Sabias que os dragões barbudos são fantásticos animais de estimação?

,

Se gostas de répteis, mas achas que eles são muito indiferentes ou pouco sociáveis, deves conhecer os dragões barbudos e pode ser que mudes de opinião.

Os dragões são bastante sociáveis, podem interagir entre si e têm uma linguagem corporal bastante elaborada para se comunicarem. Esta inclui os movimentos da cabeça (para cima e para baixo, como a afirmar algo), os movimentos circulares das suas mãos como se cumprimentassem, o movimento de vaivém com o corpo e as posturas do seu rabo e da sua cabeça. As fêmeas têm inclusive uma postura que utilizam quando não querem ser assediadas por um macho, que compreende e a deixa tranquila.

Outra característica social é que não precisam de muito tempo para se acostumarem aos humanos. Podem ser adestrados tanto se forem comprados quando são bebês quanto se já forem adolescentes, o que te dá tempo suficiente para estabelecer uma boa relação com eles. Há casos de pessoas na Austrália que se aproximam de um dragão selvagem no seu meio natural e conseguem até fazer carinho neles e inclusive abraçá-los. Se tiveres um dragão, tenta passar o maior tempo possível com ele, já que assim vais conseguir não só que tolere a tua presença, mas que interaja contigo. Além disso, vais aprender a conhecê-lo e entendê-lo.

No seu país de origem (Austrália) é totalmente proibida a exportação de dragões, por isso todos os que se conseguem nas lojas de animais de estimação foram criados em cativeiro. Isso dá a vantagem de saber que não estás a colaborar a dizimar uma população natural e, além disso, tens a vantagem de que não vai ter parasitas nem terá sofrido stress pela captura e o transporte.

Como se tudo isso fosse pouco, os dragões têm ainda mais coisas ao seu favor. O seu tamanho é ideal, já que permite que sejam manipulados com facilidade, mas não são tão grandes quanto uma iguana, portanto não demandam tanto espaço para a criação de um bom habitat. Têm qualidades físicas que os tornam atrativos, como os espinhos ao redor do pescoço, que podem ficar arrepiados tanto em machos quanto em fêmeas quando o desejam, para logo voltá-los à posição de descanso. A sua forma de pegar insetos com a língua pegajosa deixa quase impossível que te mordam acidentalmente se lhes deres alimento com a tua mão. Assim como outros lagartos, passam grande parte do dia no sol, mas gostam de ficar em um lugar da casa onde haja muita atividade, pois se entretêm ao olhar as pessoas ir e vir.

Apesar de os dragões serem muito sociáveis e se comunicarem de maneira bastante elaborada, não esperes que se comportem e interajam como o faria um cão ou um gato. Eles não deixam de ser répteis fantásticos que te permitem que os cuides e sejas seu amigo.

Dra. Isabel Iglesias

« Anterior

Sabias que os elefantes são os únicos animais…? nº7

Sabias que as formigas podem levantar 50 vezes…? nº 8

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.