Quanto pesa um porco?

Há inúmeras raças de porcos diferentes, cada uma com as suas caraterísticas próprias. Contudo, com exceção de algumas miniaturas, todas têm em comum o seu grande tamanho e o seu corpo pesado e redondo, com patas curtas, mas então, quanto pesa um porco?

O peso dos porcos pode oscilar desde apenas 30 kg até 400 kg. Assim como a sua longitude pode ser desde 50 cm até 2 m. Vamos partilhar contigo as caraterísticas das principais raças de porco e quanto pesa cada uma delas.

Quanto pesa um porco doméstico?

Algumas raças de porcos foram geneticamente modificadas para conseguir reduzir o seu tamanho o máximo possível. No início foi para testar e investigar com eles, mas com o passar do tempo, a partir de 2009, seriam populares como animais de estimação. São os mini porcos, também chamados de mini pigs ou porcos miniaturas.

Dentro da categoria de mini porco podemos encontrar diferentes raças e, entre elas não só varia o aspeto, mas também o tamanho e o peso. A Associação Americana de Mini pigs estabeleceu uma classificação segundo a altura do animal que os divide em quatro categorias:

  • Categoria 1: menos de 35,5 cm
  • Categoria 2: desde 35,5 até 40,6 cm
  • Categoria 3: desde 40,6 até 45,7 cm
  • Categoria 4: desde 45,7 até 50,8 cm

Por outro lado, esta Associação também estabelece uma divisão por idades: jovens (menos de 16 meses de idade), adolescentes (entre 16 meses e 5 anos) e adultos (com mais de 5 anos).

Quanto pesa um porco Juliana?

O porco Juliana pesa menos de 33 kg e mede menos de 44 cm de altura. Trata-se de um cruzamento entre o porco doméstico e o potomochero. É a raça com a figura mais esbelta, sem a caraterística barriguinha pendurada que os porcos de outras raças têm. Tampouco tem papada ou dobras na pele.

Quanto pesa um Göttingen?

Os Göttingen pesam entre 35 e 45 kg. Este é um pouco maior que o Juliana, mas ainda é bastante esbelto. Contudo este porco tem a barriga volumosa. Esta raça destaca pela sua boa saúde e por ser muito limpa.

Quanto pesa um porco vietnamita?

Este é, com certeza, a raça mais conhecida de todas. E não porque seja a menor. Os porcos vietnamitas podem atingir os 136 kg de peso, mas alguns exemplares pesam menos de 40 kg. Apesar dos seus mais de 100 kg, a sua morfologia faz com que tenham entre 40 e 71 cm. Já que têm umas patas muito curtas.

É um porco muito robusto, com uma barriga grande, dobras na cara, que se acentuam com a idade, e uma grande papada.

Muitas pessoas adquirem esta raça pois acreditam que não crescerão e se surpreendem, o que causa inúmeros abandonos.

Quanto pesa um porco Kunekune?

Esta raça está entre os 60 e 200 kg, com uma altura desde os 53,3 até os 76,2 cm. É um porco com um focinho curto e um corpo peludo, com duas bolas muito caraterísticas que penduram da sua mandíbula inferior.

É um porco pastoril procedente da Ásia e trazido a Nova Zelândia no século XIX.

E o porco Iucatão?

Pesa aproximadamente 70-80 kg. As fêmeas são menores que os machos. A sua altura está entre os 57 e os 76 cm.

Este porco recebe o seu nome pela península de Iucatã, no México, da onde é originário. É fácil diferenciá-lo das demais raças já que não tem pelo e as suas patas são mais longas. É um porco com um caráter muito dócil.

outras raças de mini pigs, como o Guinea americano ou Mulefoot, mas estas são as mais comuns e populares. Além do mais, a maioria não encaixa com o padrão de altura estabelecido pela Associação Americana de Mini pigs.

Curiosidades

  • O porco mais pesado da história foi registado em Tennessee em 1933, com 1.155 kg e quase 3 metros de longitude.
  • Na China foi registrado outro porco de 895 kg, que morreu em 2004, e um de 749 kg, em 2017.

Agora já sabes quanto pesa um porco, mas se quiseres conhecer muitas mais caraterísticas sobre estes animais, recomendamos-te estes dois artigos:

Assim poderás saber como são os mini pigs, o que precisam e como deves cuidá-los, assim como a alimentação ideal para um porco doméstico.

Miriam Zazo

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal permite-me trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Como deve ser a alimentação do gecko?

Alimentação do gato leopardo, o que deve comer um felino bengal?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.