O que as iguanas comem?

,

Esta proporção é muito importante para o crescimento e manutenção dos ossos, assim como para a contração muscular e muitas outras funções do organismo. A consequência mais frequente de uma dieta deficiente é o surgimento da doença óssea metabólica, que pode chegar a ser mortal se não for corrigida a tempo. Os alimentos que as iguanas comem criam uma dieta, em geral, deficiente em cálcio, já que há pouquíssimas verduras que mantenham uma proporção de 2:1 ideal. Quando selecionares os ingredientes da dieta, utiliza vegetais que contenham pelo menos 1:1. Dar-te-emos uma lista dos vegetais classificados de maior a menor por seu conteúdo de cálcio, mas eles sempre devem estar combinados com outros que contenham uma concentração menor para evitar excessos.

Vegetais que as iguanas comem e a sua relação cálcio – fósforo

  • Entre 8:1 e 4:1 – couve-galega, mostarda, papaia, folhas de nabo, coentro.
  • Entre 4:1 e 2:1 – salsa, amaranto, folhas de dente-de-leão, couve chinesa, folhas de beterraba, alface, couve escocesa, figos, laranja doce, folhas de alcachofra, repolho verde, agrião.
  • Entre 2:1 e 1:1 – cebola, chicória, lima, framboesa, nêspera, folhas de mostarda, acelga, alho-porro, limão, pomelo, mirtilo, tangerina, uva de pele solta, salsão, tofu (okara), vagem, repolho roxo, toronja rosa, berinjela, alho, rábano, acerola, tofu cru, pera, amora, maçã com pele, cebolinha, caqui, ananás.

Por outro lado, também deves ter em conta o conteúdo de proteínas dos vegetais que as iguanas comem. O grupo que mais contém é o dos legumes, portanto, inclui alguns em sua dieta.

Alimentos perigosos para as iguanas

As Oxalis são plantas que contêm ácido oxálico, que se combina com o cálcio e não permite que o organismo o absorva. As verduras desse grupo são: espinafre, ruibarbo (é considerado tóxico e deve ser evitado), beterraba, folhas de beterraba, caule de salsão e acelga. Como verás, estas contêm muito cálcio, mas ficam inutilizadas ao se combinar com o ácido oxálico, portanto, tenta não usá-las ou usá-las somente em pequenas quantidades.

Outras verduras que as iguanas comem, mas não devem ser usadas em excesso são as couves em geral, já que podem produzir problemas de tireoide. Essas incluem o repolho, a couve escocesa, couve chinesa, os brócolos, a couve-rábano, a couve-flor e a couve-de-bruxelas. Não é necessário evitá-las, apenas limitar a quantidade ou dá-las ocasionalmente.

Por último, outro grupo de vegetais que não convém dar em excesso é o dos que contêm tanino. Este pigmento se une às proteínas das enzimas impedindo a digestão e também inutiliza o ferro e a vitamina B12. Se administrado em demasiada quantidade, pode causar dano ao fígado. Das verduras que as iguanas podem comer, as que contêm muito tanino são o espinafre, a cenoura, a banana, a uva, a alface, o ruibarbo (tóxico para as iguanas, deve ser totalmente evitado) e a cebola.

As melhores verduras para as iguanas

Os vegetais bons para as iguanas, que não contêm contra-indicações e são nutritivos são: folhas de couve-galega, folhas de nabo, folhas de mostarda, salsa, folhas de dente-de-leão, grelos, vagem, figo (fresco ou seco), pimentão verde, escarola, framboesa, alho-porro, ervilha, amora silvestre, uva, rabanete, quiabo, pera, tabaibo (fruto do cactos) e cherovia.

Agora, é importante lembrar que deves oferecer-lhes uma variedade de pelo menos 10 ingredientes diferentes, não é suficiente que alimentes a tua iguana somente com um ou dois desse grupo. Podes usar outros vegetais com valor nutritivo que não estão nesta lista, mas evita os classificados como perigosos. Podes usar os da lista como base para compor a dieta, mas inclui outros diferentes, levando em conta o seu valor nutritivo, preço, gosto da tua iguana e a disponibilidade na região onde vives.  

O que comem as iguanas jovens?

Durante muito tempo, recomendou-se dar uma dieta mais rica em proteínas às iguanas em crescimento, como comida para cães ou gatos. Atualmente sabe-se que tanto as adultas como as jovens são estritamente vegetarianas e a sua dieta é a mesma. O que sim convém é dar-lhes um suplemento de vitaminas e cálcio.

Alimentos comerciais para iguanas

Essas dietas são muito recentes e ainda não foram suficientemente testadas para saber se são boas. Algumas iguanas que se alimentam exclusivamente com essas dietas desenvolveram deficiências nutricionais durante o ano. Ainda não existe uma tabela com os requisitos nutricionais das iguanas, portanto, nenhum fabricante pode dizer que está a cumprir essas necessidades. Combinar a ração que as iguanas comem com uma boa variedade de verduras é o mais seguro para uma alimentação completa e equilibrada. Também podes usar uma ração durante viagens, momentos em que não tenhas outras provisões ou quando outra pessoa está encarregada de cuidar da tua iguana.

Há iguanas que adoram comer besteiras e ficam contentíssimas quando conseguem abocanhar um pedaço de pizza ou um pouco de gelado. Se o fizerem muito ocasionalmente, não lhes será prejudicial. É como quando as crianças comem doces que não têm nenhum valor nutritivo, mas são saborosos e os fazem sentir bem. Assim como farias com as crianças, não permitas que este tipo de comida forme parte da dieta da tua iguana.

Suplementos de vitaminas e cálcio

Apesar dos esforços que fizeres para equilibrar a dieta de uma iguana, é sempre recomendável espalhar um pouco desses suplementos em cima da ração para evitar deficiências. Para as iguanas jovens podes usar somente um pouco um dia na semana e para as adultas duas vezes por semana, mas não te excedas. Podes usar algum suplemento multivitamínico para humanos e moer os comprimidos.

Para o cálcio, busca uma fórmula que contenha só cálcio e vitamina D3, sem fósforo. Lembra que a maioria dos vegetais que as iguanas comem tem mais fósforo do que cálcio e tens de tentar balancear esse desequilíbrio. Para saber quanto lhe dar, tenta estimar quanto cálcio contém a dieta que estás a preparar-lhe usando como guia a lista com o conteúdo de cálcio nos vegetais. Se estiveres a usar os que contêm 2:1 ou mais, não precisarás de suplementos, mas se usares os mais pobres em cálcio, então tens de suplementar ou mudar a formulação.

Por último, deves saber que as iguanas tendem a comer mais no verão e perdem o apetite gradualmente quando se aproxima o inverno. Além do mais, o outono é a sua temporada reprodutiva e elas podem deixar de comer por isso.

« Anterior

Como introduzir um gato novo em casa

A alimentação do gato

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.