Como deve ser a alimentação do gecko?

,

É um tipo de lagarto que se tornou um dos animais de estimação preferidos nas nossas casas. Não só porque é um animal atrativo e fascinante, mas porque é dócil e pode tornar-se um grande amigo. Por isso, acompanhe-nos para descobrir o que são os geckos, que tipos existem, como deve ser a alimentação do gecko e por que podem ser mágicos?

Características dos geckos, como são?

São pequenos lagartos escamosos que agora são cada vez mais comuns como animais de estimação com os quais convivemos em casa. De fato chamam a atenção pela variedade das suas cores e estampados vistosos. Além disso o mais curioso sobre estes espécimes é que eles são os únicos répteis que têm cordas vocais pelo que podem emitir sons para comunicar com seus congéneres.

Têm corpo achatado e robusto, uma cauda longa e muito grossa e podem alcançar entre 18 e 30 centímetros (incluindo a cauda). Têm olhos grandes sobre os quais a membrana que os protege não passa despercebida (a maioria não tem pálpebras), que lambem constantemente para mantê-la limpa.

Tipos de gecko

Embora existam em diferentes tamanhos e cores, os mais vulgarmente adotados como animais de estimação são o gecko leopardo e o gecko de crista:

  • O gecko leopardo (Eublepharis macularis) deve o seu nome às manchas de cor escura que lembram o desenho do pêlo do leopardo. Tem pálpebras completas e móveis para poder fechar os olhos enquanto dorme. Não tem almofadas adesivas nos dedos por isso não tem a capacidade trepadora de outros elementos da sua espécie. Não requer um espaço muito grande para sobreviver, tem grande agilidade e mede entre 18 e 24 cm.
  • O gecko de crista (Correlophus ciliatus) vem da Nova Caledônia (Oceania) e é um animal perfeito para crianças porque, embora pareça um dinossauro, é um animal dócil. O seu nome é o reflexo das suas duas cristas que vão desde cima dos seus olhos até o início da cauda. Tem um sentido de audição e visão muito desenvolvidos de acordo com os seus hábitos noturnos. Tem pêlos reagrupados nas lamelas sob os dedos, graças aos quais pode aderir a qualquer superfície, mesmo as mais lisas como o vidro do terrário.

Como é a alimentação do gecko?

Os geckos são insetívoros. Ou seja, a sua dieta é baseada na ingestão de insetos. Aqueles que vivem em cativeiro podem comer grilos, bichos-da-seda e pequenas baratas. Embora a quantidade dependa do seu tamanho, pode oferecer entre 4 e 8 grilos numa só vez. Não mais para evitar que os grilos andem pelo terrário por muito tempo, porque podem stressá-lo, e além disso, os próprios grilos quando têm fome podem morder o réptil.

Para complementar a alimentação do gecko, pode oferecer-lhes algumas guloseimas. Por isso, pode optar por um rato Pinkie (rato bebê) ou larvas da Galleriamellonella (vendidas com o nome de waxworms), embora estas últimas devam ser oferecidas com prudência porque podem gerar dependência. Como conselho, lembre-se que, para evitar que sufoque, a presa que oferecer ao seu gecko não deve exceder metade da largura da sua cabeça.

Sabia que…?

  • A saber são animais muito ágeis que podem fugir a grande velocidade.
  • Além disso, podem percorrer qualquer superfície vertical com grande destreza graças às almofadas adesivas que têm em cada um dos 5 dedos das suas patas.
  • Quando se sentem ameaçados, podem perder parte das suas caudas para fugir, no entanto esta crescerá novamente.
  • Pode-se descobrir se um animal está bem alimentado através da cauda. Nela acumula-se toda a gordura e por isso é uma boa pista para identificar se precisa ou não de mais comida.
  • Em conclusão, o gecko tem uma esperança de vida de até 15 ou 20 anos.

Estava a pensar em comprar um novo animal de estimação tão fascinante quanto mágico? Assim sendo, coloque um gecko na sua vida!

« Anterior

Como ensinar a falar ao teu papagaio

Quanto pesa um porco?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.