Como tratar o desconforto dental do meu cão

,

Os dentes do teu cachorro estão a nascer? Queres ajudá-lo a atenuar o mal-estar? A erupção dos dentes é um processo um pouco doloroso para os nossos animais de estimação, mas aqui vamos ajudar-te com úteis conselhos para que o teu cachorro não sinta tanta dor quando a sua nova dentição aparecer.

Os dentes do teu cachorro estão a nascer? Queres ajudá-lo a atenuar o mal-estar? A erupção dos dentes é um processo um pouco doloroso para os nossos animais de estimação, mas aqui vamos ajudar-te com úteis conselhos para que o teu cachorro não sinta tanta dor quando a sua nova dentição aparecer.

 Como é a dentição do meu cachorro?

Os cachorros nascem sem dentes e por volta das quatro semanas de vida aparecem os seus primeiros dentes, conhecidos como dentes de leite. Esta dentição é temporal, mas muito importante. Após 2 meses, os cachorros já têm a sua pequena dentição formada pelos primeiros 28 dentes de leite (12 incisivos, 4 caninos e 12 pré-molares) e entre os 4 e os 7 meses começam a crescer os dentes definitivos, 42 no total (12 incisivos, 4 caninos, 16 pré-molares e 10 molares).

Como posso ajudar o meu cachorro com o mal-estar da boca?

A mudança de dentes costuma ser bastante incômoda para o nosso cachorro, dado que quando os dentes saírem, provocam dor nas gengivas e o animal terá o instinto de morder qualquer coisa que estiver ao seu alcance. Desta forma, podes ficar tranquilo se o teu cão morder os chinelos, já que vais saber que ele faz isto devido ao desconforto e não por uma má conduta. 

No entanto, é importante oferecer-lhe brinquedos especialmente desenhados para cachorros, dado que não queremos que estrague nenhum objeto do lar, quer sejam sapatos, cadeiras, mesas ou qualquer mobiliário. Estes objetos são fabricados para resistir às dentadas do cachorro e aliviar mal-estar. Além disso, também servem para brincar e entreter o animal. Existem muitas opções!

Podes usar brinquedos para cães clássicos como as cordas de algodão que são moles e resistentes ao mesmo tempo.

Outro tipo de mordedor para cachorros são os brinquedos de borracha tipo Kongs, que têm também a vantagem de que podes enchê-los com água, colocá-los no frigorífico e oferecer assim ao teu cachorro um alívio instantâneo, graças ao efeito anestésico do frio.

As guloseimas para cães também são um aliado perfeito para ajudar o teu cachorro e que se sinta melhor. São adequadas as guloseimas de consistência dura, as quais vão aliviar a necessidade de morder. Ao mesmo tempo vai ser uma deliciosa recompensa por não morder os móveis.

É importante vigiar muito bem o teu cachorro nesta etapa tão delicada e deves evitar que morda a sua cama, uma meia ou os chinelos, porque poderia ingerir pequenos pedaços e causar algum dano a posteriori. Além disso, se o permitires pode ser o começo de um problema de comportamento na etapa adulta, quando vai ser muito mais difícil educar o cão.

Uma vez que o teu cachorro tiver os primeiros dentes é também importante começar a educá-lo para que tenha uma correta higiene oral fundamental e assim prevenir futuros problemas de saúde como a doença periodontal, uma das doenças mais frequentes que afetam à cavidade oral dos cães.

Cuida da saúde bucal do teu cão com produtos adequados, como brinquedos para cachorros ou guloseimas para cães, já que irão ajudar o teu cão a aliviar a dor das gengivas de uma forma agradável.

Se tiveres qualquer dúvida, pergunta-nos aqui!  Tentaremos aconselhar-te o melhor possível.

« Anterior

Cuidado de crias de canários

Como manter livres de ácaros as orelhas do teu gato

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.