Como saber se o meu gato está doente?

,

Motivos e exemplos de quando levar o teu gato ao veterinário. Leva o teu gato ao veterinário pelo menos 1 vez por ano!

Os gatos, frequentemente disfarçam ou escondem o seu mal-estar, por tanto a prevenção com o veterinário é chave para garantir a sua saúde. Mas a verdade é que aproximadamente um de cada três gatos realizaram uma visita ao veterinário no ano passado*.

Por isso, desde Royal Canin, queremos conscientizar sobre a importância de um cuidado veterinário habitual, para prevenir e garantir um tratamento precoce se fosse necessário. Recorda fazer uma revisão veterinária pelo menos uma vez por ano com o teu felino para ter a certeza de que está saudável.

Gato doente, quando devemos pedir ajuda ao veterinário?

Os gatos são propensos a determinados problemas de saúde que, com a ajuda do veterinário, pode ser prevenir ou solucionar mais facilmente graças a um diagnóstico precoce.

Deve-se ter em conta que os gatos tendem a esconder os sintomas, devemos estar atentos a possíveis sinais que indiquem a existência de um problema. Não sempre entendemos o que eles demonstram, mas sim existem alguns sinais que podem dar uma primeira dica.

Como saber se o meu gato está doente?

A seguir, enumeramos 5 razões pelas quais deves levar o teu gato ao veterinário:

Razões para comprovar a saúde urinária

  • O gato urina com dificuldade, em pequenas quantidades, não está confortável com a sua caixa de areia ou de repente mia quando vá até ela, parece que esqueceu como usar a caixa de areia, observas algo de sangue na sua urina ou já não gosta que faças carícias na barriga.

Razões pelas quais poderia ter possíveis problemas gastrointestinais

  • É um gato com acesso ao exterior e encontrou uma nova pressa, subiu para a bancada da cozinha e comeu alguma coisa que não deveria, mordiscou alguma planta ou se limpa demais e engole muito pelo.

Sinais de um gato doente com possíveis problemas renais

  • Parece mais passivo que o habitual, não se interessa pela comida, urina e bebe mais do que o normal, por muito que laves os dentes continua com mau hálito ou é um gato idoso.

Sinais de que o teu gato deveria começar um programa de controlo de peso

  • Não saiu do seu lugar favorito desde que foste trabalhar, o encontras facilmente pelos seus fortes ronquidos, é difícil carregá-lo no colo, a limpeza deixou de ser uma prioridade ou olha para ti sempre a pedir comida.

Sinais de que o teu gato pode estar estressado

  • O seu comportamento mudou, come mais do habitual, se limpa mais do que antes. A sua rotina foi alterada, não o encontras por lado nenhum ou urina onde não corresponde.

Recorda:  a saúde e o bem-estar do teu gato são o mais importante, por tanto leva-o ao veterinário pelo menos uma vez por ano e conta com o seu conselho em tema de prevenção e tratamento de possíveis problemas.

E se percebes que o teu gato está doente e acreditas que pode ter alguma das doenças que comentamos anteriormente, leva-o ao veterinário para descartar qualquer doença.


Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Cuidados e manutenção do camaleão – Parte I

A nutrição de uma chinchila. Outros alimentos seguros.

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.