Comida para canários: tudo o que precisas saber

Os canários são um dos pássaros mais comuns nos lares portugueses. Estas pequenas aves são originárias das ilhas Canárias (daí o seu nome) e têm uma plumagem especialmente colorida, dentro de uma ampla gama. São conhecidos pelo seu canto, embora apenas os machos fazem esta melodia tão característica.

Estes pequenos animais são relativamente fáceis de cuidar. Porém, como qualquer outro animal de estimação, têm associadas umas obrigações e certas condições para o seu bem-estar. Presta atenção:

  • O seu hábitat deve ser o adequado e estar sempre limpo.
  • Devem ter sempre uma boa alimentação.
  • É aconselhável que vivam em companhia, com companheiros da sua espécie.

Com relação à alimentação, são animais granívoros. A sua dieta é bastante simples, alimentam-se principalmente de alpiste, que são umas sementes ricas em hidratos de carbono. Podes misturá-lo com diferentes complementos, como outras sementes que forneçam ao teu canário uma boa quantidade de proteínas e nutrientes. As mais comuns são o níger, o cânhamo, a semente de nabo silvestre, a aveia, a semente do cânhamo e a colza.

Os preparados de mistura costumam conter 50% de alpiste, 20% de níger e 30% de outras sementes, como a semente do nabo silvestre ou do cânhamo. Até podes preparar a mistura em casa, mas também podes comprá-la já feita. Na Tiendanimal temos preparados com mistura de graõs perfeitos para o teu canário. Podes escolher entre uma grande variedade, pelo que procura o melhor para as necessidades do teu canário!


Embora a dieta destas aves esteja principalmente baseada em sementes, também é bom que seja complementada com frutas e legumes. Estes alimentos irão acrescentar à dieta uma boa dose de vitaminas e minerais. Podes experimentar oferecer-lhe alface, cenouras, espinafres, maçãs, bananas… Observa como a tua ave reage a cada alimento para saberes de qual gosta mais. Recorda que deves lavar os vegetais e cortá-los em pedaços pequenos, para que o canário possa comê-los comodamente.

Com estes alimentos o teu animal de estimação terá uma alimentação saudável. Quando os canários estão bem alimentados são mais fortes e podem evitar alguma das doenças comuns nos canários.

Comida para canários recém-nascidos

Os canários são totalmente indefesos quando acabam de sair do ovo, não conseguem subsistir por si próprios. Não podem abandonar o ninho até passados entre quinze e vinte dias. Durante este período a ninhada depende dos pais para se alimentar, pelo que terás de ter especial cuidado e dar-lhes uma alimentação adequada se tiveres crias.

Nesta época das suas vidas é imprescindível que proporciones comida de boa qualidade. Também deves garantir que os pais tenham em todo momento papa de cria, alface, papa de ovo, rebentos de sementes e água fresca e possam alimentar corretamente a ninhada. O fornecimento constante destes alimentos vai contribuir para que as crias cresçam saudáveis e comecem a formar a pelagem.

A papa de cria é um alimento que contém sementes moles, ovo duro triturado, aveia e algum vegetal ou fruta. Este tipo de alimento não aguenta fresco muito tempo, por isso é recomendável guardar a papa no frigorífico (sobretudo quando está calor) e fornecê-la em pequenas quantidades várias vezes por dia. Não te esqueças de limpar o recipiente da papa em cada uso! Só assim vais conseguir proteger a ninhada de possíveis bactérias.


Quando os canários já tenham passado mais de 20 dias no ninho começarão a sair e irão experimentando aos poucos. Mesmo assim, os filhotes não conseguem ainda alimentar-se sozinhos, mas o seu apetite duplicar-se-á. Neste período terás que acrescentar a quantidade de alimento para que os pais possam saciar o apetite dos seus pequenos. Quando a ninhada tiver cerca de 4 semanas de idade, poderás observar como começam a alimentar-se por si mesmos. Rapidamente seguirão o passo dos pais e terão uma alimentação normal.

Comida para canários no inverno

É preciso que os teus canários tenham uma alimentação especial quando chega o inverno. Sobretudo se estás a viver numa cidade com um clima especialmente frio. Igual que as pessoas, os canários precisam de um reforço quando descem as suas defensas. Por isso é recomendável fornecer papas ou misturas de pão com ovo cozido ralado e umas colheres de sopa com cereais. Estes alimentos vão proporcionar ao teu animal de estimação as vitaminas e minerais necessários para que tenha uma saúde de ferro.

Se achares que o teu canário não tolera algum tipo de alimento ou tens alguma outra dúvida sobre a sua alimentação, recomendamos, como sempre, que consultes com o teu veterinário. Ele vai aconselhar-te e informar-te de qual é a melhor alimentação para as necessidades do teu canário.Tens este tipo de aves como animal de estimação? Criaste alguma vez canários? Mudas a alimentação do teu canário segundo a estação do ano? Na Tiendanimal queremos saber os teus truques e o teu dia-a-dia com o teu animal de estimação!

« Anterior

CO2 no Aquário

Como acostumar o teu cão com as visitas

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.