Cuidado de ovos de tartarugas

Com este artigo queremos resolver algumas das muitas consultas que temos recebido sobre como se deve cuidar dos ovos de tartaruga. Lembra-te que para tornar-te um criador de tartarugas especialista, o melhor é consultar algum dos livros que existem sobre a reprodução das tartarugas. 

1. A alimentação das tartarugas antes de pôr os ovos

Uns dias antes de a tartaruga pôr os seus ovos notarás que ela apresenta um comportamento estranho. Estará inquieta e inclusive agressiva, perderá o apetite e parará de comer. Por isso, é fundamental que durante as semanas prévias à desova a alimentes com a melhor comida para tartarugas, completes a sua dieta com um suplemento de cálcio e uma dose adequada de radiação UVB todos os dias para que ela consiga superar a formação e a desova com sucesso. 

2. O ninho de tartarugas

Algumas tartarugas são tão exigentes que podem atrasar o momento da desova até terem encontrado um ninho apropriado para desovar. Em geral, preferem lugares reservados, com boa drenagem para que não seja excessivamente húmido e com uma terra solta o suficiente para poder escavar sem que ela desmorone. 

Deves certificar-te de que a tua tartaruga tenha um lugar bem ensolarado para que os ovos recebam o calor que precisam e que o prepares com um bom substrato como a vermiculita. Contar com um ninho apropriado é fundamental para a saúde das tartarugas, já que se elas retêm os ovos durante tempo demais podem desenvolver distocia ou peritonite, que são doenças muito perigosas para elas.

3. Quantos ovos uma tartaruga põe normalmente?

Dependendo da espécie, uma tartaruga pode pôr entre 1 e 30 ovos numa só desova. As tartarugas do Mediterrâneo, por exemplo, costumam pôr 5 ou 6 ovos e podem realizar 2 desovas em cada temporada. As tartarugas de orelhas vermelhas põem muitos ovos, inclusive várias vezes em cada temporada. Para essa espécie especificamente, não se recomenda a sua reprodução já que existe uma sobrepopulação atualmente. As pessoas costumam abandoná-las por causa do grande tamanho que elas atingem e isso se torna num problema para o ecossistema local. 

Se as condições são apropriadas, é melhor que deixes os ovos onde a fêmea os pôs em vez de incubá-los artificialmente. Se a tua tartaruga faz o ninho no exterior, podes construir caixas com arame e cobrir o ninho para protegê-lo de animais selvagens. Caso tenhas a intenção de incubar os ovos artificialmente, deves retirá-los do ninho original antes de os embriões começarem a se desenvolver. Lembra-te de que as tartarugas podem pôr ovos que não foram fecundados por um macho e terás de identificá-los o quanto antes para descartá-los. 

4. Como incubar ovos de tartaruga artificialmente?

Se quiseres incubar os ovos de tartaruga em casa terás de controlar perfeitamente os níveis de temperatura e humidade da casa, reproduzindo as condições do habitat natural de cada espécie. Podes usar as incubadoras que normalmente são usadas para a criação de répteis e um ou dois aquecedores para conseguir o ambiente adequado. A temperatura apropriada para a incubação dos ovos depende de cada espécie de tartaruga, mas em geral é entre 30ºC e 3º,5ºC. 

O tempo de incubação dos ovos de tartaruga depende da espécie e da temperatura do ambiente. Em condições ideais, os ovos demoram entre 50 e 80 dias sem eclodir, por outro lado, se o clima é frio demais a incubação pode durar até 130 dias. As crias de tartaruga podem demorar entre 8 e 24 horas em sair completamente da casca do ovo e é muito importante não intervir nesse processo, já que durante esse tempo a pequena tartaruga terminará de absorver os nutrientes do saco vitelino

Esperamos que esta pequena guia ajude a resolver as tuas dúvidas sobre como cuidar dos ovos de tartaruga e, lembra-te de que em TiendAnimal encontrarás tudo que precisas para te tornares um criador de tartaruga especialista.

« Anterior

Cuidados básicos do ouriço terrestre

Cuidado de crias de canários

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.