A iguana como animal de estimação

Estás a pensar a ter uma iguana como animal de estimação?

Como acontece com todos os animais, cada espécie precisa uns cuidados especiais e com a iguana também é assim. Deves ter em conta a sua alimentação, o seu terrário, inclusive a temperatura do seu ambiente para que esteja saudável e feliz.

A iguana é um dos animais favoritos dos amantes dos répteis e com ele costumam iniciar-se neste mundo. Contudo, não é precisamente o mais fácil de ter em cativeiro já que, mesmo que o seu tamanho seja pequeno quando chegam em casa, crescem muito e rápido por tanto precisam de um espaço grande em casa para estarem confortáveis. 

Como são as iguanas como animal de estimação?

As iguanas são como pequenos dinossauros que procedem da América Central e América do Sul. Vivem ao redor de 13 anos e podem chegar a pesar até 8 kg (algumas inclusive mais) e medir mais de 2 metros de longitude.

A iguana tem uma cor verde brilhante quando é jovem que, ao ficar adulta, fica em um tom mais grisalho. É um réptil arborícola e bom nadador que se movimenta entre as ramas das árvores e vive sempre perto da água. 

As iguanas podem soltar a sua cauda assim como acontece com as lagartixas se elas se sentirem atacadas, mas cresce novamente (nunca tão longa como antes). Contudo, se a perdem outra vez não crescerá novamente, por isso apenas a soltarão se for estritamente necessário para fugir de um depredador.

As iguanas são solitárias e territoriais por tanto que, se quiseres ter duas, é melhor que não sejam dois machos já que podem ser agressivos e brigar. É preferível optar por ter um casal de diferentes sexos.

O mais importante que deves ter em conta antes de escolher a iguana como animal de estimação, é se poderás recriar as condições de clima que precisa e proporcionar um espaço amplo e adequado para ela quando for adulta.

Como deves manipular uma iguana animal de estimação?

Sim, é possível educar e domesticar uma iguana. Nunca será um cão já que o seu instinto e comportamento são diferentes, mas também podes ter um forte vínculo com ela e aprender a tratá-la corretamente.

Nunca deves apanhá-la pela cauda, e muito menos no início, já que se sentirá ameaçada e pode inclusive soltar-se dela. Apanha sempre pela barriga, por trás das patas dianteiras.

Sempre que fores interagir a manipular a tua iguana, presta atenção à sua reação. Se tentar fugir ou der chicotadas com a sua cauda, não está à vontade com a situação e é melhor que a deixes tranquila nesse momento. Não a obrigues. Entretanto, se com as tuas carícias fecha os olhos, significa que está a gostar e a desfrutar.

A interação deve durar pouco tempo para que não se canse, mas ser constante cada dia. A falta de contato e o facto de não a retirar do seu terrário pode derivar em um comportamento mais selvagem e agressivo. Com paciência e um trato amável conseguirás que confie em ti e terás uma incrível companheira.

O que precisam as iguanas animais de estimação?

  • Terrário com troncos, ramas e pedras. Dentro deve ter uma área de repouso com luz e calor, assim como plantas similares às que encontraria na natureza.
  • Temperatura entre 26 e 30ºC, similar ao clima tropical e humidade de 70-85%.
  • Luz solar natural. Podes colocar o terrário perto de uma janela ou soltar a tua iguana na varanda ou jardim um momento cada dia.
  • Alimentação baseada em folhas e frutas. Podes utilizar também, como complemento, algum alimento comercial de qualidade. São estritamente vegetarianas, não comem insetos. Para saber mais sobre o que comem as iguanas animais de estimação clica aqui.
  • Água limpa sempre disponível distribuída em várias tigelas no terrário.
  • Limpeza do terrário: substrato, restos de comida e água suja.
  • Controlo veterinário. Presta atenção à cor da sua pele e as mudanças no seu estado de ânimo. Observa com atenção também as suas unhas para que não cresçam demasiado.

Se depois de ler este artigo já decidiste ter uma iguana como animal de estimação, deixamos a seguir outros dois que podem ser de muita ajuda:

« Anterior

As melhores aves como animais de estimação para crianças

Conselhos para a muda do pelo – Parte I

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.