CO2 no Aquário

O dióxido de carbono (CO2) é um gás que é altamente solúvel em água relativamente a outros gases encontrados no H2O, especialmente o oxigênio e nitrogênio. Os níveis de dióxido carbônico e oxigênio dissolvidos na água são muito importantes, já que estes afetam diretamente à química da água (pH, KH) e estão involucrados em processos biológicos essenciais como a fotossíntese nas plantas.

Há uma troca de gases realizada na superfície da água, envolvendo o dióxido de carbono e o oxigênio.

A troca produz que o dióxido de carbono abandone a água e o oxigênio seja dissolvido nela, devido ao facto de que há mais oxigênio no ar que na água e vice-versa para o dióxido de carbono.

Agitar a superfície da água acelera este efeito e isto é muito importante nos aquários com plantas, dado que a agitação da superfície vai permitir oxigênio suficiente para a respiração dos peixes.

Será evidente pelo bom comportamento e respiração, mas não é suficiente para tirar todo o dióxido de carbono disponível para as plantas.

Os aquários com plantas vivas serão frequentemente beneficiados pela adição de dióxido de carbono. As concentrações de dióxido de carbono dissolvido estão relacionadas com os valores de pH e KH com o intervalo ideal de pH entre 6.8 e 7.0, e dureza de carbonato (KH) com valor de 90 mg/lt (5d KH).

Quando é adicionado dióxido de carbono ao aquário é recomendável que se mantenha um nível de KH de 90 mg/lt e permitir a adição de CO2 para poder diminuir o nível de pH ao intervalo ideal.

Várias espécies de peixes podem reagir de forma diferente em relação aos níveis de dióxido de carbono dissolvido. Por isso, é recomendável monitorizar as suas reações.

Benefícios da injeção de CO2:

  • A maioria dos aquários não tem um nível suficiente de CO2 para o crescimento ótimo de plantas e o seu acondicionamento.
  • Fornece a fonte mais essencial disponível de carvão para as plantas.
  • É um excelente método para reduzir o pH nos aquários.
« Anterior

Dicas para entender o quer comunicar o nosso gato

Comida para canários: tudo o que precisas saber

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.