precisam que as crianças passem o dia todo com elas. Apenas terás de deixar água e comida sempre disponível e limpar a sua gaiola quando for necessário. Nada de caixas de areia nem passeio.
  4. São muito limpos. Os pássaros limpam-se constantemente as penas, não precisam que dês banhos. Apenas terás de pulverizar, de vez em quando, com um pulverizador de água morna para que não se encontrem secos e assim não terão comichão na pele. O único que terás de ter em conta na sua manutenção são as unhas e o bico, que terão de ser limados ou cortados, por ti ou pelo veterinário.
  5. São sociáveis. Mesmo que não acredites, o vínculo com o teu pássaro pode ser igual ao que se tem com um cão ou um gato. De facto, são mais sociáveis que os felinos.
  6. Não precisam de muito espaço. Dependendo da espécie, há muitos pássaros que podem viver em gaiolas simples, como os canários ou os periquitos. Mas, sem dúvida alguma, quanto maior for a sua gaiola, melhor. Além do mais, recomendamos-te que retires o teu pássaro todos os dias para que possa voar, se divertir e gastar energia. Um confinamento contínuo tampouco é o ideal.
  7. Podem viver muitos anos.  Algumas espécies, principalmente quando nos referimos a aves maiores, como os papagaios, são muito longevas. Deves pensar se estás preparado para cuidar de um animal de estimação durante tanto tempo e se poderás fazê-lo.

Inconvenientes das aves como animais de estimação para crianças:

  1. Problemas emocionais e de comportamento por falta de atenção. A sua inteligência faz com que as aves precisem um tempo de interação cada dia, assim como brincadeiras, estímulos e enriquecimento ambiental.
  2. Não sempre aprendem o que queres. Como contra, podem surpreender-te com coisas que aprenderam por si mesmo e que não são muito do teu agrado. Podem ser ruidosos ou ter algum comportamento desconfortável.
  3. Não só sujam a sua gaiola. Ainda que seja verdade que são bastante fáceis no âmbito da limpeza, as aves não só sujam dentro da gaiola. É bastante provável que o solo onde está situada (até mesmo as paredes) acabem com restos de comida, água, fezes e penas, por tanto terás de limpar tudo muito frequentemente.
  4. Precisam tempo de interação. O facto de que as aves sejam muito sociáveis é bom se tens tempo para dedicar-lhes. Contudo, se não passares um momento cada dia com o teu pássaro, pode ficar deprimido, estressado e ter um comportamento agressivo ou destrutivo.
  5. Podem ser muito ruidosas. Alguns pássaros cantam, falam ou fazem ruído em excesso.

Os melhores pássaros para crianças

Ainda que as aves sejam um excelente animal de companhia, não todas são recomendadas para as crianças nem para viver em espaços pequenos e fechados. Por isso, vamos partilhar quais são as melhores aves como animais de estimação para as crianças para que possas escolher a tua favorita.

Canários

Estes pequenos pássaros são fáceis de cuidar e requerem pouca interação, portanto são ideais como primeiro animal de estimação para as crianças. São bonitos, alegres e gostam de cantar imenso.

Os canários não estão especialmente recomendados para a sua manipulação já que, geralmente, não gostam. Por tanto, se estás à procura de um pássaro com o qual o teu filho possa interagir fora da gaiola, aconselhamos os periquitos ou as calopsitas.

Podes ler mais sobre os canários neste artigo mais amplo e neste outro poderás saber como é a alimentação dos canários.


Diamantes

São pássaros pequenos e muito chamativos que, se o tiverem em casa desde cria, são fáceis de socializar. São simpáticos e dóceis e adoram viver em companhia, portanto o ideal é ter mais de um. Não precisam de muito espaço e tampouco demasiada interação, por tanto são uma boa opção para iniciar.  Aqui tens outro artigo para ampliar a tua informação sobre os diamantes.

Periquitos

Costumam ser a primeira ave animal de estimação das crianças. São um pouco maiores que os canários e os diamantes e são mais sociáveis. As crianças podem interagir mais com eles. É um dos pássaros mais populares nas casas pelo seu fácil cuidado e o seu caráter amigável. Além do mais, podem aprender truques e acostumam-se a estar soltos pela casa, acompanhar-te-ão a todos os lados. Mas não te deixes enganar pelo seu aspeto adorável, os periquitos também têm o seu feitio e é necessário educá-lo para que sejam sociáveis e desfrutem do contato humano.  Este outro artigo ajudar-te-á a conhecê-los melhor.


Calopsita

Se o que procuras é um pássaro um pouco maior e divertido com o que possam interagir muito mais, as calopsita são uma excelente opção como ave animal de estimação para crianças. Trata-se de uma ave alegre, feliz, carinhosa e brincalhona. Contudo, esta espécie precisa sim de um alto nível de atenção, portanto se não tens tempo suficiente para dedicar cada dia, é melhor escolher outro pássaro. As calopsita são muito inteligentes e extremamente sociáveis, por isso precisam uma maior interação com o seu cuidador. Podem ficar deprimidas e ter condutas inadequadas se não recebem atenção. Poderás aprender mais sobre o cuidado das calopsitas neste artigo.


Se tinhas em mente um animal maior ainda, como os papagaios (papagaio-cinzento, araras…), devemos avisar que NÃO são recomendados como aves animais de estimação para crianças. Têm uma grande inteligência e uma forte personalidade; precisam uma boa educação e socialização, além de dedicar tempo cada dia. Os papagaios têm de brincar e receber carinho todos os dias para não sofrer stress. Se não dedicarmos tempo, acabam por ter problemas de comportamento como a picagem e sentimento de tristeza.

No geral, os requisitos que deve cumprir uma ave como animal de estimação para as crianças são:

  • Que seja fácil de cuidar e não precise demasiados cuidados.
  • Que permita uma boa manipulação.
  • Que não seja agressiva.
  • Que tenha um tamanho adequado para as mãos da criança.

Conheces outras aves animais de estimação para crianças que não se encontrem nesta lista? Partilha connosco as tuas experiências no cuidado destes incríveis animais!

« Anterior

Os melhores pássaros domésticos

A iguana como animal de estimação

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.