Cuidado de crias de canários

As crias de canário nascem após um processo de incubação que dura 13-14 dias e terás que te certificar de ter tudo preparado, porque nascem com muita fome mesmo!

Tal como explicamos na entrada sobre a cria de canários em casa, para garantir que toda a ninhada nasce ao mesmo tempo, tens de ir substituindo os ovos autênticos por outros ovos substitutos de plástico. Uma vez que a fêmea de canário acabou de desovar, volta a colocar no ninho os ovos originais. Durante a primeira semana de incubação, podes examinar os ovos à contraluz para comprovares que os embriões estão a desenvolver-se. Os ovos não fertilizados são aqueles que não mostram formações de veias vermelhas à contraluz e terás que retirá-los por dois motivos: deixar espaço para uma nova postura e evitar que fiquem podres, danificando assim os ovos férteis. 

Nos primeiros 15 dias as exigentes crias vão permanecer no interior do ninho e os seus incansáveis pais serão os encarregados de os alimentar e limpar continuamente. Verifica que a gaiola de cria para canários está o tempo todo equipada com pasta de cria, alface, pasta de ovo, rebentos de sementes e água fresca. A comida para canários de boa qualidade é sempre fundamental, sobretudo, durante a época de cria, porque os pais fazem um esforço extraordinário! De forma que tens que manter o fornecimento constante de alimentos ricos em proteínas, para que os pais não desfaleçam e as crias de canário possam crescer e formar a plumagem.

A pasta de cria contém sementes brandas (quer sejam fervidas, demolhadas ou com rebentos), ovo duro moído e alguns vegetais ou frutas. Pode também conter outros ingredientes como flocos de aveia, cenoura ou sêmola de trigo e podemos misturá-los com pão de farinha integral, arroz integral cozido ou ervilhas. Este tipo de alimentos estragam-se rapidamente, em especial quando faz calor, por isso é preferível guardar a pasta no frigorífico. É também recomendável fornecer a pasta de cria em rações pequenas várias vezes por dia, limpando sempre o recipiente para proteger de bactérias à recém-formada família de canários.

Aproximadamente aos 7 dias de idade, podemos colocar-lhes um anel. Para isso, introduz primeiro os dedos anteriores e continua a deslizar o anel pela pata junto com o dedo oposto até que a argola fique liberada no lugar correto. A partir dos 15-20 dias, as crias começam a sair do ninho, mas ainda não se alimentam sozinhas. Neste período o seu apetite duplica-se, de modo que resulta necessário aumentar a quantidade de alimento que colocamos na gaiola. Com umas 4 semanas de idade, vais observar que os pequenos canários começam a alimentar-se por si mesmos. Neste momento, é muito provável que a mãe esteja ocupada de uma nova ninhada, pelo que é recomendável colocar 2 ninhos na gaiola.

Uma vez que os jovens canários se alimentam por sua conta, podes transportá-los para uma gaiola individual. Continua fornecendo-lhes pasta de cria, além de um bom complexo vitamínico e algumas delícias como colza ou sêmola demolhada. Outro alimento muito rico em vitaminas que podemos oferecer uma vez por semana aos jovens canários é pólen de abelha, vai reforçar as suas defensas!

Entre 2 e 3 semanas mais tarde, os jovens canários estarão suficientemente desenvolvidos e poderás transferi-los a uma gaiola maior ou um viveiro para que possam exercitar-se antes da primeira muda. Esta é uma etapa de máxima exigência para os canários, que chega entre as 8 e as 10 primeiras semanas de vida. Uma comida para canários de boa qualidade é fundamental durante este processo, assim como as vitaminas, a água fresca, a higiene e a temperatura do ambiente. Os novos machos de canário começarão a ensaiar as suas primeiras melodias e desta forma conseguirás diferenciá-los das fêmeas e começar a separá-los.

Na TiendAnimal vais encontrar tudo o que precisares para criar ninhadas de canários como um autêntico profissional, desde as melhores gaiolas de cria até a comida para canários mais nutritiva. Além de vitaminas, produtos de higiene e todo tipo de acessórios para pássaros.

Podes ler mais artigos sobre aves aqui.

« Anterior

Cuidado de ovos de tartarugas

Como tratar o desconforto dental do meu cão

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.