A nutrição de uma chinchila. Outros alimentos seguros.

Podemos oferecer muitas coisas para a nossa chinchila roer, como madeiras e guloseimas, que são “seguras” para ela ou que podem ser utilizadas com moderação enquanto interagimos com ela nos seus passeios.

É importante que antes de dar qualquer coisa à nossa chinchila tenhamos presente duas questões:

  1. Este produto é seguro e não representa nenhum risco para a sua saúde?
  2. A alimentação da minha chinchila satisfaz os valores nutricionais diários que precisa? Isto é, 21,5% da sua dieta é fibra, 14 a 16% proteínas, 3,5% gorduras e óleos, 4% açúcares, 6% minerais e 10% humidade / oligoelementos, com 32.400 de Vitamina D, 14.800 de Vitamina A e 80 de vitamina E.

Recordemos que estas guloseimas ou produtos para roer devem ser oferecidos em um segundo termo. Ou seja, que não se deve substituir com isto o feno ou os pellets especiais para chinchilas nem a água.


Também devemos recordar que as chinchilas têm um trato digestivo sensível e qualquer mudança ou inclusão repentina na sua dieta causará transtornos digestivos. Para eliminar estes possíveis problemas a introdução de qualquer alimento novo deve ser feita de forma gradual e em função da sua idade.

Neste artigo, e nos seguintes, vamos tratar sobre as quatro categorias deste tipo de complementos: alimentos/guloseimas seguras, alimentos/guloseimas para administrar com precaução, alimentos/ guloseimas proibidas e madeiras seguras e madeiras proibidas. Recomendamos conferir esta lista antes de oferecer qualquer produto novo à sua chinchila. Se continuas com dúvidas podes escrever nos comentários ou consultar alguns dos nossos livros especializados.

Alimentos/Guloseimas seguras para as nossas Chinchilas

  • Frutos vermelhos: especialmente os que contêm antioxidantes; podem ser administrados, no máximo duas ou três vezes por semana.
  • Rosa mosqueta: podes oferecer cada dia; ajuda no desgaste dos dentes da frente e tem muita fibra.
  • Ervas secas: Existem muitas ervas que podem ser oferecidas, como o dente-de-leão, a urtiga, pétalas de rosa, cinórrodo , alfarroba, e cardo. Mas cuidado, é importante não repetir todos os dias nem dar sempre a mesma. Além do mais, devem ser oferecidas na sua forma desidratada.
  • Raiz de malvaísco: contém vitaminas A e B e tiamina, que são essenciais para as chinchilas. Deves ter cuidado na hora de oferecê-las, um pedacinho a cada 1 ou 2 semanas.

« Anterior

Como saber se o meu gato está doente?

Como saber se um hamster é macho ou fêmea?

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.