Cuidados e manutenção da Iguana verde

,

Adoras os répteis? Estás a pensar em ter uma iguana? Antes de te lançares à aventura, o melhor é que conheças muito bem quais são os cuidados que precisa uma iguana. A iguana verde (Iguana iguana) é um dos répteis mais habituais em cativeiro e que mais te vai chamar a atenção na hora de comprar o teu primeiro réptil. No entanto, não é o melhor réptil para principiantes, dado que requer de certa experiência e mesmo muito cuidado. Mesmo assim, nada é impossível se te informares muito bem primeiro.

O primeiro é o primeiro… Vamos conhecer a iguana!

Que tamanho atinge a minha iguana?

O primeiro que deves ter em conta é o tamanho… Uma iguana adulta pode chegar a superar os 2 metros de comprimento e oscilar entre 6 e 8 kg de peso! Sabias? É habitual desconhecer este dado porque o normal nas lojas é encontrar exemplares jovens de menos de um ano de idade.

Há algum animal similar à iguana?

Se quiseres ter uma iguana, mas não dispões de muito espaço para mantê-la quando ela crescer, existem outros répteis parecidos de menor tamanho que são realmente atrativos, como o caso dos Dragão-d’água-chinês (Physignathus cocincinus), Lagarto do sailfin de Amboina (Hydrosaurus amboinensis), ou chamado “falso camaleão” (Anolis carolinensis) e certos répteis de tamanho médio como os Pogonas ou Dragões Barbudos (Pogona vitticeps), Lagartixa-leopardo (Eublepharis macularius) ou Lagartixa-diurna-de-Madagascar (Pheluma sp.).

Porém, se estás seguro e decidido a cuidar uma iguana, damos-te alguns conselhos para te iniciares neste interessante mundo:

O que precisa a minha iguana e qual é a sua manutenção?

O primeiro que deves de ter em conta antes de obteres a tua iguana é como conseguir criar um habitat adequado para a sua manutenção. Deves tentar evitar que a iguana seja o primeiro que entre em casa, já que se não tiveres tudo o necessário para que viva em ótimas condições, poderia dar-se o caso de que ficasse doente durante os primeiros meses de estância. Isto não quer dizer que as iguanas sejam animais difíceis de manter, mas que existem uns requisitos básicos indispensáveis para ficar em boas condições. Os dois fatores mais importantes a teres em conta à hora de manter em cativeiro uma iguana são:

1. Temperatura.

As iguanas são animais tropicais ectotérmicos (sangue frio) cuja temperatura depende do meio ambiente no qual estão e, portanto a fonte de calor é muito importante para o seu metabolismo e atividade. O intervalo de temperatura adequado deve oscilar entre os 24ºC e os 30ºC, com uma temperatura ótima de 28ºC. Em nenhum momento do ano a temperatura há de descer abaixo de dos 24ºC ou o animal irá deixar de comer e facilmente poderá ficar constipado, debilitado e adoecer. Para conseguir este intervalo de temperaturas, existem vários tipos de aquecimento:

  • Lâmpadas de cerâmica: Não produzem luz e têm uma longa vida. Alguns exemplos são a lâmpada de cerâmica Zoo Med ou as lâmpadas aquecedoras Exo Terra Ceramic Heater.
  • Lâmpadas infravermelhas: produzem luz vermelha que não incomoda os répteis à noite, como a lâmpada Exo Terra Infrared Basking Spot ou a lâmpada de calor infravermelho Zoo Med.

Cabos térmicos: Podem enrolar-se nos ramos ou usar-se na base do terrário. Há que ter cuidado, já que às vezes produzem muito calor e é recomendável usar um termostato. Entre as opções disponíveis estão o cabo calefactor para répteis Exo Terra ou o cabo para répteis Zoo Med.

2. Iluminação.

As iguanas precisam de radiação ultravioleta (UVA e UVB) para a correta assimilação do cálcio, pelo que deverás colocar um fluorescente especial para répteis tropicais 5.0. Uma iluminação inadequada ou a falta de iluminação pode provocar que a iguana fique descalcificada e os ossos fiquem deformados e se tornem muito frágeis. Além disso, é importante mudar a iluminação UVA e UVB uma vez cada seis meses, ou pelo menos, uma vez por ano, já que as lâmpadas e fluorescentes diminuem a proporção de ultravioleta com o tempo.

E agora que já temos o habitat preparado, o que come uma iguana?

As iguanas são animais estritamente herbívoros pelo que só se alimentam de vegetais, ervas, legumes e fruta. Portanto, é melhor não fornecer nunca nenhum outro tipo de alimento, como insetos, já que poderiam adoecer. A dieta da iguana há de ser cerca de ¾ de vegetais e apenas ¼ de frutas.

  • Legumes: couve chinesa, brócolos, acelga e rábano, coentro, folhas de cenoura, chicória, alface (em pequenas quantidades), tomate, pimento, pepino, cogumelos, escarola, beterraba, feijão verde (fervido), couves de Bruxelas, couve-flor, ervilhas, endívia e abóbora.
  • Frutas: figos, maçãs, damascos, tâmaras, uvas, kiwis, melão, morangos, pera, papaia e manga. Também existem preparados de fruta tropical para répteis.
  • Outra opção é fornecer uma boa ração completa para iguanas como as que oferece Exo Terra.
  • Ervas: podes alimentar as iguanas com dente-de-leão, feno fresco, rúcula, canónigos, luzerna, trevo, etc… As misturas de ervas e legumes são ideais como a salada de flores para répteis Lucky FlowerMix, o dente-de-leão Jr-Farm, etc.

Quais alimentos não são nada recomendáveis para alimentar a tua iguana?

  • Todo tipo de insetos.
  • Carne e peixe.
  • Espinafres, salsa, cenouras, batata-doce, beterraba e espargos podem causar hipocalcemia.
  • Alho, cebola, alho-porro e ruibarbo.

Devo dar vitaminas e cálcio à minha iguana?

Claro, são imprescindíveis para ter uma boa saúde. O cálcio deve ser fornecido diariamente quando são jovens e cada 3 ou 4 dias quando são adultas; podes salpicá-los sobre a sua salada. Atualmente existem complexos vitamínicos para répteis herbívoros que contêm cálcio, além de uma série de vitaminas e minerais essenciais.

Cuida da tua iguana da forma mais simples com os packs de alimentação e manutenção mensal de iguanas!

Se quiseres poupar na hora de comprar o alimento para a tua iguana, na TiendAnimal vais encontrar uns packs completos de alimentação mensal para iguanas. Poderás conseguir a um ótimo preço e de uma só vez tudo o necessário para alimentar a tua iguana.

Pack manutenção mensal iguanas babies

Pack manutenção mensal iguanas adultas

Tens alguma foto da tua iguana? Queremos ver como cresce! Conta-nos aqui.

David Briz.

Especialista em animais exóticos Tiendanimal

« Anterior

Diarreia no cão

Cuidados básicos do ouriço terrestre

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.