O valor pH, o dióxido de carbono e a dureza de carbonatos em aquários de água salgada

Os mares representam o sistema ecológico mais estável da Terra. Ao longo de vários milhões de anos, os habitantes dos mares foram adaptando-se a parâmetros físicos e químicos constantes. Dado que na natureza estes valores registam apenas variações muito limitadas, a maioria dos habitantes do mar são muito menos flexíveis que os habitantes das correntes de água doce. Por isso, a água do aquário tem de manter condições estáveis, sem grandes variações.

O valor pH descreve se a água reage de uma forma ácida (pH abaixo de 7), neutra (pH = 7), ou alcalina (pH acima de 7). O valor pH na água marinha natural, que é de 8 a 8,5, mostra uma leve tendência alcalina.

No aquário, o valor pH é ligeiramente mais baixo de manhã que à tarde. Isto é devido a que durante o dia as algas absorvem o dióxido de carbono (CO2). Com o consumo de ácido, aumenta o valor pH.

A dureza de carbonatos (KH) contida na água atua como um amortecedor. Tem a capacidade de neutralizar os ácidos, e com isso, compensar até certo ponto as variações do valor pH. Para garantir uma ação de amortecimento suficiente no aquário de água salgada, a dureza de carbonatos não deve descer além dos 8° dKH.

No caso de plantar muitas algas grandes (Caulerpa, Halimeda, etc.), às vezes o valor pH aumenta até valores superiores a 8,5, devido à forte necessidade de CO2.

O método mais simples e natural para reduzir estabilizar o valor pH é fornecer dióxido de carbono à água do aquário. A introdução de dióxido de carbono, de acordo com as necessidades, é realizada com o SERA sistema fertilizante com CO2 e a seramic instalação de regulação de CO2.

A seramic instalação de regulação íon de CO2 é programada de acordo com o valor pH desejado e é encarregado de regular automaticamente o valor pH correto, adicionando doses exatas de CO2. O dióxido de carbono coloca-se na água do aquário sem resíduos mediante o, muito eficiente, reator de CO2. Uma vez que é atingido o valor pH desejado, o fornecimento de dióxido de carbono é interrompido automaticamente. Desta maneira, a seramic instalação de regulação de CO2 regula de forma confiável o valor pH no aquário.

As necessidades de CO2 no aquário de água salgada são consideráveis e não se devem subestimar. Até quando não se deva fornecer regularmente CO2 ao aquário, recomendamos tê-lo disponível. Desta forma, é possível intervir de imediato se o valor pH e o conteúdo de amônio aumentam demasiado (ver os artigos “O ciclo do nitrogênio” e “A verificação do estado da água”).


« Anterior

Cuidados básicos do cachorro

Os melhores pássaros domésticos

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.