Cuidados com os peixes

A observação e a verificação diária dos habitantes do aquário é uma prevenção muito importante. Um teste rápido diário indicará qualquer problema antes de se tornar em algo sério. Espécimes ocultos ou com partes do corpo mutiladas ou danificadas podem indicar lutas e brigas territoriais. Um reconhecimento e diagnóstico precoce de qualquer anomalia ou problema permitirá um tratamento oportuno e com maior probabilidade de sucesso.

O uso regular de produtos como o Nutrafin Cycle e Nutrafin Aqua Plus contribui significativamente para fornecer uma qualidade de água ótima e reduzir o stress dos peixes. O Nutrafin Aqua Plus contém uma fórmula patenteada que fornece aos peixes ervas naturais de conhecidos efeitos calmantes. Além da capacidade de neutralizar o cloro e partir as ligações de cloramina, quando a água é introduzida pela primeira vez, ou estiverem a ser feitas mudanças parciais. O Nutrafin Aqua Plus produz acondicionamento completo. A estabilidade biológica é a chave para fornecer uma consistente qualidade ótima da água.

Prevenção de doenças

A maioria de organismos vivos podem sofrer doenças de vez em quando. A forma mais efetiva de tratar isto é prevenir, antes de esperar um possível problema. A consequência de ter de tratar um aquário povoado com medicamentos pode ser por si só estressante e nociva.

Muitas plantas, peixes e bactérias benéficas podem sofrer as consequências do uso de medicamentos. Os seguintes conselhos podem ser úteis para prevenir as doenças:

  • Escolha apenas peixes saudáveis, evite escolher peixes de aquários contendo peixes doentes.
  • Escolha peixes em grupos limitados, aumentando lentamente as povoações do seu aquário.
  • Considere a possibilidade de um aquário de quarentena. Isto permitirá a observação e o tratamento preventivo antes de expor o peixe novo aos habitantes estabelecidos no aquário.
  • Seguir um processo de aclimatação adequado para os novos espécimes.
  • Sempre acondicione a água nova adequadamente. O cloro, a cloramina e os metais são nocivos para os habitantes do aquário. Use o Nutrafin Aqua Plus.
  • Tenha extrema cautela se faz trabalhos de canalização ou reparações que envolvam canalização de cobre.
  • Realize a manutenção e testes básicos na água regularmente.
  • Depois de um corte de energia eléctrica, garanta que todo o equipamento está a trabalhar adequadamente. Observe os peixes cuidadosamente, as variações de temperatura podem causar-lhes stress.
  • Use temporizadores de iluminação, os períodos regulares de iluminação são importantes para os peixes e as plantas.
  • Se tiver utilizado algum medicamento, assim que acabar o tratamento, efetue mudanças de água adicionais e use carvão para remover os restos residuais. Efetue testes na água e use o Nutrafin Cycle e Nutrafin Aqua Plus.
  • Alimente os seus peixes com comidas regulares, usando alimentos de qualidade.

« Anterior

Guia para usar os medicamentos de Seachem no aquário

Como devo alimentar os peixes de meu aquário marinho?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.